Benefícios dos Sucos

Suco da fruta jujuba: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 20/02/2018 (atualizado em 14/08/2023)
suco da fruta jujuba

Os benefícios do suco da fruta jujuba são incríveis, pois, contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além do mais, é extraído da fruta jujuba que pertence a família Rhamnaceae. A jujuba é uma fruta pouco conhecida no Brasil.

Mas de importância na Ásia, principalmente na China e Coreia do Sul, onde também é chamada de tsao. Além disso, a produção da China é a maior e, no total mundial, chegou a 1,4 milhão de toneladas em 2001. No Irã e no Japão, é utilizada como medicinal. Na Austrália, produz entre março e abril.

benefícios do suco da fruta jujuba

Utilização: deve ser consumida quando ainda firme, aparentemente verde. Além disso, o fruto, além de consumido ao natural, pode ser processado, em suco ou na forma de doce.

Valor nutricional:

Retém muitos dos principais nutrientes do fruta jujuba, incluindo carboidratos, proteína, vitamina C, cálcio, Ferro e potássio.

Benefícios do suco da fruta jujuba para saúde:

1. Acelera a perda de peso:

Comer frutas e vegetais é uma sugestão comum para as pessoas que tentam perder peso, e pode ser facilmente adicionado a essa lista.

Com uma baixa contagem de calorias e um alto nível de proteína e fibra, o suco da fruta jujuba pode satisfazer suas necessidades nutricionais e preenchê-lo, o que impedirá que você faça lanches entre as refeições. Além disso, isso ajudará você a manter sua dieta ou evitar qualquer aumento de peso adicional.

2. Fortalece o sistema imunológico:

O suco da fruta jujuba é capaz de beneficiar o sistema imunológico de muitas maneiras diferentes, nomeadamente devido ao seu alto teor de antioxidantes, incluindo Vitamina C, Vitamina A e vários compostos e ácidos orgânicos.

Os antioxidantes são capazes de neutralizar os radicais livres, os subprodutos perigosos da respiração celular, que são responsáveis ​​por muitas doenças crônicas e doenças dentro do corpo. Além disso, a Vitamina C também estimula a produção de glóbulos brancos, a primeira linha de defesa do nosso sistema imunológico.

3. Combate o estresse e a ansiedade:

O suco da fruta jujuba provou ter certos efeitos ansiolíticos e calmantes no corpo. Além disso, usar o extrato de óleo de jujuba ou consumir os frutos pode ter um impacto em seus níveis hormonais e induzir uma sensação calma e descontraída através da mente e do corpo.

Além disso, para as pessoas que sofrem regularmente de estresse ou ansiedade crônica, lanchar em alguns jujuba secos ou buscar um suplemento de jujuba pode ajudar a aliviar a mente e proteger o corpo contra os efeitos colaterais graves da exposição prolongada aos hormônios do estresse.

4. Melhora a saúde da pele:

O suco da fruta jujuba foi utilizado topicamente para tratar várias irritações e inflamações na pele, incluindo psoríase, eczema e acne. Além disso, você pode consumir para obter muitos dos mesmos efeitos. Também pode ajudar a prevenir a aparência de rugas e cicatrizes, bem como manter a pele apertada e energizada com sangue oxigenado.

5. Ajuda a melhorar a digestão:

O suco da fruta jujuba também estão ligadas à melhoria dos processos digestivos dentro do corpo. Isto é atribuído principalmente ao seu teor de fibra, mas as saponinas e os triterpenoides também desempenham um papel nisso, otimizando a absorção de nutrientes e promovendo um movimento saudável dos alimentos através dos intestinos. Isso pode ajudar a prevenir constipação, cólicas, inchaço e excesso de flatulência, bem como condições gastrointestinais mais graves, como o câncer colorretal.

6. Ajuda a melhorar o sangue:

As saponinas e os alcaloides encontrados foram diretamente ligados à purificação do sangue e à eliminação de toxinas nocivas dos sistemas do corpo. Este efeito antioxidante pode ajudar a prevenir uma grande quantidade de distúrbios e doenças e também aliviar o estresse no sistema imune e linfático.

7. Ajuda a melhorar o sono:

Para pessoas que sofrem de insônia ou agitação, consumir o suco da fruta jujuba pode ser um bom remédio. Além disso, a natureza calmante dos compostos orgânicos contidos nesta fruta benéfica pode acalmar o corpo e a mente, então, se você se sentir incapaz de dormir de noite, então talvez uma pequena decoção de jujuba seja exatamente o que você precisa.

suco da fruta jujuba

8. Tratar problemas de circulação:

O suco da fruta jujuba é uma fonte rica de Ferro e Fósforo, ingredientes-chave nos glóbulos vermelhos. Se você sofre de baixo teor de Ferro em seu sangue ou anemia , você pode experimentar sintomas como fraqueza muscular, fadiga, indigestão, vertigem e confusão cognitiva.

Além disso, ao aumentar o seu teor de Ferro e fósforo, você pode aumentar o fluxo sanguíneo, oxigenando assim seus órgãos e extremidades de forma mais eficaz, dando-lhe um impulso de energia!

9. Melhora a saúde óssea:

Uma das melhores maneiras de fortalecer seus ossos é garantir que a ingestão mineral seja ideal. Além disso, ao aumentar minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro (todos os quais são prevalentes em jujuba), você pode garantir que seus ossos permaneçam resistentes e fortes nos próximos anos.

À medida que envelhecemos, tendemos a sofrer de osteoporose e outras condições de degradação óssea, de modo que adicionar o suco da fruta jujuba à sua dieta pode diminuir ou reverter essa tendência.

Outros Benefícios para saúde:

  • O sistema digestivo é beneficiado, já que ajuda a promover o movimento saudável dos alimentos dentro do sistema digestivo.
  • Conhecido também por prevenir a constipação, cólicas e gases. Principalmente se consumida a jujuba desidratada, que funciona como um laxante natural leve.
Sair da versão mobile