Doenças e Tratamentos

Anosmia – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

anosmia

A anosmia é o termo técnico que se usa para referir-se à perda total do olfato que hoje nos dá sensações muito agradáveis e contribui inclusive decisivamente para o paladar. A perda do olfato pode parecer algo insignificante, mas é verdadeiramente uma catástrofe.

A simples diminuição dele é chamada de hiposmia, a olfação ultrassensível é dita hiperosmia e as sensações alteradas do olfato são nomeadas disosmias. Geralmente consideramos nossa olfação como coisa garantida e nem nos damos conta do papel que ela tem nas nossas vidas. Contudo, basta que ela nos falte para percebermos sua importância.

O que é anosmia?

A anosmia é uma enfermidade que se caracteriza pela diminuição ou a perda total do olfato. Ela pode ser um problema por si só ou um sintoma de outra complicação na saúde.

Além disso, ela pode durar pouco tempo, como quando a pessoa tem o nariz entupido devido a um resfriado, ou ser permanente também pode ser parcial ou completa, contudo esta última é muito rara. Ela tem prevalência na população geral de 19%.

anosmia
anosmia

Como a identificação de sabores mais refinados dependem do olfato, o anósmico permanente tem dificuldades quanto à identificação de certos gostos, podendo, inclusive, ingerir um alimento estragado sem perceber. Além disso, a dificuldade em perceber a presença de gases, substâncias químicas ou mesmo sentir o cheiro de fogo, pode ter como conseqüência graves acidentes.

O que causa a anosmia?

Dentre as possíveis causas de anosmia podemos encontrar desde as mais comuns até as mais raras.

  • Sinusites;
  • Tumores nasais;
  • Traumas de crânio;
  • Pólipos nasais;
  • Reação ao uso prolongado de medicamentos vasoconstrictores locais;
  • Tumores cerebrais;
  • Doenças neurológicas diversas;
  • Viroses diversas;
  • Desvios de septo ou aumento das adenoides.

Além disso, a perda do olfato pode ser transitória e fugaz ou até definitiva. Depende muito da causa, o que muitas vezes, infelizmente, não se tem certeza.

Quais são os sintomas da anosmia:

No entanto, a anosmia é um sintoma e não uma doença, sendo uma consequência de alguma doença ou de alguma condição que levou a este sintoma. O sintoma definidor é a incapacidade de sentir odores, mas também prejudica o paladar, pois 80% do sabor depende do olfato.

Sem o olfato, a pessoa anósmica não pode diferenciar, um café sem açúcar de um purgante, já que os dois são amargos e são percebidos igualmente pelo paladar. Esse distúrbio do paladar pode levar a um desinteresse por comer, com consequente perda de peso.

anosmia
anosmia

Qual é o diagnóstico da anosmia?

O diagnóstico preciso depende de uma investigação criteriosa tanto da história (tempo de início da anosmia, associação com outros sintomas, queixas alérgicas, antecedentes de traumatismos nasais, faciais ou cranianos) quanto do exame físico. É fundamental a avaliação pelo especialista que dispõe de meios para o exame da cavidade nasal e da área olfatória. O sucesso do tratamento depende da causa da Anosmia.

Qual é o tratamentos da anosmia?

O tratamento geralmente não é necessário, e o problema melhorará por conta própria. O uso de curto prazo de descongestionantes de balcão pode abrir suas passagens nasais para que você possa respirar mais facilmente.

No entanto, se o congestionamento piorar ou não desaparecer após alguns dias, consulte o seu médico. Você pode ter uma infecção e precisar de antibióticos, ou outra condição médica pode ser culpada.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário