Acne – O que é, Causas e Tratamentos

Acne – O que é, Causas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Especialista do Cura Natural

A Acne é a doença que causa a tão famosa espinhas e o cravo, mas você sabe o que é a Acne? As causas da Acne? E os Tratamentos da Acne? Neste artigo vamos responder a todas essas perguntas e muitas outras. Apesar de essencial para a beleza, cuidar sempre da pele não é tarefa das mais simples. Muitas vezes falta tempo para visitar uma clínica de estética ou mesmo dinheiro para investir em produtos e cosméticos.o que e a acne

A Acne é muito comum, e surge devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Muito frequente na fase da adolescência, sem deixar de ser comum também em adultos, principalmente em mulheres.

Além do incômodo das lesões, como na adolescência a aparência é um fator importante, o comprometimento estético determinado por alterações da pele pode atingir o lado psicológico e tornar o adolescente inseguro, tímido, deprimido, infeliz, com rebaixamento da autoestima e com consequências sérias que podem persistir pelo resto da vida.

O que é a Acne

A Acne é uma condição da pele que ocorre quando os folículos pilosos da pele ficam obstruídos por sebo e células mortas, ficando colonizados por bactérias que geram inflamação. Ela mais comumente aparece no rosto, pescoço, peito, costas e ombros.

Formas de Acne

Agora que você já sabe o que é a Acne, confira como ela é classificada. De acordo com sua severidade, Ela pode ser classificada em vários graus:

  • Grau I: presença de comedões abertos ou fechados com poucos sinais de inflamação.
  • Grau II: presença de comedões abertos e/ou fechados inflamados com pus (Acne pápulo-pustulosa superficial).
  • Grau III: presença de comedões abertos e/ou fechados com pus e nódulos inflamatórios (Acne pápulo-pustulosa profunda).
  • Grau IV: presença de nódulos e cistos e também chamada de Acne conglobata.

Causas da Acne

A Acne é uma doença que provoca a obstrução das glândulas de gordura da pele, formando inflamações e erupções, que são as espinhas.

Ela é causada pela junção de vários fatores, que envolvem excesso de produção de oleosidade pela pele, acúmulo de bactérias, tendência à inflamação, desregulação hormonal e tendência ao acúmulo de células e tecidos mortos.

Assim, para evitar o surgimento de espinhas, é importante manter a pele limpa, utilizar produtos que retiram o excesso de oleosidade e células mortas, além de ter uma alimentação saudável, que diminua a inflamação da pele, à base de cereais integrais e alimentos ricos em ômega 3, como o salmão e a sardinha.tipos de acne

Sintomas da Acne

A Acne comumente se desenvolve em:

  • Costas afeta mais de metade das pessoas com espinha;
  • Peito afeta cerca de 15% das pessoas com espinha;
  • Rosto afeta quase todos com espinha;

Como Evitar

Agora que você já sabe o que é a Acne, as causas da Acne e os Sintomas, que tal descobris como evitar esse problema? Para começar, o básico: manter bons hábitos de limpeza da pele e de alimentação. Há indícios de que os laticínios podem levar à piora das lesões em pessoas predispostas – embora não haja uma comprovação científica.

Outra dica é evitar o uso de cosméticos e maquiagens pesados e gordurosos, pois eles obstruem poros e aumentam a oleosidade da pele, levando à sua formação. O estresse aumenta os níveis de cortisol, hormônio capaz de induzir a formação de mais oleosidade e Acne.

Tratamentos Para Acne

Existem muitos remédios caseiros sugeridos para a esse problema, mas nem todos são apoiados por pesquisas.

Dieta: não está claro o papel que a dieta desempenha na piora da Acne. Os cientistas descobriram que as pessoas que consomem uma dieta que oferece um bom suprimento de vitamina A e vitamina E e de zinco podem ter um menor risco de se agravar. Uma revisão descreve o vínculo entre Acne e dieta como “controversa”, mas sugere que uma dieta com baixa carga glicêmica possa ajudar.

Óleo de chá-árvore: os resultados de um estudo de 60 pacientes publicados no Indian Journal of Dermatology, Venereology e Leprology sugeriram que 5 por cento de óleo de chá pode ajudar a tratar Acne leve a moderada.

Chá: Há algumas evidências de que os polifenóis do chá, incluindo o chá verde , aplicado em uma preparação tópica, podem ser benéficos na redução da produção de sebo e no seu tratamento. No entanto, os compostos neste caso foram extraídos do chá, em vez de usar chá diretamente.

Hidratantes: estes podem acalmar a pele, especialmente em pessoas que estão usando o tratamento da Acne, como a isotretinoína, dizem pesquisadores. Hidratantes contendo aloe vera em uma concentração de pelo menos 10 por cento ou avelã de bruxa podem ter um efeito calmante e, possivelmente, anti-inflamatório.causas da acne

Receitas Caseiras Para Acabar com a Acne

Suco de Cenoura com Pepino

Ingredientes:

  • 1 cenoura lavada com casca
  • 1 pepino lavado (tire a casca grosseiramente, deixando algumas parte com a casca)
  • 1 litro de água
  • Adoçante ou açúcar à gosto

Modo de Preparo:

  • Bata tudo no liquidificador, se achar necessário coe com uma peneira. Beba gelado.
  • Tome 4 x ao dia.

Compressa de Salsinha

Ingredientes:

  • ½ litro de água fervente
  • 3 colheres de folhas de salsa bem picadas

Modo de Preparo:

  • Coloque a salsa picada na água fervente, tampe e deixe reagindo por 10 minutos, coe, e deixe esfriar.
  • Umedeça algodão ou gaze e faça compressa sobre as áreas com espinhas durante 20 minutos.

Máscara de Ovo

A máscara de ovo é uma das melhores receitas naturais para a acne, uma vez que contém vitaminas, minerais e proteínas que são muito benéficas para o cuidado da pele, também é muito útil para todos os tipos de pele. Os ovos têm propriedades adstringentes que ajudam a curar e remover manchas de acne.

Para fazer essa máscara para espinhas, basta usar as claras em neve. Para isso, você tem que separar a gema do ovo e bater as claras. Você deve aplicar a clara em neve nas áreas afetadas pela acne e deixar por um tempo de 20 minutos, quando estiver seca lave o rosto com água morna.

Máscara de Iogurte com Aveia

Esta máscara para espinhas combina dois ingredientes super poderosos para cuidar da pele. O iogurte natural age como um limpador natural e tem propriedades antibacterianas, além de conter probióticos, melhorando assim as condições da pele.

Misture em uma tigela 150 gramas de iogurte natural, duas colheres de sopa de farinha de aveia e duas de mel. Aplique a mistura no rosto e deixe descansar por 30 minutos e enxague abundantemente com água morna.

Dicas

Nada de espremer as espinhas. Isso só serve para ganhar uma cicatriz. Use gel secativo ou o produto indicado pelo seu dermatologista no local.

  • Mantenha uma boa higiene do rosto. Lave duas por dia com sabonete neutro.
  • Não use produtos indicados por quem não é médico. Mesmo que o produto tenha sido bom para sua amiga, ele pode não funcionar para você, pois cada pele tem um tipo e exige um tratamento específico.
  • Se você possui cicatrizes de espinhas antigas, procure um dermatologista para indicar procedimentos a laser. Os resultados são muito satisfatórios e ajudam a sumir com essas marcas.acne

Quando Procurar Aconselhamento Médico

Mesmo os casos de Acne mais leves podem causar desconforto para algumas pessoas. Se a sua Acne faz você se sentir infeliz ou você não consegue controlar as Acnes mesmo utilizando produtos isentos de prescrição, como: cremes, loções, sabonetes e géis, consulte o seu médico.

Consulte também seu médico se desenvolver nódulos ou cistos. Pois são normalmente associados a Acne grave e pode causar cicatrizes se não forem tratadas adequadamente.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *