Sensibilidade Dental – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Sensibilidade Dental – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
5 (100%) 1 vote[s]

Sensibilidade Dental – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos indicados para esta condição. Além disso, se você tomar bebidas quentes ou frias e magoar seus dentes fazendo-os doer, pode ser hora de falar com seu dentista sobre a possibilidade de ter Sensibilidade Dental.

Às vezes, outras coisas também podem agravá-los, como alimentos doces e azedos ou mesmo de ar frio. Para poder tratar estas distorções dentárias, é preciso saber o que pode estar por trás delas. Depois saber a causa, você pode encontrar uma solução.

O que é Sensibilidade Dental:

A sensibilidade dentária é a dor causada pela exposição dos tubos dentinários. A causa mais comum desta sensibilidade na pessoa adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos que vão do centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos e acusam a dor.

sensibilidade dental

Quando o calor, frio ou pressão afeta esses canalículos, você sente dor. Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal. Especialmente se a dor fizer com que você não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis à cárie e doenças gengivais.

Causas da Sensibilidade Dental:

Os dentes sensíveis podem ser causados ​​pelos seguintes problemas dentários:

  • Molhando os dentes à noite.
  • Decadência dentária, enchimentos com vazamento e dentes quebrados que expõem a dentina do seu dente.
  • Esmalte de dente gasto usando uma escova de dentes dura e usando uma aderência forte ao escovar agressivamente.
  • Erosão dentária devido a alimentos e bebidas altamente ácidas.
  • Recessão de goma que deixa sua superfície radicular exposta.

Postar sensibilidade ao tratamento dental – comum, mas temporária, especialmente com procedimentos como coroas, recheios e branqueamento dentário.

Sintomas da Sensibilidade Dental:

Se você sentir uma sensação dolorosa em seus dentes após tomar bebidas ou comer comidas quentes ou frias, seus dentes são sensíveis. Mas não é só você que sente isto. É um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de forma não permanente.

Tratamentos da Sensibilidade Dental:

Dependendo das circunstâncias, seu dentista pode recomendar:

Desensibilização ou ligação: Ocasionalmente, as superfícies radicais expostas podem ser tratadas aplicando resina de ligação às superfícies radiculares sensíveis. Pode ser necessário anestesia local.

Enxerto cirúrgico de gengiva: Se a sua raiz do dente perdeu o tecido de gengiva, uma pequena quantidade de tecido de gengiva pode ser retirada de outra parte da boca e anexada ao site afetado. Isso pode proteger as raízes expostas e reduzir a sensibilidade.

sensibilidade dentaria

Fluoreto: Seu dentista pode aplicar fluoreto às áreas sensíveis dos dentes para fortalecer o esmalte dos dentes e reduzir a dor. Ele ou ela também pode sugerir o uso de fluoreto de prescrição em casa.

Canal da raiz: Se seus dentes sensíveis causam dor intensa e outros tratamentos não são eficazes, seu dentista pode recomendar um canal radicular – um procedimento usado para tratar problemas no núcleo macio do dente (polpa dental). Embora isso possa parecer um tratamento significativo, é considerada a técnica mais bem sucedida para eliminar a sensibilidade dentária.

Desensibilização de pasta de dente: Após várias aplicações, a pasta dentífrica dessensibilizadora às vezes ajuda a bloquear a dor associada aos dentes sensíveis.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *