Onicomicose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Onicomicose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que você talvez não conheça. Além disso, A micose das unhas, também chamada de Onicomicose, é uma doença infeciosa causada por fungos.

A incidência de Onicomicose é de 10% nos adultos, 20% nos idosos, sendo muito rara em crianças. É uma patologia crônica que afeta a qualidade de vida, diminui a autoestima e, por vezes, leva à discriminação social.

Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento do número de infeções fúngicas ungueais.

Causas da Onicomicose:

A micose de unha ou Onicomicose é causada por fungos microscópicos que em geral, são dermatófitos (Trichophyton rubrum), leveduras ou bolor.

Ressaltamos que para as micoses das unhas dos dedos dos pés, o responsável é na maioria das vezes, um dermatófito. Para as micoses das unhas dos dedos das mãos, trata-se em geral, de uma levedura chamada Candida.

O modo como a micose das unhas se desenvolve é geralmente muito relacionado, no início, à uma infecção micótica da pele (e não na unha) que somente depois se estenderá às unhas.

Sintomas da Onicomicose:

A micose é caracteriza pelo surgimento de manchas brancas ou vermelhas que causam coceiras, tem a borda da lesão mais evidente e às vezes crostosa.

Se manifestam mais frequentemente em áreas de dobras (como axilas, virilhas, entre os dedos das mãos e pés), mas que também podem ocorrer em qualquer outra área do corpo humano.

Tratamento da Onicomicose:

Os medicamentos de aplicação direta sobre a unha são menos eficazes que a terapia oral, mas podem estar indicados no caso da Onicomicose branca superficial ou da Onicomicose subungueal distal e no caso destas afetarem menos de 50% da unha.

Os tratamentos tópicos também são indicados no caso do paciente ser incapaz de tomar a medicação antifúngica oral.

É fundamental a aplicação constante de vernizes e soluções antifúngicas, durante um mínimo de 6 meses a 1 ano, sendo um tratamento de aplicação prolongada.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *