Gangrena – Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Gangrena – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, a Gangrena refere-se à morte do tecido corporal devido à falta de fluxo sanguíneo ou a uma grave infecção bacteriana. Gangrena geralmente afeta as extremidades, incluindo seus dedos dos pés, dedos e membros, mas também pode ocorrer em seus músculos e órgãos internos.

Suas chances de desenvolver Gangrena são maiores se você tiver uma condição subjacente que possa danificar seus vasos sanguíneos e afetar o fluxo sanguíneo, como diabetes ou artérias endurecidas (aterosclerose).

Os tratamentos para a doença incluem cirurgia para remover tecido morto, antibióticos e oxigenoterapia hiperbárica. O prognóstico para a recuperação é melhor se a doença for identificada precocemente e tratada rapidamente.

Causas da Gangrena:

Gangrena pode ocorrer devido a uma ou a algumas das seguintes causas:

Falta de sangue. Seu sangue fornece oxigênio, nutrientes para alimentar suas células e componentes do sistema imunológico, como anticorpos, para evitar infecções. Sem um suprimento de sangue adequado, as células não podem sobreviver e seu tecido se deteriora.

Infecção. Se as bactérias prosperarem sem controle por muito tempo, a infecção pode assumir o controle e fazer com que seu tecido morra, causando a doença.

Trauma. Feridas que são traumáticas, como ferimentos de bala ou lesões esmagadoras de acidentes de carro, podem causar bactérias para invadir tecidos profundos no corpo. Quando esses tecidos são infectados, a Gangrena pode ocorrer.

Sintomas da Gangrena :

Quando a doença afeta sua pele, os sinais e sintomas podem incluir: Descoloração da pele – variando de pálido a azul, roxo, preto, bronze ou vermelho, dependendo do tipo de doença que você tem

  • Inchaço ou formação de bolhas cheias de líquido na pele;
  • Uma linha clara entre a pele saudável e danificada;
  • Súbita, dor intensa seguida por uma sensação de dormência;
  • Uma descarga de mau cheiro vazando de uma ferida;
  • Pele fina, brilhante ou pele sem cabelo;
  • Pele que parece legal ou fria ao toque.

Complicações da Gangrena :

A Gangrena pode levar a cicatrizes ou a necessidade de cirurgia reconstrutiva. Às vezes, a quantidade de morte no tecido é tão extensa que uma parte do corpo, como seu pé, pode precisar ser removida (amputada).

A doença que está infectada com bactérias pode se espalhar rapidamente para outros órgãos e pode ser fatal se não for tratada.

Tratamento da Gangrena :

O tecido que foi danificado pela Gangrena não pode ser salvo, mas podem ser tomadas medidas para impedir que a doença progrida. Dependendo da gravidade da sua doença, seu médico pode escolher uma ou mais dessas opções de tratamento.

Cirurgia: Seu médico pode realizar um procedimento cirúrgico para remover o tecido morto, o que ajuda a impedir que a doença se espalhe e permita que o tecido saudável se cure.

Se possível, seu médico pode reparar os vasos sanguíneos danificados ou doentes para aumentar o fluxo sanguíneo para a área afetada. Ocasionalmente, mais de uma cirurgia pode ser necessária para remover todo o tecido morto ou infectado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *