Doenças e Tratamentos

Gangrena: causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 01/03/2018 (atualizado em 07/10/2021)
gangrena

Gangrena refere-se à morte do tecido corporal devido à falta de fluxo sanguíneo ou a uma grave infecção bacteriana geralmente afeta as extremidades, incluindo seus dedos dos pés, dedos e membros, mas também pode ocorrer em seus músculos e órgãos internos.

Além disso, as chances de desenvolver gangrena são maiores se você tiver uma condição subjacente que possa danificar seus vasos sanguíneos e afetar o fluxo sanguíneo, como diabetes ou artérias endurecidas (aterosclerose).

gangrena

Os tratamentos para a doença incluem cirurgia para remover tecido morto, antibióticos e oxigenoterapia hiperbárica. O prognóstico para a recuperação é melhor se a doença for identificada precocemente e tratada rapidamente.

O que causa da gangrena?

Além disso, a gangrena pode ocorrer devido a uma ou a algumas das seguintes causas:

  • Falta de sangue: Seu sangue fornece oxigênio, nutrientes para alimentar suas células e componentes do sistema imunológico, como anticorpos, para evitar infecções. Sem um suprimento de sangue adequado, as células não podem sobreviver e seu tecido se deteriora.
  • Infecção: Se as bactérias prosperarem sem controle por muito tempo, a infecção pode assumir o controle e fazer com que seu tecido morra, causando a doença.
  • Trauma: As feridas que são traumáticas, como ferimentos de bala ou lesões esmagadoras de acidentes de carro, podem causar bactérias para invadir tecidos profundos no corpo.

Quais são os sintomas da gangrena?

Quando a doença afeta sua pele, os sinais e sintomas podem incluir: Descoloração da pele – variando de pálido a azul, roxo, preto, bronze ou vermelho, dependendo do tipo de doença que você tem

  • Inchaço ou formação de bolhas cheias de líquido na pele;
  • Uma linha clara entre a pele saudável e danificada;
  • Súbita, dor intensa seguida por uma sensação de dormência;
  • Uma descarga de mau cheiro vazando de uma ferida;
  • Pele fina, brilhante ou pele sem cabelo;
  • Pele que parece legal ou fria ao toque.

Complicações da Gangrena :

A Gangrena pode levar a cicatrizes ou a necessidade de cirurgia reconstrutiva. Às vezes, a quantidade de morte no tecido é tão extensa que uma parte do corpo, como seu pé, pode precisar ser removida (amputada).

Além disso, esta doença está infectada com bactérias pode se espalhar rapidamente para outros órgãos e pode ser fatal se não for tratada.

Qual é o tratamento da gangrena?

O tecido que foi danificado pela gangrena não pode ser salvo, mas podem ser tomadas medidas para impedir que a doença progrida. Dependendo da gravidade da sua doença, seu médico pode escolher uma ou mais dessas opções de tratamento.

Cirurgia: Seu médico pode realizar um procedimento cirúrgico para remover o tecido morto, o que ajuda a impedir que a doença se espalhe e permita que o tecido saudável se cure.

Se possível, seu médico pode reparar os vasos sanguíneos danificados ou doentes para aumentar o fluxo sanguíneo para a área afetada. Ocasionalmente, mais de uma cirurgia pode ser necessária para remover todo o tecido morto ou infectado.

Sair da versão mobile