Doenças e Tratamentos

Gengivite: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 27/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
gengivite

A gengivite geralmente ocorre em áreas onde a placa não foi adequadamente removida, a higiene bucal pobre ou inadequada permite que as bactérias se juntem nas gengivas, provocando uma resposta inflamatória no corpo.

gengivite

O resultado é a inflamação e os anticorpos visando a área do acúmulo de bactérias, também conhecido como a condição de “gengivite“. Os estágios iniciais das infecções por gengiva são conhecidos como gengivite, mas à medida que a infecção se torna mais grave, pode levar a doença periodontal (doença das gengivas)

O que é a gengivite?

É a fase inicial da doença das gengivas, é uma inflamação dos tecidos da gengiva que fica nas bordas os dentes. Quando não tratada adequadamente, ela pode virar uma periodontite, a qual é a principal causa da perda dental em adultos.

A gengivite associa-se à presença de placa bacteriana na região da margem gengival e quando não tratada, pode evoluir para a formação de tártaro e para uma forma mais grave da doença, podendo atingir o osso alveolar, responsável pela sustentação e fixação dos dentes na boca.

Como é a aparência da gengivite?

A gengivite é a inflamação das gengivas, resultando em:

  • Gomas inchadas ou embotadas
  • Gomas vermelhas ou roxas
  • Gengivas que são macias
  • Sangramento durante escovação ou uso do fio dental

As gengivas saudáveis ​​não sangram, assim, sangramento das gengivas é um sintoma da gengivite existente. O inchaço e a vermelhidão das gengivas podem ser localizados na papila (a área de chiclete afiada entre os dentes), generalizada ao longo de toda a margem da gengiva, perto do pescoço do dente, ou mais difusa e estendida até as gengivas. As gengivas podem estar ligeiramente inchadas ou ter a aparência de um tubo interno ao longo das margens. A coloração das gengivas pode variar de uma sombra ligeiramente mais rosa do que uma gengiva saudável para áreas que são vermelhas ou vermelhas ou roxas. Se a gengivite evoluir para estados severos, como a doença periodontal, as superfícies radiculares também podem ser expostas (recessão).

O que causa gengivite?

A gengivite é causada pelos seguintes fatores:

  • Biofilme da placa
  • O sistema imunológico do seu corpo
  • Higiene bucal inadequada ou inadequada

A gengivite é a resposta do sistema inflamatório do seu corpo a bactérias em uma área da boca onde não deve ser. A placa bacteriana facilmente se reúne nas gengivas dos dentes e pode se estender para as áreas abaixo das gengivas, bem como entre os dentes. Quando esta bactéria não é removida adequadamente de forma rotineira, o corpo começa a atacar a área, enviando anticorpos para destruir a placa.

É semelhante a ter uma lesão em outra parte do seu corpo – se houver uma ferida aberta que colecione sujeira e germes e negligencie mantê-lo limpo, a área ficará vermelha, inchada e dolorida. Se você evitou a limpeza desta área, a infecção persistiria e pioraria, levando a outros problemas. Além disso, o mesmo é verdade quando os germes e as bactérias não são removidos eficientemente das gengivas e entre os dentes. Não escovar corretamente, muitas vezes, ou evitar o uso de fio dental pode causar.

Sinais e sintomas:

Se suas gengivas são saudáveis, aparecem de cor coral e sobressaem como papila afiada e estreita entre os dentes. Além disso, as gomas ao longo das margens dos dentes são completamente lisas, seguindo um contorno natural ao longo do dente e osso.

  • Gomas entre os dentes (papila) tornando-se redondas, inchadas ou embotadas
  • Inflamação em torno da margem das gengivas
  • Vermelhidão – variando de uma rosa ligeiramente mais escura a gengivas severamente
  • vermelhas ou roxas devido ao suprimento de sangue na área de tecido doente
  • Ternura
  • Sangramento durante escovação ou uso do fio dental
  • Com exceção de pessoas com pigmentação da pele mais escura, que podem ter algumas
  • áreas pigmentadas manchadas em gengivas saudáveis.
  • Essas áreas de pigmentação.
  • costumam parecer castanhas e são completamente normais.
o que é gengivite

Como prevenir:

A boa notícia é que a gengivite é muito fácil de prevenir! Na maioria das vezes, os sintomas de gengivite ocorrem em áreas que precisam de uma higiene bucal mais completa. Embora você possa pensar que você já está praticando excelente higiene oral.

Além disso, você pode querer rever as dicas a seguir para garantir que você esteja limpando seus dentes e você realmente pensa que está. Como a bactéria sob gengivas na gengivite é anaeróbica, o que significa que ele mora na ausência de oxigênio, obter oxigênio na área literalmente destrói a bactéria e ajuda a interromper a infecção.

  • Sempre use uma escova de dentes de cerdas macias.
  • Considere uma escova de dentes elétrica.
  • Use uma pasta de dentes pura e antibacteriana.
  • Verifique a sua técnica de uso do fio dental.
  • Pense em usar um fiu Dental.

Tratamentos da gengivite:

Tratamentos convencionais: Na maioria das vezes o seu dentista irá solicitar técnicas domésticas para você usar para curar seus sintomas de gengivite. Além disso, as vezes, os sintomas podem ser tão graves que existem mais tratamentos convencionais que precisam ser usados.

Prescrição mouthrinse: Uma droga bucal prescrita pode ser prescrita temporariamente para reduzir a inflamação associada às infecções de gengiva. Esses enxagues custam mais do que produtos de balcão, mas sua capacidade de destruir bactérias os torna uma ferramenta popular para a infecção severa contra gengiva.

No entanto, estes enxaguantes geralmente contêm álcool, que seca a boca. Além disso, quando a boca está seca, é mais fácil para bactérias nocivas crescer e multiplicar novamente, potencialmente causando um cenário ainda pior a longo prazo.

Os sintomas da gengivite podem desaparecer por um tempo, mas isso não significa necessariamente que não voltarão. Além disso, muitos dos enxaguamentos de boca de prescrição comumente usados ​​causarão manchas significativas nos dentes se forem usados ​​por mais de duas ou três semanas.

Limpeza bocal de rotina: consultas profiláticas de seis meses com seu higienista são fundamentais para controlar os sintomas da gengivite. Em alguns casos, os pacientes que sofrem uma má saúde das gengivas podem precisar de limpezas mais freqüentes. Além disso, o atraso na limpeza pode permitir que os sintomas piorem se a higiene bucal não for compatível.

Sair da versão mobile