Doenças e Tratamentos

Afta: o que é, o que causa, tratamento caseiro e como prevenir

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
causas de aftas

A afta, conhecida como úlcera na boca, pode aparecer nas bochechas, língua ou interior do lábio. Além disso, As úlceras orais, também chamadas de úlceras aftosas, estomatites aftoides ou simplesmente aftas, são lesões muito comuns da mucosa oral.

As aftas são lesões benignas que não costumam causar maiores problemas além do desconforto. Porém, algumas doenças mais graves da cavidade oral podem se manifestar com lesões ulceradas muito semelhantes, o que pode causar alguma confusão. Um exemplo é o câncer da cavidade oral, que nas fases inicias pode se parecer com uma afta.

causas de aftas

O que é uma afta?

A afta é uma úlcera que pode surgir em praticamente qualquer ponto da cavidade oral: língua, lábios, gengiva, garganta, úvula… São lesões ovais, esbranquiçadas (às vezes amareladas), rasas e limpas, ou seja, não apresentam pus, bactérias ou outros sinais de infecção. Podem ser únicas ou múltiplas, pequenas ou grandes.

Todo mundo já teve pelo menos uma afta ao longo da vida; 20% da população sofre com aftas recorrentes. São mais comuns em pré-adolescentes, adolescentes e adultos jovens, tendendo a diminuir sua incidência com o passar do anos.

O que causa aftas?

as causas das aftas são incertas pela grande maioria dos pesquisadores, mas suspeita-se que a afta tenha alguma ligação com a imunidade, a possível existência de um vírus que cause essa úlcera bucal, além do desequilíbrio no sistema imune. No entanto algumas outras vertentes indicam que a afta pode ser desenvolvida a partir de algum problema no sistema digestório.

Além dessas duas hipóteses, hoje em dia, algumas outras possíveis causas estão sendo relacionadas, como:

  1. O estresse;
  2. Alergias;
  3. Cigarro;
  4. Alimentação;
  5. Acidez elevada no sistema digestivo;
  6. Gastrite;
  7. Mordidas no local;
  8. Sono desregulado;
  9. Uso de anti-inflamatórios;
  10. Deficiência de algumas vitaminas e sais minerais, com a C, b12, ácido fólico, ferro e zinco;
  11. Refluxo gastroesofágico;
  12. Alterações hormonais causadas pelo ciclo menstrual;
  13. Tendências genéticas.

A afta não é uma doença contagiosa e na maioria, esmagadora, dos casos não apresentam qualquer risco à sua saúde, além do desconforto.

Como prevenir as aftas?

Algumas medidas podem ajudar a prevenir a afta. Confira:

  1. Mantenha uma higiene bocal saudável
  2. Consuma iogurtes que contenham lactobacilos vivos
  3. Vá ao dentista regularmente
  4. Cuidado com a alimentação
  5. Evite o consumo exacerbado de açúcar.

Tratamento caseiro para aftas:

Na Internet é muito fácil achar inúmeras receitas caseiras para tratar as aftas. Deve-se ter cuidado com o que se aplica na lesão para não aumentar a inflamação e piorar o quadro. O problema dos tratamentos caseiros é que boa parte deles nunca foi estudada em trabalhos científicos, não tendo, portanto, nenhuma comprovação científica da sua eficácia ou segurança.

Algumas opções aceitáveis são:

  1. Bochechar solução feita com uma colher de leite de magnésia ou bicarbonato de sódio diluído em um copo de água.
  2. Diluir água oxigenada em água comum e aplicar com cotonete diretamente na afta.
  3. Misturar Difenidramina (Benadryl®) com leite de magnésia e bochechar.

Evite contato direto de substâncias abrasivas puras, como álcool, sal ou bicarbonato em pó. Enxaguantes bucais com álcool também podem irritar a afta. Isto pode irritar a lesão e piorar o quadro. Quando usar diluições para bochechos, sempre cuspa o líquido no final, nunca o engula.

Sair da versão mobile