Doenças e Tratamentos

Hepatite B: o que, é causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
hepatite B

A hepatite B é uma inflamação do fígado causada pela infecção do Vírus (HBV), que pode tanto provocar uma hepatite aguda com sintomas como febre, enjoos, vômitos ou olhos e pele amarelados, ou evoluir para uma fase crônica, que pode ser assintomática ou causar um sério comprometimento do fígado, com cirrose e alterações na sua função.

A Hepatite B é contagiosa, pois o vírus pode ser transmitido através do sangue, sêmen ou secreções vaginais, no entanto, é possível ficar protegido contra a infecção caso se tome corretamente a vacina contra a Hepatite B.

hepatite B

O que é hepatite B?

Conhecida também por “soro-homóloga”, a hepatite B é uma doença transmitida pelo vírus VHB (ou HBV), da família Hepadnaviridae, o qual tem preferência por hepatócitos (células do fígado), caracterizando uma inflamação do fígado. Este vírus pode sobreviver ativo no ambiente externo por vários dias. Seu período de incubação dura, em média, de 1 a 4 meses.

O vírus pode agredir as células do fígado diretamente ou então pelas células do sistema de defesa, quando ao combaterem a infecção acabam causando um processo inflamatório crônico. Em locais de maior incidência da hepatite B, estima-se que 8% a 25% das pessoas têm o vírus e 60% a 85% já foram expostas a ele. Além disso, no Brasil, 15% da população já foi contaminada e 1% é portadora crônica.

Principais causas:

A hepatite B é causada pelo vírus VHB ou vírus da hepatite que pode gerar uma infecção no fígado matando suas células. Esse vírus pode sobreviver pelo menos 7 dias fora do corpo. Sua contaminação se dá pelo contato com outra pessoa infectada onde há um compartilhamento de sangue ou fluidos corporais.

É uma doença contagiosa, mas não se transmite por contato casual como tossir, abraçar ou dividir alguns objetos pessoais. Sua transmissão se dá por contato com sangue infectado e fluidos corporais como:

  • Saliva;
  • sangue;
  • Sêmen;
  • Secreções vaginais,

Por isso, é comum que as pessoas que não foram vacinados e pessoas com muitos parceiros sexuais contraírem Hepatite. Essa patologia pode também ser transmitida de mãe para filho durante o parto, o que normalmente leva a doença há um estágio crônico antes dos 5 anos de vida.

Principais sintomas da hepatite B:

As hepatites virais são silenciosas, as vezes a pessoa pode portar o vírus sem saber, por isso a necessidade de exames anuais de rotina são importantes para detectar qualquer infecção. Quando os sintomas aparecem significa que a doença já está em um estágio bem avançado, podendo trazer sérios riscos para o fígado. Os sintomas mais comuns são:

  • Febre;
  • Fraqueza;
  • Mal estar;
  • Enjoo e náuseas;
  • Perda de apetite;
  • Urina escura;
  • Fezes esbranquiçadas;
  • Sensação de saciedade;
  • Dores musculares;
  • Cansaço.

Como tratar:

O tratamento da Hepatite precisa ser muito bem avaliado pelo médico porque não são todos os casos que precisam de ação imediata. São várias as formas de tratamento contra o vírus da Hepatite, alguns duram poucos meses.

O tratamento inicial pretende aliviar os sintomas de forma que possa possibilitar ao paciente alguma qualidade de vida e também evitar o risco de complicações no fígado ( o ponto mais perigoso da doença). É recomendado uma alimentação adequada, não utilizar medicamentos sem orientação médica. Além disso, não há necessidade de repouso constante, mas deve-se ter bom senso na prática de atividades físicas.

Sair da versão mobile