Doenças e Tratamentos

Língua branca: o que é, sintomas, o que causa e como fazer para tratar

Por Alan Costa, em 06/02/2018 (atualizado em 12/10/2021)
lingua branca

A língua branca é um problema que pode ser indicativo de um problema subjacente mais grave, particularmente se o tratamento estiver durante uma semana ou duas. para acabar com esse problema comum nos dias de hoje.

Além disso, milhões de pessoas experimentam a sensação de queimação e uma cobertura branca dolorida em sua língua todos os anos. Embora raramente seja perigoso, pode ser alarmante e deve ser tratado imediatamente.

língua branca

O que é língua branca?

A língua branca é um problema caracterizado pela formação de um casaco branco ou placa no topo da língua. A aparência branca vem do acúmulo de células mortas, bactérias e outros detritos que se acumulam entre as papilas da língua. Estas papilas serão separadas ou inflamadas como resultado de vários fatores de risco ou condições. Esta inflamação é frequentemente breve e não é perigosa, mas não deve ser ignorada.

O perigo não se limita ao aparecimento de uma cobertura esbranquiçada, mas também pode deixar a boca mais suscetível a outras infecções. As bactérias e os vírus que podem se hospedar no espaço entre as papilas inflamadas também podem resultar em efeitos colaterais mais sérios.

Causas da língua branca: 

As causas básicas e os fatores de risco para a língua branca incluem tabagismo, abuso de álcool, escolhas dietéticas, doenças cardíacas, desidratação, irritantes ambientais, tordo oral, alimentos picantes, câncer bucal, uso de certos medicamentos e irritação repetitiva na língua. A causa física da língua branca baseia-se no aparecimento de material na língua, mas a causa da inflamação inicial é muito mais importante.

1. Fumar: 

O consumo de tabaco pode inflamar a boca devido à fumaça áspera e produtos químicos que estão contidos no cigarro. Isso pode levar a uma irritação na língua, fazendo com que as papilas sejam levantadas e torne-se num ambiente ideal para o aparecimento de língua branca.

2. Álcool:

O consumo excessivo de álcool pode secar a boca, pois o álcool desidrata o corpo. Quando a língua está desidratada, pode inflamar e irritar com mais facilidade, o tempo perfeito para os detritos e outras células mortas preencher as lacunas entre as papilas.

3. Escolhas dietéticas:

As pessoas que consomem alimentos macios excessivamente, e que não possuem grandes quantidades de gorduras em sua dieta, muitas vezes acumulam um revestimento de resíduos na língua. Alimentos mais duros ou mais rígidos trabalham na raspagem da língua durante a mastigação, eliminando os detritos e bactérias da superfície da língua.

4. Doença cardíaca:

Há outro problema chamado língua vermelha, cujo a ponta da língua fica vermelha, enquanto o resto fica com uma tonalidade pálida. Este problema está associado a problemas cardíacos.

5. Desidratação:

Caso não toma bastante água diariamente, seu corpo experimentará muitos sintomas desagradáveis, como inflamação em certas partes do corpo, incluindo na língua.

6. Irritantes ambientais:

Caso inale certos irritantes ou poluentes ambientais, eles podem ficar alojados na língua e estimular uma resposta imunológica. A inflamação deixará sua língua vulnerável a todos os tipos de detritos e bactérias.

7. Lesão ou irritação:

Caso utilize uma escova de dentes elétrica ou raspe sua língua com muita força, você pode deixar pequenas abrasões ou manchas irritadas na língua, o que pode facilmente proporcionar a língua branca.

8. Medicamentos:

Alguns antibióticos ou esteróides podem levar à língua branca, pois comprometerão o equilíbrio bacteriano no corpo e na boca, o que tornará mais difícil o organismo combater patógenos bacterianos na região bucal.

9. Escovar a língua:

Uma solução simples para a acumulação de detritos e células mortas na língua é simplesmente esfregar a língua. Toda vez que escovar os dentes, gaste mais 30 segundos esfregando a parte superior da língua e, em seguida, limpe completamente a boca, o que deve eliminar a maioria das células mortas e revestimento branco.

Tratamentos para língua branca: 

Ao longo dos anos, devido a natureza não ameaçadora deste problema, muitos remédios caseiros foram desenvolvidos para a língua branca, incluindo glicerina, sal, aloe vera, bicarbonato de sódio, açafrão, probióticos, neem e óleo de árvore do chá.

1. Aloe vera: 

Conhecido em todo o mundo por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórios, este suco é extremamente eficaz contra os sintomas da língua branca. Ela não só pode reduzir a inflamação nas papilas, tornando mais difícil a acumulação de detritos, mas também neutraliza muitas das infecções bacterianas comuns que podem aparecer em sua lígua.

2. Sal: 

Pode parecer desagradável colocar uma pilha de sal na língua, mas a natureza grosseira do sal funcionará como uma escova de limpeza natural para a língua, eliminando o revestimento branco após algumas aplicações. No entanto, o sal também bloqueará a umidade da língua e aliviar a inflamação, além de neutralizar os agentes patogénicos infecciosos, devido à sua natureza antisséptica.

3. Bicarbonato de sódio:

Esta substância tem uma natureza esfoliante, que pode auxiliar na raspagem de substâncias difíceis de serem alcançadas na língua, incluindo os detritos e células mortas que resultam. Além disso, o bicarbonato de sódio também é uma substância altamente alcalina, que ajudará boca a reter a acidez e garantir que saliva esteja otimizada para a atividade antisséptica.

4. Probióticos:

Em alguns casos, a língua branca é atribuída a um crescimento excessivo do fungo de Cândida, que é muito comum na boca e pode tirar proveito de um sistema imunológico enfraquecido para crescer e se espalhar. Consumir alimentos ricos em probióticos proporcionará bactérias benéficas na boca, ajudando no controle e equilíbrio de fungos e bactérias na boca.

5. Cúrcuma: 

Conhecido como um dos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios mais fortes, a açafrão e seu ingrediente ativo curcumina podem neutralizar quaisquer infecções que causam, enquanto aliviam as papilas inflamadas e impedem a acumulação de detritos.

A melhor maneira de usar este remédio é misturar uma colher de chá de açafrão com água morna e, em seguida, engrossar a mistura por 30 segundos.

6. Glicerina: 

A glicerina vegetal não é comumente usada por muitas pessoas, mas é perfeita na hidratação da boca, além de eliminar a bactéria na língua que causa o mau hálito – um efeito colateral frequente desse problema. Aplicar uma pequena quantidade de glicerina vegetal na língua e dentes é a melhor maneira de usar esse remédio.

7. Óleo da árvore do chá:

Este remédio australiano tem sido usado por milhares de anos, devido às propriedades potentes do sistema imunológico que impulsionam o óleo, além de suas habilidades anti-inflamatórios e curativas. Pode eliminar a aparência, ao mesmo tempo que conserta os tecidos e as papilas danificadas.

8. Neem: 

Na medicina ayurvédica, poucas coisas como o pó neem têm um papel importante. Pode ser misturado com 1 xícara de água morna e depois usado como gargarejo para eliminar os piores sintomas da língua branca. É também um desintoxicante natural e pode reduzir a inflamação na língua e nos tecidos circundantes.

Sair da versão mobile