Doenças e Tratamentos

Cistite: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
sintomas de cistite

A cistite afeta adultos, crianças e idosos por um total de 2 milhões de diagnósticos por ano. O 30% das mulheres e 12% dos homens, pelo menos uma vez na vida ter incorrido uma infecção urinária. Destes, metade são infecções recorrentes.

cistite

Na idade fértil, os indivíduos mais afetados são mulheres. Durante a primeira infância e a terceira idade, não existem grandes diferenças epidemiológicas entre os sexos. De fato, a imaturidade do trato urinário infantil e o aumento das patologias prostáticas em idosos tornam a probabilidade de desenvolver cistite semelhante entre machos e fêmeas. A cistite é um problema tanto do ponto de vista clínico como devido aos custos sociais e de saúde resultantes.

O que é cistite?

A cistite é a inflamação da bexiga devido, na maioria dos casos, a uma infecção bacteriana. É uma doença generalizada, especialmente entre as mulheres, em que a contaminação por bactéria é mais provável do que nos seres humanos, devido à diferente conformação anatômica do trato urinário.

Na mulher, de fato, a uretra (o tubo que transporta a urina da bexiga para o exterior) é muito mais curto, para que as bactérias presentes nas fezes (especialmente Escherichia coli, mas também Streptococci, Staphylococci, Proteus e Klebsiella) pode ser facilmente rastreada dos genitais para a uretra e chegar à bexiga causando inflamação.

Principais causas:

A maioria das infecções da bexiga são causadas por várias cepas de E. coli, bactérias que normalmente vivem no intestino. As mulheres às vezes tomam infecções da bexiga após o sexo. A relação vaginal facilita as bactérias para atingir a bexiga através da uretra.

O risco de infecção da bexiga chamado “cistite da lua de Mel” aumenta com o sexo frequente. As mulheres grávidas, cujos caracteres urinários mudam em resposta a hormônios e aumento da função renal, também são propensas a infecções. O diafragma e o uso de espermicidas sozinhos ou com preservativos também aumentam o risco de cistite.

A cistite pode ser bastante irritante e potencialmente graves. Mas para a maioria das mulheres, elas desaparecem rapidamente e são relativamente inofensivas se tratadas.

causas da cistite

Nos homens, uma cistite pode ser um sintoma da desordem subjacente e geralmente é motivo de preocupação. Pode indicar a presença de uma obstrução que interfira com o trato urinário. Além disso, estudos têm demonstrado que os meninos não circuncidados estão em risco de sofrer uma infecção da bexiga durante os primeiros cinco anos de vida, talvez porque as bactérias possam se reunir sob o prepúcio.

Nos últimos anos, mais e mais infecções da bexiga provêm de duas bactérias sexualmente transmissíveis: clamídia e micoplasma. Além disso, o uso doméstico e hospitalar de cateteres tubos inseridos na bexiga para esvaziá-lo – também pode levar à infecção.

Algumas pessoas desenvolvem sintomas de uma infecção urinária quando na realidade não há infecção. Além disso, chamado de síndrome da bexiga dolorosa ou cistite interscitiva , esta condição geralmente é benigna, mas difícil de tratar.

Principais sintomas:

Os sintomas típicos da cistite são caracterizados por:

  • Queima e dor mais ou menos intensa durante a micção (estrangúria). Calafrios e sensação de frio também podem estar presentes.
  • Dificuldade em urinar (disúria), lentidão na micção que requer fadiga e não seja abundante.
  • Além disso, o número de micções diárias aumentou com uma redução no volume de urina vazia (pollachiúria).
  • Mau cheiro de urina e aparência turva.
  • Espasmos dolorosos e urgentes repentinos precisam urinar.
  • Presença de sangue (hematúria) ou pus (piúria) na urina.
  • Além disso, a febre acima de 38 graus, calafrios e dor lombar podem indicar a propagação da infecção no trato urinário superior.

Tratamento da cistite:

Em geral, a  doença é resolvida aumentando a quantidade de água bebida diariamente (cerca de dois litros). Além disso, um erro que muitas vezes causa sofrimento de cistite é reduzir a ingestão de fluidos para evitar a necessidade de urinar.

Normalmente, a cistite tem um curso benigno, mas em alguns casos pode ser necessário um tratamento antibiótico. Além disso, o médico irá decidir o tipo de antibiótico e a duração do tratamento que geralmente não exceda três dias.

Como prevenir cistite:

tratamentos da cistite

As indicações a seguir para evitar recaídas são bastante simples:

  • Não segure a urina, quando escapa … faça isso.
  • Urinar antes de ir dormir e depois da relação sexual.
  • Mantenha-se hidratado, tome um par de litros de água todos os dias.
  • Não tome alimentos ou bebidas que possam irritar os intestinos
  • Use apenas calcinha de algodão.
  • Evite detergentes muito agressivos em higiene íntima. O excesso com o uso de lavagens vaginais aumenta o risco.
  • Além disso, evite usar roupa molhada por muito tempo, como um maiô.

Fatores de risco da cistite:

Apesar de ter todo o cuidado, algumas pessoas têm uma predisposição para infecções do trato urinário. Algumas mulheres têm infecção recorrente do trato urinário, com vários episódios durante o ano. Além disso, entre os fatores que podem aumentar o risco de cistite, podemos mencionar:

  • Diabetes Mellitus.
  • Vida sexual ativa, quanto mais relações sexuais por semana, maior o risco.
  • Novo parceiro sexual.
  • Fatores genéticos e história familiar da doença.
  • Presença do cateter da bexiga.
  • Incontinência urinária.
  • Doenças da próstata.
Sair da versão mobile