Doenças e Tratamentos

Carbúnculo: o que é, causas e tratamentos

Por Alan Costa, em 01/03/2018 (atualizado em 07/10/2021)
carbunculo causas

Carbúnculo é uma infecção de pele, que atinge a região nasal e faringe, os pulmões e o mediastino, região central do tórax que inclui até o coração. Quando há mais de um Carbúnculo na pele, esse problema é chamado pelos médicos de carbuculose.

carbunculo o que e

Em geral, esse tipo de infecção é uma espécie de aglomeração de furúnculos, se formando principalmente pela inflamação na raiz dos pelos, que são a causa mais conhecida desse tipo de problema.

Além disso, pode produzir abcessos, feridas e úlceras sobre a pele, onde o tratamento, em alguns casos, drena o pus que fica acumulado nessas erupções.

Causas:

A maioria dos carbuncos são causados ​​pela staphylococcus aureus. A infecção é contagiosa. Isso significa que pode se espalhar para outras áreas do corpo humano.

Um Carbúnculo é composto de várias fertilhas cutâneas ( furúnculos ). A massa infectada é preenchida por fluido, pus e até tecido morto.

Tratamentos:

Normalmente, o carbúnculo deve drenar antes de curar. Isso ocorre mais frequentemente de modo espontâneo em menos de 2 semanas. Colocar um pano úmido e quente sobre o Carbúnculo ajuda a drenar o pus, o que acelera na cicatrização.

Aplique um pano quente, úmido e limpo várias vezes por dia. Nunca esprema um furúnculo nem tente abri-lo em casa, porque este pode espalhar a infecção e torná-lo pior.

Sair da versão mobile