Fósforo – O que é, Benefícios e Deficiência!

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Cura Natural

Fósforo, o que é, Benefícios e Deficiência que não podemos ignorar. Alem disso, não é à toa que ele é tão abudante no organismo: o corpo humano precisa muito dele.

FósforoSeja auxiliando no processo celular ou até mesmo na formação molecular do DNA, o fosforo é um item que não pode faltar na alimentação de ninguém.

Sua ausência é sentida no organismo de modo bastante expressivo: são muitas as doenças causadas pela falta de fósforo, algumas delas bastante graves.

E não é tão difícil incluí-lo no cardápio, diversos alimentos possuem esse importante nutriente. Saiba agora tudo sobre ele.

O que é Fósforo:

O fósforo é um mineral essencial para o funcionamento do corpo humano. É o segundo mais abundante no organismo, só ficando atrás do cálcio.

Ele é o único macronutriente que não existe na atmosfera, com exceção da forma sólida encontrada nas rochas.

Está presente nos vegetais, principalmente por que eles absorvem esse mineral, e também faz parte e é transportado pelas correntes de água, por esse motivo diversos peixes e frutos do mar contêm fosfóro em sua composição.

Os Alimentos que Mais Contêm Fósforo:

Existem muitos deles que possuem boas quantidades desse importante mineral. Entre eles, é possível citar as

Dado que a lista é extensa, uma dieta balanceada deve ser o suficiente para suprir as necessidades diárias de fósforo.

Dentro do organismo, o ele trabalha em conjunto com o cálcio para fortalecer ossos e dentes, e ajuda também na formação de diversas proteínas, da proteção muscular, do correto trabalho dos rins, coração, cérebro, entre tantos outros benefícios. Então conheça os 10 beneficios do fosforo para saude.

1. Benefícios do Fosforo Para o Coração:

O fósforo ajuda ainda no controle dos batimentos cardíacos e tem aspecto protetivo da saúde cardíaca;

2. Benefícios do Fosforo Para o Equilíbrio Hormonal:

Por trabalhar conjuntamente com o sistema endócrino, ele também ajuda a manter os hormônios devidamente equilibrados;

3. Benefício do Fosforo Para o Envelhecimento:

A falta de fósforo no organismo pode facilitar a ocorrência de uma série de enfermidades, como osteoporose, a artrite, artrose, entre outras.

4. Benefícios do Fosforo na Formação e Proteção Óssea:

O fósforo, assim como o cálcio, é um importante elemento na formação e fortalecimento dos ossos e dentes, atuando na prevenção de diversas doenças, como osteoporose e raquitismo;

5. Benefícios do Fosforo Para Produção de DNA e RNA:

O fósforo compõe as estruturas moleculares do DNA e RNA, responsáveis por todo o código genético;

Veja Também: Os 30 Benefícios da Jaca Para Saúde!

6. Benefício do Fosforo Para os Músculos:

Este mineral atua também na contração muscular, reduzindo a fadiga, quando os músculos precisam trabalhar mais fortemente;

7. Benefícios do Fosforo na Formação de Proteínas:

O fósforo também faz parte do processo de criação das proteínas do corpo e atua potencializando a capacidade do organismo de absorver corretamente uma série de nutrientes, como os carboidratos;

8. Benefício do Fosforo Para os Rins:

Um dos trabalhos mais importantes exercidos pelo rim é a capacidade de filtrar corretamente as impurezas.

Nesse sentido, ele é essencial, pois auxilia nesse processo, equilibrando o organismo e eliminando as toxinas;

9. Benefícios do Fosforo Na Digestão:

O mineral é importante para o sistema digestivo, pois facilita as reações químicas necessárias e absorção de nutrientes, evitando assim doenças como prisão de ventre, diarreia, entre outras;

10. Benefício do Fosforo Para o Cérebro:

Por participar de uma série de funções, ele é importante também para manutenção de um bom desenvolvimento cognitivo e correta condução dos impulsos nervoso;

Fósforo

Sinais de Deficiência de Fósforo:

O corpo dá diversos sinais de que existe uma falta importante de nutrientes. No caso do fósforo, entre os sintomas mais comuns dessa deficiência, estão:

  • Maior ocorrência de problemas ósseos e fraturas;
  • Dores nas articulações;
  • Sensação de dormência e/ou tremores;
  • Falta de apetite;
  • Dores nas articulações;
  • Problemas de crescimento;
  • Cabelos e unhas quebradiços;
  • Diminuição da libido;
  • Taquicardia;
  • Problemas de memória;
  • Irritabilidade ou ansiedade;
  • Fadiga e cansaço;
  • Propensão maior à doenças, como osteoporose, artrose e artrite.

Como visto, ele desempenha funções importantes no organismo é é de suma importância para manter a saúde em dia.

No entanto, é preciso procurar um especialista, para que ele faça a avaliação correta, pois os sintomas da deficiência desse nutriente são similares, muitas vezes, a uma série de outras doenças.

É importante também ficar alerta e evitar comprar, por conta própria, suplementos ou medicamentos para fazer essa reposição, pois o excesso também é prejudicial.

Somente um médico, nutricionista, ou um especialista em saúde podem receitar suplementação ou dieta, com base em uma consulta especializada.

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