Demência – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Demência – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.5 (90%) 2 vote[s]

Demência – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que você precisa saber. Além disso, a Demência é uma condição que choca a grande maioria dos leigos que o associa à ideia de loucura. Na medicina, porém, a palavra Demência tem significado diferente.

Ela é usada para definir quadros que se caracterizam por deficiência cognitiva persistente e progressiva. Essa falta interfere nas atividades rotineiras da pessoa que sofre de Demência, embora ele custe a perder a consciência do mundo que o cerca.

Algumas doenças podem apresentar manifestações comportamentais características da Demência. Nesse caso, o diagnóstico diferencial é de extrema importância, porque elas são passíveis de tratamento e o indivíduo retoma a vida normal.

Causas da Demência:

A Demência envolve danos nas células nervosas no cérebro, o que pode ocorrer em várias áreas do sistema cerebral. A Demência afeta os indivíduos de forma diferente, dependendo da área do cérebro afetada.

As demências são muitas vezes agrupadas pelo que eles têm em comum, como a parte do cérebro afetada ou se agravam ao longo do tempo (demências progressivas).

Alguma Demência, como as causadas por uma reação a medicamentos ou deficiências vitamínicas, podem melhorar com o tratamento. Diversas doenças estão por trás das causas da Demência.

Sintomas de Demência:

Nem sempre a Demência apresenta sintomas diretamente. Normalmente, ela inicia-se de forma lenta, agravando-se gradativamente, sendo que nem sempre esta perturbação é identificada desde o início.

Há uma redução da memória e da capacidade de noção do tempo e de reconhecer pessoas, lugares e objetos.

Pacientes com esta condição têm dificuldades de encontrar a palavra adequada e, também, de pensar em abstrato (como trabalhar com números).

Alterações de personalidade também são comuns e, muitas vezes, exacerba-se um traço peculiar da personalidade.

Tratamentos Para Demência:

Existem vários tratamentos que permitem:

  • A modificação do curso da doença com atraso ou suspensão da progressão do processo da doença.
  • A melhoria dos sintomas, incluindo a melhoria cognitiva, a melhoria do comportamento e a maior autonomia.

terapêutica ocupacional, atividade física, psicoterapia, promoção de segurança do domicílio, prevenção de quedas, prevenção de comportamentos de risco, cuidados domiciliários, atividades em centros de dia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *