Obstipação na Gravidez – O que é, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Obstipação na Gravidez – O que é, Sintomas e Tratamentos
4.4 (88%) 5 vote[s]

Obstipação na Gravidez – O que é, Sintomas e Tratamentos para acabar com este mal. Além disso, a prisão de ventre, ou constipação, é um dos incômodos comuns durante o período da gestação, afetando pelo menos metade das mulheres grávidas. Os responsáveis pelo inconveniente são os hormônios da gravidez e a pressão do útero sobre o estômago e o intestino, que tornam o processo de digestão mais lento. Além disso, o consumo de suplementos vitamínicos que contenham ferro pode piorar o quadro.

A Obstipação na Gravidez não prejudica o bebê, mas, no caso de persistir e incomodar a gestante, ela deverá conversar com o ginecologista. Uma das consequências da Obstipação na Gravidez pode ser o aparecimento de hemorroidas, que podem ser muito doloridas.

Sintomas da Prisão de Ventre na Gravidez:

Durante a gravidez, o hormônio progesterona torna o intestino naturalmente mais lento e o útero faz pressão sobre o intestino. Por estes motivos surge a prisão de ventre. Dentre os sintomas mais frequentes da Obstipação na Gravidez estão os seguintes:

Se esses sintomas forem acompanhados de náuseas ou dores abdominais, o médico obstetra deve ser consultado.

Causas da Obstipação na Gravidez:

A principal causa da Obstipação na Gravidez são as alterações hormonais que acontecem no organismo durante a gravidez. Dá-se um aumento da concentração da progesterona que tem como função principal a de tornar o útero materno mais extensível para suportar o feto.

Mas a progesterona também relaxa a musculatura lisa de todo o organismo, logo dos intestinos e das paredes dos vasos, o que significa que a matéria fecal atravessará o organismo mais lentamente. Como consequência disso, as paredes intestinais absorvem uma grande quantidade da água contida nas fezes, que ressecam e ficam duras.

Como tratar a Prisão de Ventre na Gravidez:

Para tratar a Obstipação na Gravidez podem ser seguidas várias dicas, como:

  • Comer ameixa preta seca diariamente.
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como cereais All Bran, maracujá, amêndoa com casca, repolho, gergelim, goiaba, ervilha, maçã, pera com casca ou tangerina.
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em água como rabanete, tomate, nabo, melancia, morango ou melão, por exemplo.
  • Beber 1,5 a 2 litros de água por dia, que pode ser consumida ainda em forma de sopas ou de sucos.
  • Para quem tem dificuldade em beber água, uma boa dica é beber chá ou colocar uma rodela de limão ou de laranja numa jarra com água e ir bebendo aos poucos.

Outra dica importante para acabar com Obstipação na Gravidez é fazer algum tipo de atividade física, mas devido ao peso da barriga, os mais indicados são os exercícios de alongamento muscular e as caminhadas leves.

Uma excelente forma de combater a Obstipação na Gravidez é fazer uma vitamina de iogurte natural com mamão papaia e mel e tomar diariamente no café da manhã.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *