Ascite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Ascite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que devemos conhecer. Além disso, a Ascite também conhecida popularmente de barriga d’água, é o nome que se dá ao acumulo de líquidos dentro da cavidade abdominal.

Ela não é uma doença, mas sim um sinal de doença, habitualmente doença no fígado, mas também pode ser doença dos rins, tumores malignos ou até mesmo do coração.Quando o volume de líquido é muito, o intestino fica literalmente boiando dentro do abdome e a pessoa apresenta perceptível aumento do volume abdominal.

Em algumas doenças, a Ascite pode ser tão volumosa, que a pessoa apresenta uma distensão do abdominal semelhante às grávidas em fase final de gravidez.

Causas da Ascite:

A Ascite não é uma doença em si mesma, mas uma condição associada a algumas doenças, entre elas as insuficiências renal, cardíaca e hepática, certos tipos de câncer, algumas pancreatites, e infecções, como a esquistossomose e a tuberculose.

Sintomas da Ascite:

Os sintomas de Ascite estão ligados com o volume de líquido no interior do abdome. No início, geralmente a Ascite não apresenta sintomas claros, entretanto, em caso de Ascite volumosa, podem ocorrer sintomas como:

  • Dor no abdômen;
  • Inchaço e crescimento da barriga;
  • Dificuldade em respirar;
  • Náuseas;
  • Ganho de peso sem razão aparente;
  • Sensação de peso e pressão no abdome;
  • Perda de apetite;
  • Vômitos.

Tratamentos Para Ascite:

Quando a Ascite dificulta o sistema respiratório ou a alimentação pode ser realizada uma técnica chamada de paracentese terapêutica, método este, realizado para remover os fluidos que existentem dentro da cavidade peritoneal.

Se a causa for um problema hepático, ou qualquer outro que faça subir a pressão arterial, é necessário evitar o consumo de bebidas alcoólicas, e gerenciar a ingestão de sal.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *