Anemia na Gravidez – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Anemia na Gravidez – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.8 (95.4%) 87 vote[s]

Anemia na Gravidez quais as causas, sintomas e os tratamentos ideais para acabar com este mal. Além disso, a anemia é uma condição médica em que não há suficientes hemácias saudáveis para transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Quando os tecidos não recebem uma quantidade adequada de oxigênio, muitos órgãos e funções são afetados. A anemia na gravidez é especialmente uma preocupação porque está associada ao baixo peso ao nascer, nascimento prematuro e mortalidade materna.

As mulheres que estão grávidas estão em maior risco de desenvolver anemia devido à quantidade excessiva de sangue que o corpo produz para ajudar a fornecer nutrientes para o bebê. A anemia na gravidez pode ser uma condição leve e facilmente tratada se capturada no início. No entanto, pode tornar-se perigoso, tanto para a mãe quanto para o bebê, se não for tratado.

Causas da Anemia na Gravidez:

A anemia na gravidez não é diferente, falta a vitamina e o ferro que o corpo necessita para ficar saudável acontece com muita frequência na época da gravidez. Nessa fase a mulher precisa do dobro dos nutrientes que o corpo precisaria normalmente e aí a anemia na gravidez aparece uma ou até mais vezes durante a gestação. Confira as 3 principais causas e os tipo de anemia que causa durante a gravidez:

  • Anemia Ferropriva:

A anemia mais frequente é a ferropriva, a devido a falta de ferro no organismo. A quantidade necessária para uma mulher não grávida é de cerca de 15mg de ferro diariamente para manter o organismo longe da presença de anemia na gravidez esse valor dobra!

  • Anemia por deficiência de folato:

A anemia por deficiência de folato é outro tipo comum de anemia na gravidez. As mulheres precisam de níveis mais elevados de folato durante a gravidez. Um suplemento chamado ácido fólico é recomendado mesmo antes de uma mulher tentar engravidar. O ácido fólico é uma vitamina solúvel em água que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural durante a gravidez, razão pela qual é um suplemento recomendado.

  • Deficiência de vitamina B-12:

A vitamina B12 também é utilizada pelo organismo na produção de glóbulos vermelhos. Algumas mulheres podem ter problemas para processar o B12, o que pode levar a uma deficiência. A deficiência de folato e a deficiência de vitamina B12 geralmente podem ser encontradas juntas. O médico precisará examinar os valores do laboratório para determinar o tipo de anemia que você possui.

Sinais e Sintomas da Anemia na Gravidez:

Os sintomas da anemia na gravidez podem ser confundidos com os sintomas da própria gravidez, pois geralmente são:

  • Cansaço;
  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nas pernas;
  • Falta de apetite;
  • Pele pálida;
  • Olhos descorados.

Outros sintomas como queda de cabelo também podem aparecer, mas são mais comuns nos casos de anemia grave.

Tratamento De Anemia na Gravidez:

A anemia na gravidez pode ser facilmente tratada pela adição de suplementos de ferro ou vitaminas à sua rotina diária. Normalmente, isso é tudo o que é necessário para reverter os efeitos da anemia. No entanto, em casos muito raros, as mulheres com anemia grave podem precisar de uma transfusão de sangue. Fale com o seu médico sobre quais suplementos podem ser necessários para você.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *