Doenças e Tratamentos

7 sintomas mais comuns de anemia na gravidez

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
anemia na gravidez

A anemia na gravidez é uma condição médica em que não há suficientes hemácias saudáveis para transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Quando os tecidos não recebem uma quantidade adequada de oxigênio, muitos órgãos e funções são afetados. Ela é especialmente uma preocupação porque está associada ao baixo peso ao nascer, nascimento prematuro e mortalidade materna.

anemia durante a gravidez

As mulheres que estão grávidas estão em maior risco de desenvolver anemia devido à quantidade excessiva de sangue que o corpo produz para ajudar a fornecer nutrientes para o bebê. A anemia na gravidez pode ser uma condição leve e facilmente tratada se capturada no início. No entanto, pode tornar-se perigoso, tanto para a mãe quanto para o bebê, se não for tratado.

Causas da anemia na gravidez:

A anemia na gravidez não é diferente, falta a vitamina e o ferro que o corpo necessita para ficar saudável acontece com muita frequência na época da gravidez. Nessa fase a mulher precisa do dobro dos nutrientes que o corpo precisaria normalmente.

1. Anemia ferropriva:

A anemia mais frequente é a ferropriva, a devido a falta de ferro no organismo. A quantidade necessária para uma mulher não grávida é de cerca de 15mg de ferro diariamente para manter o organismo longe da presença de anemia na gravidez esse valor dobra!

2. Anemia por deficiência de folato:

A anemia por deficiência de folato é outro tipo comum. As mulheres precisam de níveis mais elevados de folato durante a gravidez. Um suplemento chamado ácido fólico é recomendado mesmo antes de uma mulher tentar engravidar. O ácido fólico é uma vitamina solúvel em água que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural durante a gravidez, razão pela qual é um suplemento recomendado.

3. Deficiência de vitamina B-12:

A vitamina B12 também é utilizada pelo organismo na produção de glóbulos vermelhos. Algumas mulheres podem ter problemas para processar o B12, o que pode levar a uma deficiência. A deficiência de folato e a deficiência de vitamina B12 geralmente podem ser encontradas juntas. O médico precisará examinar os valores do laboratório para determinar o tipo de anemia que você possui.

Sinais e sintomas da anemia na gravidez:

Os sintomas da anemia na gravidez podem ser confundidos com os sintomas da própria gravidez, pois geralmente são:

  1. Cansaço;
  2. Tontura;
  3. Dor de cabeça;
  4. Dor nas pernas;
  5. Falta de apetite;
  6. Pele pálida;
  7. Olhos descorados.

Outros sintomas como queda de cabelo também podem aparecer, mas são mais comuns nos casos de anemia grave.

anemia na gravidez

Tratamentos:

A anemia na gravidez pode ser facilmente tratada pela adição de suplementos de ferro ou vitaminas à sua rotina diária. Normalmente, isso é tudo o que é necessário para reverter os efeitos da anemia. No entanto, em casos muito raros, as mulheres com anemia grave podem precisar de uma transfusão de sangue. Fale com o seu médico sobre quais suplementos podem ser necessários para você.

Sair da versão mobile