Fibroma – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Fibroma – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.9 (97.06%) 34 vote[s]

Fibroma – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos ainda desconhecem. Além disso, Fibromas são tumores benignos que surgem no tecido conjuntivo. Esses tumores são tão pequenos que variam de 1 milímetro a 1 centímetro. Quanto à cor deles, geralmente é a mesma da pele, podendo ser, algumas vezes, um pouco mais clara.

FibromaNão se preocupe porque não são perigosos, mas como esses tumores podem se espalhar, tornam-se um problema estético.

Fibroma pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e sexo, mas são mais frequentemente vistas em adultos. Os tipos mais comuns de Fibroma incluem angiofibromas (pequenas pápulas do nariz e bochechas que contêm tecido fibroso), dermatofibromas (crescimento cutâneo benigno), Fibroma oral e Fibroma plantar (no arco do pé, especialmente em crianças).

O que é Fibroma:

Fibroma é uma lesão proliferativa benigna que ocorre na boca em forma de nódulos em qualquer região mucosa. Há dois tipos de Fibroma de tecidos moles: o Fibroma irritativo e o Fibroma neoplásico.

Causa da Fibroma:

O Fibroma irritativo em realidade trata-se de simples aumento no número de células, devido a traumas de mastigação ou devido a próteses mal ajustadas na boca. O Fibroma do tipo neoplásico é menos freqüente e em geral não está associado a esses elementos traumáticos.Fibroma causas

Sintomas da Fibroma:

Os sintomas do Fibroma uterino (mioma uterino) nem sempre se fazem presentes, mas quando estes surgem, manifestam-se através de:

  • Sangramento menstrual intenso ou prolongado;
  • Sangramento vaginal entre as menstruações
  • Dor, pressão ou peso na área pélvica durante a menstruação;
  • Necessidade de urinar mais frequentemente;
  • Distensão abdominal.

Diagnostico da Fibroma:

O diagnóstico é feito de duas maneiras: clínica e laboratorial. O diagnóstico clínico consiste na observação de características próprias do Fibromas, como presença de aumento nodular, coloração rosa ou discretamente avermelhada, mucosa superficial lisa e homogênea e consistência fibrosa à palpação.

O diagnóstico laboratorial é obtido após remoção cirúrgica do Fibromas e análise microscópica, onde são identificadas numerosas células produtoras de fibras (colágeno).

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *