Início » Benefícios dos Sucos » 20 benefícios do suco de pequi para saúde!

20 benefícios do suco de pequi para saúde!

suco de pequi beneficios

O suco de pequi é rico em propriedades medicinais favorecem a saúde o nosso organismo. O pequi tem cor amarela e o seu gosto e aroma são fortes. O pequi possui vários benefícios para a saúde, uma vez que é rico em fibras, vitamina A, ácidos graxos monoinsaturados e carotenoides.

suco de pequi beneficios
suco de pequi beneficios

Valores nutricionais:

O suco de pequi tem boas quantidades de vitamina A e vitamina C, que tem propriedades antioxidantes importantes para o organismo. Além disso, a vitamina C ajuda no sistema imunológico e também potencializa a absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal. O pequi também é rico em ácidos graxos monoinsaturados, gorduras do bem que também são encontradas nas oleaginosas e azeites.

Benefícios do Suco de Pequi Para Saúde:

1. É rica em potássio:

A mistura de vitaminas e minerais, incluindo potássio, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos naturais encontradas no suco, pode ajudar a aliviar a pressão sobre os vasos sanguíneos e relaxar eles, aumentando desse modo o fluxo sanguíneo e aliviando a pressão sobre o coração.

2. Rica em vitamina A:

É uma boa fonte de vitamina A, e como você deve saber, o beta-caroteno é um dos derivados da vitamina A. O teor de carotenoides de pequi é alto, e estes atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares.

3. Previne do envelhecimento precoce:

Os radicais-livres também são responsáveis pelo envelhecimento da pele, portanto consumir alimentos ricos em antioxidantes, como o suco de pequi, é benéfico para evitar o envelhecimento precoce e melhorar a elasticidade da pele.

4. Proteger a visão:

É uma boa fonte de vitamina A por ser rico em carotenoides, substâncias que são precursoras desse nutriente. Eles atuam como antioxidante principalmente nos olhos, impedindo a degeneração macular e catarata que muitas vezes são causados pelos radicais livres.

5. Contra o câncer

Estudos mostram que uma dieta rica em alimentos antioxidantes, como o suco de pequi, pode prevenir diversos tipos de câncer. Isso porque eles combatem os radicais-livres, compostos que levam a processos de degeneração dos tecidos do corpo, além de causarem mutações que podem levar ao câncer.

6. Combate o estresse

Geralmente os atletas costumam sofrer com estresse físico e isso faz com que a produção de radicais livres seja maior. O suco de pequi ajuda a melhorar o estresse oxidativo, a inflamação muscular e evita os danos no DNA.

7. Rico em fibras:

O suco de pequi é rico em fibras e ajuda no funcionamento do intestino. Melhora a flatulência, cólicas, melhora a diarreia e também diminui os níveis de colesterol ruim diminuindo o risco de doenças cardíacas

8. Ajuda na saúde capilar:

Possui vários benefícios para o cabelo, podendo ser encontrado em lojas de cosmética capilar. O pequi ajuda a tratar cabelos danificados, fortalecendo os fios, diminuindo o frizz e aumentando a sua hidratação.

9. Trata inflamações:

Possui agentes anti-inflamatórios, o que faz desta fruta um aliado contra as inflamações dos músculos e das articulações. Estudos comprovaram que a inflamação que ocorre após a prática dos exercícios pode ser diminuída com o consumo do suco de pequi.

10. Ajuda cicatrização de feridas:

O suco de pequi contém óleos essenciais compostos por vitamina A e tocoferol, substâncias que atum em favor da sua pele, combatendo manchas e promovendo a cicatrização.

Veja no vídeo abaixo, outros benefícios do suco de pequi para saúde:

Outros benefícios:

  • É uma fruta composta por grandes quantidades de vitamina A, sendo o beta-caroteno um dos seus derivados.
  • Por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados, o suco de pequi contribui para diminuir o colesterol ruim e proteger a saúde do coração.
  • Os compostos orgânicos encontrados no pequi melhoram a oxigenação do organismo.
  • Se você ou os seus filhos sofrem com asma, saiba que o pequi pode ser usado para tratar esse problema.
  • A presença de fibras também contribui para diminuir os níveis de colesterol ruim no organismo, sendo uma boa opção para quem tem esse objetivo.
  • Estudos mostram que os terpenoides, em particular, os carotenoides e os polifenóis têm função protetora da pele através das suas propriedades antioxidantes.
  • É usado como regulador menstrual.
  • As fibras presentes no suco de pequi são boas para o movimento suave dos intestinos e aliviam a prisão de ventre.
  • O suco de pequi também é empregado para o tratamento de rouquidão e dor de garganta.
  • O Suco de Pequi misturado com mel serve como expectorante caseiro e revive tosse.

Como fazer suco de pequi:

Para fazer Suco de Pequi e aproveitar todos os seus benefícios para a saúde, confira essa receita:

INGREDIENTES:

  • Canela a gosto (ou cravo)
  • 1 litro de leite
  • Adoçante a gosto
  • 15 a 20 pequis (sem casca)

MODO DE PREPARO:

Para fazer suco de pequi, comece por cozinhar os pequis em uma panela com água até ficarem macios. Em seguida, escorra a água e raspe os caroços até soltar toda a sua polpa. Junte a canela (ou cravo), o adoçante a gosto e o leite. Coloque na panela e ferva por alguns minutos até engrossar levemente. Em seguida, leve o suco à geladeira e, assim que gelar, está pronto para beber!

Contraindicações:

O suco de pequi não tem contraindicações. No entanto, por seu alto valor calórico, principalmente do óleo de pequi, o ideal é que pessoas com sobrepeso ou que querem emagrecer o consumam com moderação.

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe um comentário