Remédios Caseiros

8 remédios caseiros para tratar gengivite!

remédios caseiros para tratar gengivite

Os remédios caseiros podem tratar a gengivite, que é uma forma leve de doença gengival que causa inflamação, sangramento ou inchaço nas gengivas. Além disso, a gengivite é uma condição comum caracterizada por sintomas como mau hálito, gengivas vermelhas ou inchadas, sangramento das gengivas e dentes soltos.

remédios caseiros para tratar gengivite
remédios caseiros para tratar gengivite

A causa da gengivite é a fraca higiene bucal que causa o acúmulo de placa ao longo e abaixo da linha das gengivas. A placa aumenta quando as bactérias se apegam às margens dos dentes e das gengivas.

Fumar, mudanças hormonais, predisposição genética, má alimentação e estresse exacerbam o problema. O remédio caseiro mais simples para aliviar a dor é enxaguar a boca com água morna misturada com um pouco de sal, mas você também pode usar esses remédios caseiros para aliviar a gengivite.

Remédios caseiros para tratar gengivite:

1. Peróxido de hidrogênio:

O peróxido de hidrogênio funciona como um agente antibacteriano forte, que elimina os germes e auxilia no branqueamento dos dentes. Você deve usar peróxido de hidrogênio de 3%.

  1. Misture quantidades iguais de peróxido de hidrogênio e água, enxágue sua boca com esta solução por alguns segundos e cuspa.
  2. Use algumas vezes durante a semana até ficar satisfeito com os resultados.
  3. Outra opção é misturar um pouco de peróxido de hidrogênio com uma colher de chá de bicarbonato de sódio para fazer uma pasta.
  4. Coloque a pasta sobre a escova de dente e escove suavemente sobre as gengivas.
  5. Escove e enxágue a boca.
  6. Use esse remédio duas vezes por semana durante um mês.
  7. Não use peróxido de hidrogênio muitas vezes, uma vez por dia é suficiente e não engula.

2. Aloe vera:

A aloe vera é antimicrobiano que ajuda na eliminação das bactérias que causam a gengivite das gengivas. Ele luta contra o mau hálito e cura úlceras na boca.

  1. Massageie as gengivas com gel de aloe vera fresco, deixe por meia hora e enxágue.
  2. Repita várias vezes ao dia.
  3. Outra opção é gargarejar com um pouco de suco de aloe vera e cuspir.
  4. Você também pode tomar duas colheres de chá de suco de aloe vera para eliminar as bactérias no interior do corpo.

3. Suco de cranberry:

O suco de cranberry possui alto teor de vitamina C, que ajuda na redução da gengivite. Tome duas colheres de suco de cranberry por dia para evitar que as bactérias se agarrem aos dentes e aumente o seu consumo de brócolis, limão, laranjas, uvas e morangos.

4. Óleo da árvore do chá:

O óleo da árvore do chá possui propriedades anti-inflamatórias aliviam as gengivas irritadas e inflamadas. Basta colocar algumas gotas de óleo da árvore do chá na sua pasta de dente ou comprar creme dental com este óleo para escovar os dentes duas vezes ao dia. O óleo não deve ser engolido.

5. Sal do mar

O sal do mar contém minerais que reduzem a inflamação, aliviam a dor e eliminam qualquer infecção por isso é tão eficiente no tratamento da gengivite.

  1. Misture uma pequena quantidade de sal do mar em uma xícara de água quente até dissolver completamente.
  2. Use isso para enxaguar a boca.
  3. Enxague três vezes ao dia até que os sintomas desapareçam.

6. Sacos de chá:

O chá preto contém ácido tânico que ajuda na diminuição da dor e inflamação, contém antioxidantes que ajudam no combate das infecções.

  1. Coloque uma bolsa de chá em água quente por 10 minutos e deixe esfriar.
  2. Aplique a bolsa de chá na área afetada por 5 minutos e repita várias vezes por dia até conseguir alívio.

7. Óleo de coco:

O óleo de coco é muito eficaz quando misturado com bicarbonato de sódio pois ajuda na neutralização dos ácidos na boca.

  1. Misture uma colher de chá de óleo de coco com um bicarbonato de sódio.
  2. Use esta pasta para lavar os dentes uma vez por semana.

8. Chá de camomila:

O chá de camomila alivia a dor e a inflamação associadas à gengivite.

MODO DE PREPARO:

  1. Adicione duas ou três colheres de chá de flores de camomila em um copo de água quente.
  2. Deixe repousando durante 10 minutos.
  3. Coe deixe esfriar.
  4. Use este chá para enxaguar a boca algumas vezes por dia até notar melhorias.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

7 comentários

  • […] possui propriedades antibacterianas e antivirais que previne a placa dentária conhecida por “gengivite“. Além disso, a halitose (mau hálito) também pode ser evitada com o consumo regular de […]

  • […] muitas pessoas não saibam que as Folhas de Manga antigas são úteis para o tratamento das gengivas e dentes não saudáveis. Mas também pode ser usado para o cuidado dental das […]

  • […] Combate a gengivite. […]

  • […] bom para amigdalite, faringite, gengivite, resfriados […]

  • […] O fruto ugli é um tipo de citrino. Por isso, é rico em vitamina C, o que melhora a saúde das gomas. Na verdade, uma única porção desta fruta (que é a metade da fruta) fornece quase 70% do valor diário recomendado de vitamina C em sua dieta. A vitamina C é essencial para a formação de colágeno, que por sua vez promove a cura da gengiva. Além disso, evita e cura problemas como sangrando gengivas e gengivite. […]

  • […] Alguns estudos sugerem o uso de extrato da casca do Barbatimão, em virtude da atividade antibacteriana, como auxiliar no controle da cárie dental e gengivites. […]

  • […] observada foi a ação protetora que exerciam sobre a capilaridade ao interromper o sangramento das gengivas. Estudos subsequentes mostraram, no entanto, que os bioflavonoides não respondiam às definições […]

Deixe um comentário