Doenças e Tratamentos Alan Costa

Ependimoma – o que é, causas sintomas e tratamentos!

A ependimoma é um tipo de tumor que pode se formar no cérebro ou na medula espinhal. O Ependimoma começa nas células ependimárias no cérebro e na medula espinhal que alinham as passagens onde o fluido (líquido cefalorraquidiano) que alimenta seu cérebro flui.

Ependimoma pode ocorrer em qualquer idade, mas a maioria das vezes ocorre em crianças pequenas. Crianças com Ependimoma podem sofrer dores de cabeça e convulsões. Ependimoma que ocorre em adultos é mais provável formar na medula espinhal e pode causar fraqueza na parte do corpo controlada pelos nervos que são afetados pelo tumor.

ependimoma

ependimoma

A cirurgia é o principal tratamento para o Ependimoma. Para tumores mais agressivos ou para tumores que não podem ser removidos completamente com cirurgia, podem ser recomendados tratamentos adicionais, como terapia de radiação ou quimioterapia.

Causas de Ependimoma:

Os tumores cerebrais primários são originários do próprio cérebro ou de tecidos próximos, como nas membranas de cobertura cerebral (meninges), nervos cranianos, glândula pituitária ou glândula pineal.

Os tumores cerebrais primários começam quando células normais adquirem erros (mutações) em seu DNA. Essas mutações permitem que as células cresçam e se dividem em taxas aumentadas e continuem vivendo quando células saudáveis ​​morreriam. O resultado é uma massa de células anormais, que forma um tumor.

Sintomas de Ependimoma:

Os sinais e sintomas de um tumor cerebral variam muito e dependem do tamanho, localização e taxa de crescimento do tumor cerebral. Sinais e sintomas gerais causados ​​por tumores cerebrais podem incluir:

  • Novo início ou alteração no padrão de dores de cabeça;
  • Dores de cabeça que gradualmente se tornam mais freqüentes e mais severas;
  • Náuseas ou vômitos inexplicados;
  • Problemas de visão, como visão turva, visão dupla ou perda de visão periférica;
  • Perda gradual de sensação ou movimento em um braço ou perna;
  • Dificuldade com equilíbrio;
  • Dificuldades de fala;
  • Confusão em assuntos cotidianos;
  • Mudanças de personalidade ou comportamento;
  • Convulsões, especialmente em alguém que não tem história de convulsões;
  • Problemas de audição.

Tratamento do Ependimoma:

As opções de tratamento de Ependimoma incluem:

Cirurgia Para Remover o Ependimoma: Os cirurgiões do cérebro (neurocirurgiões) trabalham para remover o máximo de tumor possível. O objetivo é remover todo o tumor, mas às vezes o ependimoma está localizado perto de cérebro sensível ou tecido espinhal que o torna muito arriscado.

Terapia de Radiação: A radioterapia usa feixes de alta energia, como raios-X ou prótons, para matar células cancerosas. Durante a terapia de radiação, seu filho fica em uma mesa enquanto uma máquina se move ao redor dele ou ela, direcionando feixes para pontos precisos no cérebro.

Radiocirurgia: Tecnicamente, um tipo de radiação e não uma operação, a radiocirurgia estereotáxica concentra múltiplos feixes de radiação em pontos precisos para matar as células tumorais. A radiocirurgia é usada às vezes quando um Ependimoma se repete após a cirurgia e a radiação.

Quimioterapia: A quimioterapia usa drogas para matar células cancerosas. A quimioterapia não é muito eficaz para a maioria dos casos do tumor. O papel da quimioterapia ainda é amplamente experimental e é reservado para certas situações, como quando o tumor cresce de volta, apesar da cirurgia e da radiação.

Testes Clínicos: Ensaios clínicos são estudos de novos tratamentos. Esses estudos oferecem uma chance de experimentar as últimas opções de tratamento, mas o risco de efeitos colaterais pode não ser conhecido. Pergunte ao seu médico se o seu filho pode ser elegível para participar de um ensaio clínico.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.