Doenças e Tratamentos

Hemocromatose: o que é, causas, sintomas e tratamentos

hemocromatose o que e

A hemocromatose é uma doença em que o corpo armazena muito ferro. Se você tem hemocromatose, seu corpo absorve mais ferro do que usa. O tratamento para hemocromatose é um processo simples chamado flebotomia, no qual o sangue é extraído das veias no braço.

Hemocromatose: o que é, causas, sintomas e tratamentos
hemocromatose

O que é hemocromatoses?

A hemocromatose é uma doença em que o corpo armazena muito ferro. O ferro é um nutriente importante que ajuda a hemoglobina nas células do sangue a transportar oxigênio aos órgãos e tecidos do seu corpo. Os intestinos absorvem o ferro que seu corpo precisa dos alimentos que você come. A quantidade que absorve está finamente calibrada para substituir a pequena quantidade de ferro perdida a cada dia.

Se você tem hemocromatose, seu corpo absorve mais ferro do que usa. O corpo não tem como remover o ferro extra, portanto ele o armazena nas articulações e nos órgãos – especialmente o fígado, coração e pâncreas. Os órgãos não conseguem controlar a sobrecarga de ferro e, portanto, podem ser danificados e eventualmente podem falhar.

O que causa a hemocromatose?

A sobrecarga de ferro (hemocromatose) pode ser causada por distúrbios como talassemia (transtorno sanguíneo hereditário), anemia, alcoolismo crônico e outras condições. Em muitos casos, no entanto, a sobrecarga de ferro é o resultado de uma desordem hereditária, o que significa que é transmitida de pais para crianças através de seus genes. Esta forma de sobrecarga de ferro é chamada hemocromatose hereditária. A hemocromatose hereditária também é conhecida como hemocromatose primária. A maioria dos casos de hemocromatose hereditária nos Estados Unidos são causados ​​por um defeito de um gene chamado gene HFE.

Quais são os sintomas da hemocromatose hereditária?

Nos estágios iniciais, a hemocromatose pode não apresentar sintomas visíveis. Quando os sintomas aparecem, os mais comuns são fadiga crônica (sensação muito cansada) e dor nas articulações. Algumas pessoas com hemocromatose têm dor nas articulações. Isso é chamado de “punho de ferro”, e pode ser uma pista de que uma pessoa tem a doença. Outros sintomas de incluem:

  • Falta de energia
  • Dor abdominal (barriga)
  • Perda de desejo sexual
  • Perda de cabelo corporal
  • Vibrações do coração
  • Memória neblina
  • Perda de peso
  • Fraqueza
  • Coloração anormal da pele (cinza ou bronze)

Diagnosticando hemocromatoses:

Pode ser difícil de diagnosticar a partir dos sintomas, porque estes podem se sobrepor com os sintomas de outras condições.

  • [exame de sangue para hemocromatoses]
  • Testes de sangue podem revelar se os níveis de ferro são muito altos.
  • O médico pode encaminhar o paciente para um hepatologista, especialista em fígado, um
  • cardiologista ou um especialista em coração.

Alguns testes podem ajudar a diagnosticar hemocromatoses:

Dois exames de sangue podem detectar sobrecarga de ferro, mesmo antes que apareçam os sintomas.

Soma de saturação de transferrina: A transferrina é uma proteína que transporta ferro no sangue. Este teste mede a quantidade de ferro ligado à transferrina. Os valores de saturação acima de 45% são muito altos.

Ferritina sérica: Este exame de sangue mede a quantidade de ferro que o corpo armazenou. Os níveis séricos de ferritina ajudam a diagnosticar e acompanhar o paciente durante o tratamento.
Ambos os testes são necessários para diagnosticar hemocromatose. Às vezes, eles precisam ser repetidos para uma melhor precisão, porque outras doenças e condições podem aumentar os níveis de ferritina.

Esses dois exames de sangue geralmente não são realizados rotineiramente, a menos que um indivíduo tenha um pai, filho ou irmão com hemocromatose.

Hemocromatose: o que é, causas, sintomas e tratamentos
hemocromatose o que e

Como é tratada a hemocromatose?

O tratamento é simples, barato e seguro. O primeiro passo é livrar o excesso de ferro. O processo é chamado de flebotomia, o que significa remover sangue da mesma forma que é extraído de doadores em bancos de sangue. Dependendo de quão grave seja a sobrecarga de ferro, uma litro de sangue será tomada uma ou duas vezes por semana durante vários meses a um ano e ocasionalmente por mais tempo. O objetivo é levar os níveis de ferro no sangue para dentro do alcance normal e mantê-los lá.

Uma vez que os níveis de ferro retornam ao normal, a terapia de manutenção, que envolve dar uma pinta de sangue a cada 2 a 4 meses de vida, começa. Algumas pessoas podem precisar disso com mais freqüência. Um exame de sangue anual ajudará a determinar com que frequência o sangue deve ser removido. Pessoas com hemocromatose não devem tomar suplementos de ferro. Aqueles que sofrem dano no fígado não devem beber bebidas alcoólicas porque podem prejudicar o fígado.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.