Plantas medicinais

Planta java ajuda a emagrecer: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 28/02/2018 (atualizado em 23/09/2021)
java o que e

A planta java possui propriedades medicinais, saiba como aproveitar seus benefícios. Ela pode ser encontrada em infusão ou cápsulas, utilizado principalmente por seu efeito diurético contra as infecções nas vias urinárias.

A planta trata-se de um arbusto que pode chegar a medir até 1,20 metros de altura, mas são suas folhas que, quando secas, são utilizadas para tratar doenças. Tem origem asiática, entretanto se deu bem nas regiões tropicais da América do Sul. Pode ser chamada também de bariflora. Veja tudo sobre a Planta Java:

planta java

O que é java:

A java, popularmente conhecida como bariflora, tem origem na Ásia, mas atualmente está presente em grande parte do mundo. Na América do Sul pode ser encontrada em regiões de clima tropical. É uma planta arbustiva que chega a 1,20 m de altura e seu nome científico é Ortisiphon. Pode ser encontrada em farmácias e em lojas de produtos naturais na forma de folhas secas ou cápsulas.

Como usar:

Planta Java pode ser utilizada para emagrecer especialmente devido à sua ação diurética que ajuda a eliminar o excesso de líquidos, reduzindo o peso corporal e o inchaço.

Além disso, como possui propriedades drenantes e depurativas é capaz de ajudar na eliminação do excesso de gordura corporal.

Para obter este objetivo a Planta Java, geralmente, é usada na forma de chá e cápsulas, da seguinte forma:

  • 1 cápsula de 300 mg 2 vezes ao dia, após o almoço e outra após o jantar.

Normalmente, estas cápsulas também possuem fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e a diminuir a fome, facilitando a perda de peso.

Para garantir um melhor resultado, as cápsulas devem ser usadas juntamente com uma dieta equilibrada e pobre em gorduras e carboidratos, assim como um plano de exercício físico regular.

Como preparar o chá da planta java:

O chá da Planta Java é muito utilizado para tratar pedra nos rins e infecções urinárias e para prepará-lo deve-se colocar 6 a 12 gramas de folhas secas em 1 litro de água fervente e deixar repousar por 10 a 15 minutos, filtrando a seguir. Depois, é recomendado beber o chá 2 a 3 vezes por dia.

Este chá também pode ser usado para tratar inflamações na pele, sendo para isso apenas necessário mergulhar uma compressa limpa e aplicar sobre o local afetado por cerca de 10 minutos.

Preço e onde comprar:

A chá da Planta Java pode ser comprada em lojas de produtos naturais na forma de folhas secas para preparar chás e infusões ou sob a forma de cápsulas, especialmente utilizadas para ajudar a tratar o colesterol e perder peso.

Assim, seu preço varia de acordo com a forma desejada, sendo que para cerca de 60 gramas de folhas secas é de 25,00 R$, enquanto que para as cápsulas é em média de 60 reais.

Malefícios:

A chá da Planta Java é bem tolerada pelo organismo e, por isso, é pouco comum o surgimento de qualquer efeito colateral. Porém, quando usada na forma de chá possui um sabor muito intenso que pode facilitar o surgimento de náuseas ou vômitos.

Quem não deve usar a planta java:

Devido às suas propriedades, esta Planta Java não deve ser usada por grávidas ou mulheres a amamentar, assim como pessoas com insuficiência renal ou cardíaca.

Sair da versão mobile