Plantas medicinais

Pilriteiro faz bem para o sono: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 24/09/2021)
pilriteiro

O pilriteiro (Crataegus monogyna) é um arbusto ou pequena árvore da família Rosaceae (que inclui igualmente os morangueiros, as macieiras, as roseiras, as pereiras, as amendoeiras, entre outros) que pode atingir os 8 a 10 m de altura mas normalmente não ultrapassa os 4 m. Pode atingir os 500 anos de idade. Tem folha caduca. Esta espécie é também chamada “espinheiro-branco” porque possui uns espinhos longos e aguçados nas axilas das folhas.

pilriteiro

A palavra Crataegus provém do grego krátaigos (kratýs + aigos). Kratýs significa forte ou robusto e aigos está associado à palavra cabra. O Pilriteiro é espontâneo na Europa, Ásia e norte de África e está presente em praticamente toda a Peninsula Ibérica. Ocorre em climas frios e cálidos, desde o nível do mar até elevadas altitudes.

Uma das suas características distintivas são as flores brancas ou rosáceas em corimbo (grupo) que, quando fecundadas, no final do verão resultam num fruto vermelho (se maduro) mais ou menos do tamanho de uma ervilha.

Este fruto – chamado pilrito – é comestível embora não seja muito saboroso quando ingerido em cru. Com ele elaboram-se deliciosas compotas ou vinho. Em assentamentos pré-históricos foram encontradas sementes de pilrito. Suspeita-se que faziam parte frequente da alimentação humana. Veja tudo sobre Pilriteiro – O que é, Benefícios e Como Usar:

O que é pilriteiro:

O Pilriteiro, também conhecido como Espinheiro-alvar ou Espinheiro-branco, é uma planta medicinal conhecida por ajudar a melhorar o sono, fortalecer o coração e melhorar a circulação sanguínea.

O seu nome científico é Crataegus Oxyacantha e pode ser usada na forma de chá ou tintura. Esta planta tem na sua composição Flavonoides, Procianidinas e Aminas biogênicas que melhoram a circulação dos músculos do coração, ajudando a melhorar a saúde do sistema cardiovascular.

Benefícios do pilriteiro:

Esta planta medicinal ajuda no tratamento de diversos problemas como:

  • Ajuda no tratamento da pressão alta;
  • Melhora o sono e ajuda no tratamento da insônia;
  • Ajuda no tratamento de problemas de coração como degenerações do miocárdio, alterações nos vasos ou perturbações leves do ritmo cardíaco;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Fortalece o coração, sendo especialmente indicado para idosos.

Além disso, usando os seus frutos o Pilriteiro é também indicado para aliviar a má digestão e tratar a diarreia.

Propriedades do pilriteiro:

As propriedades do Pilriteiro incluem uma ação vasodilatadora, relaxantes, antioxidante, estimuladora da circulação sanguínea e com efeito cicatrizante sobre a pele e mucosas.

O Pilriteiro é uma planta que ajuda a reduzir as palpitações, o que acaba por produzir um efeito sedativo sobre o sistema nervoso central.

Além disso, possui uma ação relaxante sobre os músculos lisos, o que ajuda a baixar a tensão arterial.

Como usar:

O Pilriteiro pode ser usado na forma de chá ou tintura, podendo ser utilizadas as folhas, flores ou bagas da planta para uso medicinal. Esta planta pode ser facilmente encontrada em mercados ou lojas de produtos naturais. Como fazer o chá:

Ingredientes:

  • 1 xícara de água fervente;
  • 1 colher de chá de folhas secas de Pilriteiro.

Modo de Preparo:

  • Colocar a planta seca na xícara de água fervente, e deixar a infusão repousar durante 15 minutos.
  • Passado esse tempo coar e beber.

Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia, durante pelo menos 4 semanas, uma vez que o chá desta planta deve ser ingerido por longos períodos de tempo pois o seu efeito não é imediato.

Sair da versão mobile