Plantas medicinais

Cana de macaco combate tumores: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 20/02/2018 (atualizado em 27/09/2021)
cana de macaco beneficios

Cana de macaco é uma planta com muitos benefícios e que ajuda tratar diversas condições da saúde, o nome científico é Costus spiralis Roscoe, mas ela também é conhecida por cana-do-brejo. Essa poderosa erva tem sua origem brasileira e possui folhas bem maior que o comum. A fruta da cana de macaco é alongado e suas sementes também são. Sua Árvore pode chegar até dois metros de altura.

cana de macaco beneficios

As partes da planta utilizadas para fins medicinais são: folhas e e hastes. As folhas da planta são ricas em pectina, ácidos orgânicos, mucilagens, saponinas, resinas, albuminoides e até mesmo tâninos.

Para que Serve:

Você consegue extrair não só o chá da planta de macaco, mas também extratos, cataplasmas e pinturas da planta. Além disso, as propriedades são: diurética, podendo ser utilizada no tratamento de tosse, nefrites e tumores.

Também pode ser aliada no tratamento de problemas nos rins, hérnia e bexiga. Outras propriedades atuam no tratamento da pressão arterial e na contenção de batimentos cardíacos muito rápidos.

Então, se você quer combater e prevenir diversas doenças, te apresentaremos o chá da planta. Este chá é de suma importância para dar um impulso ao seus sistema imunológico.

INGREDIENTES:

  • 1 litro de água;
  • 20 gramas de cana de macaco.

MODO DE PREPARO:

  • Coloque um litro de água para ferver;
  • Quando ferver adicione as 20 gramas da folha à panela;
  • Deixe ferver, aproximadamente, 4 minuto;
  • Depois desse tempo, a mistura deve ser apurara por 10 minutos antes de ser utilizada;
  • Consuma três xícaras por dia antes das principais refeições.

Cataplasma:

Outra forma de usar a cana de macaco é como cataplasma, que é uma espécie de pasta que pode ser aplicada em cima de ferimentos e infecções subcutâneas, como hérnias.

Malefícios da cana de macaco:

Não estão descritos efeitos colaterais.

Sair da versão mobile