Alimentos Saudáveis

Milho verde doce: Para que serve, quais são os benefícios e usos

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 09/08/2023)
beneficios do milho verde doce

O milho verde doce é um dos cereais mais consumidos pelos seres humanos desde o surgimento da agricultura. São os antioxidantes carotenoides como a luteína e zeaxantina que dão a cor amarela aos grãos de milho verde doce. Estas substâncias servem principalmente para promover a saúde dos olhos.

As diferentes variedades de milho também são ricas em fibras que auxiliam no emagrecimento e fortalecem a saúde do nosso trato digestivo inferior. O milho verde doce é uma fonte rica de muitas vitaminas e minerais e por este motivo o consumo das suas diferentes variedades, assim como dos seus derivados, encaixa-se perfeitamente em uma dieta saudável e nutritiva.

benefícios milho verde doce

Benefícios do milho verde doce:

1. Ajuda a prevenir doenças nos olhos: 

A presença dos antioxidantes luteína e zeaxantina presentes no mesmo, protegem a mácula ocular. Esses carotenoides são conhecidos como pigmentos maculares e estão presentes na superfície interna da retina.

Sua função é proteger os olhos da luz e, assim, os riscos de degeneração macular e catarata são reduzidos drasticamente. Ele também é rico em betacaroteno, que forma a vitamina A em nosso organismo, essa que auxilia na manutenção da boa visão.

2. Redução do risco de diabetes tipo II: 

O consumo do milho verde doce pode ajudar no controle da diabetes em pacientes não dependentes de insulina. Por conter fitoquímicos, a regulação da liberação de insulina no corpo é otimizada, reduzindo os picos de açúcar no sangue.

3. Protege contra doenças como alzheimer: 

Câncer e doenças cardiovasculares com grande abundância de fito nutrientes e tiamina, várias doenças podem ser prevenidas com o consumo deste milho.

4. Ajuda a melhorar o trânsito intestinal: 

Por contar com fibras, o milho verde doce é um ótimo alimento para quem tem o intestino preso ou quer melhorar o trânsito intestinal. As fibras não são digeridas pelo corpo, elas passam através do sistema digestivo, auxiliando na eliminação de resíduos, limpando o organismo.

5. Reduz os níveis de colesterol e hipertensão: 

Abastado em fibras, o milho verde doce também faz bem para o colesterol e para a hipertensão. A dica para as pessoas que possuem índices elevados de colesterol é evitar alimentos com muita gordura e procurar incluir alimentos com fibras em sua dieta. Já falamos que ele não tem glúten e é um cereal repleto de fibras, não é mesmo?

6. Beneficia o sistema imunológico: 

Por ser rico em carotenoides, ele auxilia a fortalecer o sistema imunológico. Essa substância química origina os tons de amarelo e vermelho presentes nos alimentos. E, quando ingeridas, fortalecem o corpo, prevenindo e amenizando diversas doenças.

7. Ajuda a emagrecer: 

Sua alta taxa de fibras pode se reverter em saciedade para o organismo, evitando que você belisque outros alimentos durante o dia. Para que seja eficiente e contribua com a perda de peso, contudo, deve sempre ser consumido com moderação. 70% da composição do milho é água, o que auxilia o emagrecimento, já que a água não possui calorias.

8. Retarda o envelhecimento e previne a osteoporose: 

Graças à grande quantidade de vitamina C presente nele, o envelhecimento da pele e dos órgãos acabam sendo reduzidos. Os dentes também se beneficiam desta vitamina. Além disso, a vitamina A presente nele também é um agente que auxilia a boa saúde da pele.

9. Tratar câncer e hemorroida:

O milho doce é eficaz quando se trata de tratar hemorroidas e câncer. É uma ótima fonte de fibra e pode ajudar na promoção de um sistema digestivo saudável. Então, consumir milho verde doce pode ajudar a manter as hemorroidas e o câncer na baía.

milho verde doce

10. Tratar anemia:

A falta de ferro é a principal razão por trás da anemia. Especialistas em nutrição mencionaram que cada mulher de um grupo de 10 sofre de anemia. No entanto, o consumo de milho verde doce pode ajudar a tratar e proteger da deficiência de ferro.

Os Benefícios extras:

  • Aumento da função imune;
  • Redução do Risco de Câncer;
  • Proteção contra doenças cardíacas;
  • Regulamento de açúcar no sangue e insulina Dependência;
  • Retardando a progressão da SIDA.
Sair da versão mobile