Alimentos Saudáveis

Polvo: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 19/02/2018 (atualizado em 10/08/2023)
beneficios do polvo

Os benefícios do polvo são essenciais para quem gosta de frutos do mar, e querem uma boa saúde, é rico em princípios ativos que colaboram com a nossa saúde e bem estar. O polvo é um molusco marinho da classe Cephalopoda, palavra grega que significa “cabeça-pé” e que remete perfeitamente para a sua estranha anatomia: os braços diretamente ligados à cabeça.

Pouco comum na culinária brasileira, mas bastante popular no Japão, o polvo é uma carne de textura elástica e bastante saborosa. Presente em sushis, sashimis e temakis, esse fruto do mar é um aliado da alimentação saudável, principalmente no combate ao colesterol alto.

benefícios do polvo

Valor nutricional do polvo:

O polvo é uma excelente fonte de proteína, importante para a construção de músculos, produção de hormônios e enzimas. Além disso, possui cálcio, vitamina B12, zinco e vitamina C. Contém um antígeno que pode gerar reação alérgica em algumas pessoas.

Benefícios do polvo para saúde:

1. Combater doenças cardíacas:

O polvo é rico em ômega 3, que age de duas maneiras para proporcionar benefícios ao sistema cardiovascular. Além disso, o EPA regula a atividade das plaquetas sanguíneas, evitando coágulos de sangue, que podem levar a um AVC ou infarto.

O EPA também reduz os níveis de triglicérides, um tipo de gordura que é ruim para o organismo quando está elevada. Já o DHA ajuda a evitar arritmias cardíacas, estabilizando a atividade elétrica no coração.

2. Perda de peso:

O polvo é bastante conhecido como um grande aliado nas dietas de perda de peso. Além disso, rico em vitaminas do complexo B, tem poucas calorias, tornando-se na opção perfeita para consumir proteína magra e nutritiva.

3. Regeneração muscular:

O polvo é muito conhecido no mundo fitness, graças ao grande número de aminoácidos que ele possui. Além disso, que ajudam a regenerar as células e os músculos, tornando-se assim o aliado perfeito para quem pratica exercício físico.

4. Regular a pressão arterial:

Não é nenhuma novidade que o polvo possui diversos Princípios ativos que são essenciais para nossa saúde e pele, o polvo é rico em ômega 3 que é capaz de evitar a formação das placas de gordura na parede das artérias e garantir a flexibilidade das veias e artérias, afastando o risco de doenças como hipertensão, aterosclerose, infarto e derrames.

5. Combater o colesterol:

Apesar de ser pouco apreciado na culinária brasileira, o polvo é bastante consumido no Japão. Além disso, não só por causa da sua saborosa carne, mas pelos muitos benefícios para a saúde. Um dos seus principais benefícios é o auxilio ao combate do colesterol ruim, graças a sua pouca quantidade de gordura.

6. Como antioxidante natural:

Não é nenhuma novidade que o polvo, assim, como muitos frutos e peixes do mar, é rico em ômega 3, que é o poderoso antioxidante. Além disso, responsável pela maioria das vantagens nutricionais oferecidas pelos pescados.

Para atletas, os frutos do mar também ocupam um lugar especial nas refeições, por serem ótimas fontes de nutrientes como zinco, cálcio, selênio, ferro, vitamina C e proteína de alto valor biológico e gorduras poli-insaturadas.

7. Combate a anemia:

Outro componente importante do elaichi é o cobre, o ferro e as vitaminas essenciais, como a riboflavina, a vitamina C e a niacina. Além disso, conhecido pela sua imensa importância na produção de glóbulos vermelhos e metabolismo celular, o cobre, a riboflavina , a vitamina C e a niacina, além do ferro, são ótimos para combater a anemia e aliviar os sintomas que se experimentam devido à condição.

8. Ajuda na perda de peso:

Podem ajudar a aumentar o metabolismo de gordura no corpo. Além disso, é ainda rico em fibras dietéticas que podem ajudar no processo digestivo que por sua vez mantem uma pessoa saciada.

9. Previne a anemia:

O polvo por ser uma excelente fonte em ferro, ele ajuda na formação de hemoglobina e de eritrócitos aumentado no sangue. Hemoglobina ajuda na transferência de oxigénio a diferentes partes do corpo do organismo. O alto consumo de oxigênio ajuda a fazer uma pessoa a elimina fadiga e tonturas.

10. Induz a lactação:

Como o polvo é rico em ferro e cálcio, é muito bom para as mães lactantes, bem como as mulheres grávidas. Aumenta as secreções das glândulas mamárias para estimular a produção de leite. Além disso, fornece força e energia para novas mães após o parto.

11. Para diabetes:

O polvo exerce efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda no combate contra diabetes. Além disso, estudos têm mostrado que o consumo dos extratos auxilia na redução dos níveis de glucose e de triglicéridos no sangue. Os flavonoides presentes exercem efeitos protetores contra a resistência à insulinas.

polvo benefícios

12. Saúde ocular:

Uma das vitaminas mais importantes encontradas nesta fruta é a vitamina C, bem como outros carotenoides que ajudam a proteger o corpo. Além disso, os carotenos são essenciais para a saúde dos olhos, pois atuam como antioxidantes para reduzir ou eliminar as cataratas, além de prevenir a degeneração macular nas células oculares.

13. Aumento de energia:

Esta fruta é conhecida por atuar como uma reserva de energia. Além disso, por cada 100 gramas desta fruta consumido, você obtém 37 gramas de carboidratos, que são a fonte de energia essencial da dieta.

14. Produção de leite materno:

Ajuda a melhorar a produção de leite materno entre a mãe em lactação, isso se deve as suas propriedades que são benéficas tanto para o bebê quanto para a mãe lactante.

15. Para a memória:

Estudos Realizados mostrou-se que o polvo aumentar a memória de uma pessoa. Além disso, ele ajuda a manter a acetilcolina no cérebro, que ajuda a reter a memória. Polvo também contém antioxidantes que são úteis para aumentar a memória. Além disso, Ele também ajuda Para uma rápida recuperação de amnésia.

 

Sair da versão mobile