Alimentos Saudáveis

Leite cru: O que é, valor nutricional, benefícios e contraindicação

Por Alan Costa, em 07/02/2018 (atualizado em 11/08/2023)
leite cru

Os benefícios do leite cru existem alguns benefícios nutricionais e interessante que fazem com que o leite cru seja investigado caso esteja tentando manter uma dieta mais natural e holística. Além disso, você provavelmente já ouviu falar de leite cru, mas seu consumo não seja bastante popular.

leite cru

O que é leite cru?

O leite cru, portanto, é o leite não pasteurizado – o processo no qual é aquecido para matar a maioria das bactérias. Quando esta bactéria é neutralizada, impede que o leite se agite, o que é importante caso planeje armazená-lo por um longo período de tempo.

Além disso, devido ao fato de que este leite não passou por nenhum processo de pasteurização ou homogeneização, é considerado um alimento “completo” e retém todas as enzimas naturais, gorduras e nutrientes.

Embora existam certas preocupações do consumo de leite não pasteurizado, tomar algumas precauções e estar ciente dos riscos podem ser uma escolha bastante saudável, particularmente para as pessoas que possuem gado, mas não têm acesso às instalações de processamento.

Valor nutricional:

O leite cru é embalado com nutrientes fundamentais, que são benéficos para o corpo, incluindo probióticos, gorduras cruas, vitamina B12, vitamina B6, carotenoides, cálcio, fósforo, magnésio e ferro, bem como ácidos gordos ômega 3, ácido linoléico conjugado, vitamina K, e uma série de enzimas digestivas.

Benefícios do leite cru para saúde:

Os melhores benefícios da saúde do leite sem pasteurização incluem a sua capacidade de reduzir as reações alérgicas, melhorar a saúde da pele, fortalecer o sistema imunológico, aumentar a saúde digestiva, prevenir certos tipos de câncer, promover a perda de peso e aumentar a densidade óssea, entre outros.

1. Cuidados com a pele:

Com uma boa quantidade de carotenoides e ácidos graxos ômega 3, o leite cru pode ajudar no aumento da aparência da sua pele, reduzindo o estresse oxidativo e a inflamação, o que pode minimizar a aparência de rugas e manchas.

2. Ajudar na digestão:

Os probióticos encontrados no leite cru podem ajudar na otimização do equilíbrio bacteriano em seu intestino, enquanto as muitas enzimas digestivas nesta bebida podem melhorar a eficiência de absorção de nutrientes.

3. Trata o câncer:

O ácido linoléico encontrado neste tipo de leite tem sido diretamente relacionado a várias atividades câncer no corpo.

4. Perda de peso:

Além disso, a densidade de nutrientes e minerais, particularmente o cálcio, presente no leite faz dele um complemento ideal para uma dieta com perda de peso, já que seu corpo não experimentará nenhuma deficiência de nutrientes.

5.  Melhorar a densidade óssea:

O leite não pasteurizado é perfeito para aumentar a densidade mineral óssea, pois é embalado com minerais e outras enzimas digestivas.

6. Contra reações alérgicas:

Uma pesquisa mostrou que esse leite pode otimizar o sistema imunológico e reduzir a gravidade das reações alérgicas em todo o corpo.

Quais são as contra indicações do leite cru?

Existem alguns riscos inerentes ao consumo de leite cru, como as doenças transmitidas pelos alimentos. Sem o processo de pasteurização, e pode conter bactérias como E. coli, Listeria e Salmonella, que podem causar distúrbios gastrointestinais significativos.

Incluindo náuseas, diarreia, vômitos e dor estomacal. Houve aproximadamente 1.000 casos de doenças diretamente ligadas ao consumo de leite cru nos últimos 20 anos, mas não houveram óbitos relatados.

Sair da versão mobile