Alimentos Saudáveis

Alho cru: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 13/02/2018 (atualizado em 10/08/2023)
beneficios de comer alho cru para saude

O aroma do alho cru não será muito agradável, mas os benefícios de comer alho cru em sua dieta ofuscam o cheiro. O alho contém alicina, um composto que possui propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e antioxidantes.

Além disso, ele  está cheio de vitaminas e nutrientes. Para tirar proveito, você tem que comer alho cru pois o cozimento perde suas propriedades medicinais. Para aumentar sua eficiência como um antibiótico, ele deve ser consumido com o estômago vazio.

benefícios de comer alho cru

Benefícios de comer alho cru para saúde:

1. Saúde do coração:

Além disso, o alho melhora a circulação sanguínea, reduz o colesterol e evita doenças cardíacas, isso atrasa o desenvolvimento de aterosclerose ou endurecimento das artérias, o que aumenta o risco de sofrer um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

  • Coma 1 ou 2 dentes de Alho Cru diariamente pela manhã.

2. Controlar a hipertensão:

Um dos benefícios de comer alho cru é que reduz a pressão arterial alta, pois atua como um vasodilatador que ajuda na expansão dos vasos sanguíneos, de modo que o fluxo sanguíneo é mais suave.

  • Se você sofre de pressão alta, coma um ou dois dentes de alho por dia com o estômago vazio.

3. Reduz a dor da artrite: 

Além disso, as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do alho ajudam a reduzir a inflamação associada a várias formas de artrite. Para aliviar a dor nas articulações inflamadas, adicione o alho em sua dieta, de preferência, consuma-o com o estômago vazio.

4. Aumentar a imunidade:

O alho é uma fonte de vitaminas C, B6, manganês e selênio, que ajudam na estimulação do sistema imunológico. Também melhora a absorção de minerais. Além disso, o alho tem propriedades antioxidantes e antimicrobianas que fortalecem as defesas do corpo e combatem infecções.

5. Tratar tosse e frio:

Além disso, este alho é maravilhoso para tratamento da tosse e resfriado, também é útil no tratamento das infecções do trato respiratório superior. O alho facilita a expulsão da fleuma e é muito útil para tratamento da bronquite e asma.

  • Coma alho cru ou tome suplementos de alho para reduzir a freqüência de infecções do trato respiratório.

6. Tratar e eliminar micose:

O alho cru tem propriedades antifúngicas que ajudam no combate a infecções causadas pelos fungos. Caso tenha micose ou pé de atleta, você pode aplicar gel ou óleo de alho nas áreas afetadas da pele. Portanto, para curar a candidíase oral, aplique a pasta de alho nas áreas afetadas de sua boca.

7. Combater as alergias:

O alho cru ajuda o corpo no combate a diferentes tipos de alergias, como rinite alérgica. Portanto, caso sofra de alergias, tome um suplemento de alho durante a temporada de alergia ou aplique alho picado para conseguir um alívio rápido da coceira causada pelas erupções alérgicas.

alho cru

8. Curar dor de dente:

Além disso, o alho é eficaz na redução da dor de dente graças às suas propriedades antibacterianas e analgésicas. Coloque um pedaço de dente de alho esmagado diretamente no dente ou molar afetado. Mas tenha em mente que ele também pode ser irritante, então, aplique-o de vez em quando.

9. Melhora a digestão;

Além disso, ele regula o funcionamento do estômago promovendo a digestão e estimulando as mucosas do estômago para produzir sucos gástricos que ajudam na digestão.

10. Prevenir o câncer:

O alho cru ajuda na prevenção do câncer do sistema digestivo e dos pulmões, graças à presença de composto de enxofre alílico que retarda o progresso do crescimento de células cancerosas. Caso tenha histórico de câncer de família, inclua um dente  em sua dieta para proteger contra câncer.

Sair da versão mobile