Alimentos Saudáveis

Cardamomo: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 19/02/2018 (atualizado em 10/08/2023)
beneficios do cardamomo

O cardamomo é uma erva aromática e pertence à família Zingiberaceae. Ele é considerado uma das especiarias mais caras do mundo. Cardamomo são normalmente em duas cores – preto e verde. As sementes desta planta são consumidos e é usado principalmente para decorar no caril e legumes quentes. Ele também ainda é usado em sobremesas e sorvetes para ganhar o seu sabor distinto.

O que muitas pessoas não sabem é que o cardamomo também possui muitos benefícios para a saúde. O cardamomo é uma boa fonte de minerais como potássio, cálcio, enxofre e magnésio, juntamente com ferro e manganês. Além disso, é rico em muitas vitaminas vitais, incluindo riboflavina, niacina. Ele também ainda é usado em sobremesas e sorvetes para ganhar o seu sabor distinto.

Valor Nutricional do cardomomo:

O cardamomo oferece cerca de 300 calorias por 100 gramas do seu consumo. Ele contém principalmente carboidratos e fibras alimentares. Ele também contém gorduras e minerais como o Sódio, potássio, Ferro, Cálcio e Magnésio. As vitaminas como a vitamina A, vitamina B e vitamina C estão presentes na cardamomo.

Benefícios do Cardamomo:

1. Para Melhorar o Apetite:

O Cardamomo funciona como um tônico digestivo quente que pode lidar com indigestão, flatulência e acidez que podem reduzir seu apetite. Além disso, estimula a secreção de sucos digestivo, o que, por sua vez, melhora o apetite. Se você perdeu o apetite, adicione um pouco de cardamomo em pó à sua sopa ou mace algumas das suas sementes para reativar o apetite.

2. Para Higiene Oral:

O cardamomo podem ajudar contra a halitose. Ela Podem ser mastigada para inibir mau odor. Além disso, o cardamomo podem ajudar a prevenir dor de dente e o óleo de cardamomo podem ser útil para manter as gengivas e dentes saudáveis. Pois, o cardamomo Tem propriedades anti-bacterianas, ajudando assim a resistir ao aparecimento de ataques microbianos.

3. Combate a Anemia:

Outro componente importante do elaichi é o cobre, o ferro e as vitaminas essenciais, como a riboflavina, a vitamina C e a niacina. Conhecido pela sua imensa importância na produção de glóbulos vermelhos e metabolismo celular, o cobre, a riboflavina , a vitamina C e a niacina, além do ferro, são ótimos para combater a anemia e aliviar os sintomas que se experimentam devido à condição.

Veja Também: Os 10 Alimentos que Ajudam a Combater Anemia

4. Afrodisíaco Natural:

O Consumo de cardamomo ajudam a aumentar a circulação do sangue no corpo e Podem ser muito benéfico no combate a disfunção erétil e perda da libido. Isso é devido à presença de borneol, cânfora e eucaliptol de cardamomo.

5. Ajuda a Prevenir o Câncer:

O cardamomo é um alimento anti-cancerígenos. Isso ajuda a restringir o metabolismo de células do câncer no corpo. O Cardamomo é rico em fitoquímicos nomeadamente IC3 (indol-3-carbinol) e DIM (diindolylmethane) que podem ser eficaz contra o Câncer de Mama, da próstata e do ovário. Além disso, Pesquisadores descobriram que ele podem ajudar no aumento da glutationa que é um antioxidante no organismo.

6. Reduz a Pressão Arterial:

O cardamomo é rico em fibras e potássio, que podem ajudar na manutenção do nível de pressão arterial. Além disso, O Cardamomo podem ajudar a equilibrar os efeitos do sódio no organismo.

7. Para Pele:

O cardamomo é ricos em nutrientes que são benéfico para a pele. Além disso, o cardamomo é excelente fonte de varias vitaminas, antioxidantes e óleos voláteis. O cardamomo podem ajudar em restringir os danos causados ​​devido aos radicais livres que por sua vez irá retardar as rugas e o envelhecimento prematuro. A vitamina C ajuda a manter a pele saudável e macia.

8. Para Cabelo:

O cardamomo podem ser útil no fortalecimento das raízes do cabelo, Pois nutrir o couro cabeludo e mantêm-o hidratado, devido à presença de óleos voláteis. Além disso, O cardamomo podem ajudar na remoção da caspa e ajuda a tornar o cabelo brilhante.

9. Para Constipação:

O cardamomo é conhecido por ser o melhor remédio natural para tratar a constipação. É carregado com fibras que aumenta o peristaltismo do intestino grosso e, portanto, faz com que seja mais fácil para expelir as fezes. Além disso, este fruto é adicionado às vezes para isabgol para melhorar a ação laxante.

10. Para Desintoxicar o Corpo:

Sendo rico em antioxidantes, o cardamomo também ajuda a desintoxicação, removendo toxinas do corpo. É uma ótima fonte de manganês, que ajuda a produzir enzimas que eliminam e destroem os radicais livres. Um corpo desintoxicado prepara o caminho para mais energia e melhor imunidade e metabolismo.

11. Para Melhorar a Saúde Renal:

O cardamomo é considerado bom para os rins, pois promove a micção e diminui a pressão arterial, além de remover cálcio e ureia acumulados nos rins.

12. Ajuda na Perda de Peso:

O cardamomo podem ajudar a aumentar o metabolismo de gordura no corpo. É ainda rico em fibras dietéticas que podem ajudar no processo digestivo que por sua vez mantem uma pessoa saciada.

13. Melhora a Sua vida Sexual:

Muitas pessoas não sabem que elaichi na realidade atua como um poderoso tônico e estimulante. Não só ajuda a fortalecer o corpo, mas também faz maravilhas no tratamento de disfunções sexuais, como a ejaculação precoce e a impotência. Além disso, também ajuda você a se sentir enérgico e a durar mais tempo na cama.

14. Propriedades Antioxidante:

Muitas vitaminas, fito nutrientes e óleos essenciais em cardamomo atuam como antioxidantes, limpando radicais livres e resistindo ao envelhecimento celular.

15. Para Diabetes:

O cardamomo exerce efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda no combate contra diabetes. Estudos têm mostrado que o consumo dos extratos do cardamomo auxilia na redução dos níveis de glucose e de triglicéridos no sangue. Os flavonoides presentes no cardamomo exercem efeitos protetores contra a resistência à insulinas.

16. Melhora a Produção de Leite Materno:

O cardamomo ajuda a melhorar a produção de leite materno entre a mãe em lactação, se o suco de cardamomo for tomado com pó de Gengibre e açúcar mascavo pela mãe.

17. Para o Sistema Neurológico:

A ingestão regular de cardamomo pode melhorar o processamento da memória e da informação entre pessoas que sofrem de doença de Alzheimer. Isso pode ser porque chá de cardamomo foi encontrado para melhorar os níveis de acetilcolinesterase (Ach) no cérebro. Esta enzima Ach melhora a concentração e ajuda no tratamento da perda de memória associada à doença de Alzheimer.

18. Para Gripe:

O cardamomo podem ser consumida quando uma pessoa está com frio, bronquite, asma e tosse. Este tempero forte e pungente tem um efeito calmante e quente. Ele ajuda a liberar o catarro e, portanto, ajuda contra nariz entupido e garganta. Chá de cardamomo com mel é uma opção maravilhosa durante o inverno e podem auxiliar no alívio de dores de cabeça.

19. Para Constipação:

O Cardamomo é conhecido por ser o melhor remédio natural para tratar a constipação. É carregado com fibras que aumenta o peristaltismo do intestino grosso e, portanto, faz com que seja mais fácil para expelir as fezes. Além disso, este fruto é adicionado às vezes para isabgol para melhorar a ação laxante.

20. Para Digestão:

O cardamomo é um alimento saudável quando se trata de digestão. Isso ajuda a melhorar a produção de saliva, que ajuda na desintegração adequada de partículas de alimento. Cardamomo é rica em fibra dietética, que ajuda a restringir o início da constipação. Além disso, As Fibras alimentar ajuda no movimento intestinal regular e, portanto, limpa o intestino.

21. Para Trata Problemas Sexuais:

Sua propriedade afrodisíaca natural ajuda a melhorar o desejo sexual entre os homens, bem como tratar as condições como impotência, disfunção sexual, ejaculação precoce, espermatorreia e etc.

22. Saúde Ocular:

Uma das vitaminas mais importantes encontradas nesta fruta é a vitamina A, bem como outros carotenoides que ajudam a proteger o corpo. Além disso, os carotenos são essenciais para a saúde dos olhos, pois atuam como antioxidantes para reduzir ou eliminar as cataratas, além de prevenir a degeneração macular nas células oculares.

23. Aumento de Energia:

Esta fruta é conhecida por atuar como uma reserva de energia. Por cada 100 gramas desta fruta consumido, você obtém 37 gramas de carboidratos, que são a fonte de energia essencial da dieta.

24. Saúde do Coração:

Os fitoesteróis encontrados no grão de cardamomo foram conectados à redução dos níveis de colesterol, enquanto os níveis significativos de fibras alimentares ajudaram a equilibrar os níveis de colesterol no sistema cardiovascular, diminuindo assim as chances de desenvolver aterosclerose e, posteriormente, sofrer de ataques cardíacos. Além disso, Os níveis de potássio encontrados no grão de cardamomo impulsionam a saúde do coração através do relaxamento dos vasos sanguíneos.

25. Para Mulheres Grávidas:

Nutricionistas concordam que o cardamomo é seguro para consumo por mulheres grávidas, mas isso deve ser moderado. Sendo uma excelente fonte de vitamina B e ácidos Ômega-3 , o cardamomo é altamente recomendado durante a gravidez. No entanto, as mulheres grávidas são encorajadas a cozinhar este crustáceo muito bem em outros para destruir parasitas e bactérias que poderiam afetar os bebês por nascer.

beneficios cardamomo

Outros benefícios:

  • É considerado como um anti-depressivo e podem ser consumido quando uma pessoa Estive com stress ou Mal humor;
  • O seu óleo podem ser aplicado nos lábios, pois é um hidratante natural;
  • É um diurético natural e podem ser útil na restrição de aparecimento de cálculos biliares e renais;
  • Muitas pessoas ainda não sabem, mas esta fruta contem propriedades que ajuda a regular a pressão sanguínea;
  • Por esta fruta conter vários nutrientes, ela é essencial para combater a dor de cabeça.
Sair da versão mobile