Alimentos Saudáveis

Alimentos ricos em vitamina B7: Para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 09/08/2023)
vitamina b7

A vitamina B7 também chamada de Biotina ou vitamina B8, pode ser encontrada principalmente em órgãos de animais. Além disso, ela desempenha funções importantes no corpo e é um nutriente que atua na conversão dos alimentos em glicose, o que é necessário para a produção de energia.

No entanto, os alimentos que possui esta  vitamina trabalham na produção de ácidos graxos e aminoácidos e na ativação do metabolismo de proteínas e aminoácidos na raiz dos cabelos e nas células das unhas dos dedos das mãos.

vitamina b7

Qual é a deficiência da vitamina B7?

Devido ao fato de ser sintetizada pelas bactérias do bem encontradas no trato digestivo, a deficiência de vitamina B7 é considerada rara. Entretanto, pacientes que seguem uma alimentação 100% intravenosa (através de agulha), que fazem hemodiálise, pessoas com diabetes e que têm uma ingestão limitada de vitaminas por meio da dieta correm risco de desenvolverem a condição.

Entre os sintomas da deficiência desta vitamina, encontram-se:

  • Perda de cabelo;
  • Pele seca e escamosa;
  • Rachadura nos cantos da boca;
  • Inchaço e dor na língua;
  • Secura nos olhos;
  • Perda de apetite;
  • Fadiga;
  • Insônia e depressão;

Quais são os alimentos ricos em vitamina B7?

Para ter uma alimentação equilibrada, é necessário certificar-se de incluir alimentos que sejam fontes dos diversos nutrientes que o corpo necessita para funcionar corretamente, o que inclui as vitaminas.

1. Amêndoas:

Deliciosas e benéficas para todo indivíduo, as amêndoas são capazes de fornecer, em média, 90 mcg de vitamina B7 a cada porção na medida de uma xícara consumida.

2. Salmão cozido:

Além disso, uma porção de 100 g do salmão cozido trazem entre aproximadamente 4,7 mcg e cerca de 5,9 mcg desta vitamina.

3. Chocolate:

O doce preferido de quase todas as pessoas, o chocolate é dotado de 32mcg de vitamina B7 a cada 100g consumido. Todavia, é importante ter cuidado com a ingestão desse doce, uma vez que o mesmo possui alto teor calórico.

4. Nozes:

As nozes, pistache e todos os outros tipos são altamente um dos alimentos que possui alto nível de vitamina. Além de proporcionar os níveis ideias de proteínas e nutrientes para uma dieta, eles disponibilizam de elevada dosagem para o organismo.

5. Amendoim:

Além disso, saboroso e muito bem aceito por quase todas as pessoas, o amendoim possui para o organismo 100mg desta vitamina, se consumida uma porção na medida de uma xícara.

6. Couve-flor:

Considerada o vegetal fornecedor dos mais elevados níveis de vitamina B7, a couve se destaca ainda pelo seu alto teor de água e por ser dotada de poucas calorias.

7. Cenoura:

No entanto, a cenoura é benéfica para unhas, cabelo e pele, além de ser dotada de inúmeros nutrientes e vitaminas. Portanto em uma xícara de consumo desse alimento, por exemplo, é possível obter 6mcg de vitamina B7.

8. Ovos

Saborosos e bem-vindos no acompanhamento de diversos pratos ou mesmo para um delicioso café da manhã, o ovo é sempre um alimento presente na mesa de todos os brasileiros. De 7 a 15mcg é quanto esse alimento pode fornecer vitaminas e minerais ao corpo humano.

9. Tomate:

Ingrediente principal de molhos e também de pratos de saladas, o tomate possui inúmeros nutrientes que estimulam o bom funcionamento do corpo.

alimentos ricos em vitamina b7

10. Abacate:

Além disso, uma unidade inteira de abacate apresenta entre 2 mcg a 6 mcg do nutriente.

11. Acelga:

Verde, saborosa e rica em antioxidantes, a acelga e bem-vinda em todos os pratos de saladas. Portanto, o seu consumo, na medida de uma xícara, oferece aproximadamente 10,5mcg desta vitamina.

12. Iogurte:

Além disso, esta bebida láctea nutritiva, o iogurte é consumido por praticamente todo ser humano. No entanto, em sua composição, 7,4mcg de vitamina B7 podem ser obtidos pelo organismo a cada medida de uma xícara consumida.

13. Banana:

As frutas não costumam ser boas fonte de vitamina B7. Entretanto, a banana funciona como uma exceção para esta regra.

14. Sementes de Girassol:

Além de serem uma fonte rica em antioxidantes, as sementes de girassol são alimentos ricos em vitamina B7.

15. Carne de Porco Cozida:

No entanto, uma porção de 100 g de carne de porco cozida possui entre em torno de 2,35 mcg a aproximadamente 4,7 mcg de Vitamina B7.

Além disso, aqui está outros alimentos ricos em vitamina B7:

  • Nozes-pecã;
  • Arroz;
  • Fígado cozido;
  • Ervilhas;
  • Aveia;
  • Levedura nutricional;
  • Morangos;
Sair da versão mobile