Alimentos Saudáveis

Leite de égua: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 13/02/2018 (atualizado em 10/08/2023)
beneficios do leite de egua

Os benefícios do leite de égua são importantes, pois, beber esse leite é algo que a maioria das pessoas nunca pensaram, mas em algumas partes do mundo, essa prática é bastante comum, e os benefícios para saúde são surpreendentes.

benefícios do leite de égua

O que é o leite de égua?

O leite de égua, como o próprio nome indica, é o leite retirado de um cavalo feminino. Além disso, o uso mais comum, fora da alimentação de potros, é produzir uma bebida chamada kumis, que é um produto lácteo fermentado.

Alguns países europeus este leite em pó disponível em mercados e lojas, mas é bastante comum encontrar em forma líquida. Além disso, devido à prevalência de outras opções de leite, como leite de vaca, leite de cabra, leite de soja e leite de arroz, o leite de égua raramente é a escolha preferida.

Valor nutricional:

Os componentes nutricionais presente no leite de cavalo incluem níveis muito elevados de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E. Além disso, de fato, esses nutrientes são encontrados em concentrações mais altas do que no leite de vaca. O leite da égua também fornece níveis notáveis de potássio, ferro, cálcio e magnésio.

O leite égua só tem cerca de 88 calorias em 210 ml, enquanto há quase 130 calorias na mesma quantidade de leite de vaca. Além disso, este leite também é bastante baixo em gordura, e grande parte da gordura contido é composta de monoinsaturados.

Os benefícios mais conhecidos incluem o melhoramento dos sintomas do eczema, desintoxicação do corpo. Além disso, apoio da digestão, aumento da densidade óssea, proteção do coração e redução da inflamação em todo o corpo.

Benefícios do leite de égua para saúde:

1. Tratar eczema:

Na medicina tradicional, o leite de égua foi aplicado em manchas de inflamação na pele, como aquelas causadas por eczema, psoríase, rosácea ou outra irritação. Além disso, misturar com áloe ou óleo de coco pode aliviar este desconforto rapidamente.

2. Auxilia na digestão:

Com menos caseína do que o leite tradicional, você pode proporcionar ao seu estômago um impulso antibacteriano. Além disso, já que este leite também é rico em certos anticorpos que podem reequilibrar sua flora intestinal e reduzir os sintomas de constipação, inchaço e indigestão.

3. Melhorar a saúde óssea:

Com maiores concentrações de minerais do que o leite de vaca. Além disso, o leite de égua pode prevenir o aparecimento da osteoporose e auxilia no funcionamento do metabolismo à medida que envelhecemos.

4. Reduzir a pressão sanguínea:

Existe um nível notável de potássio, que atua como vasodilatador, reduzindo a tensão nos vasos sanguíneos e artérias. Além disso, o que pode reduzir o risco de aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

5. Desintoxica o corpo:

Uma pesquisa descobriu que o leite de égua tem um efeito estimulante sobre o fígado, o que pode ajuda o corpo na eliminação das toxinas de forma mais eficaz. Além disso, ajuda na saúde geral e no bem-estar, e pode proporcionar um impulso ao sistema imunológico.

Sair da versão mobile