Alimentos Saudáveis

Arroz integral: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 06/02/2018 (atualizado em 11/08/2023)
benefícios do arroz integral para perder peso

O arroz integral é melhor que o branco por muitas razões, inclusive nos ajudando a perder peso. É composta de três parte, farelo, germe e endosperma. Além disso, o Arroz Integral Para Perder Peso pode ser muito benéfico tanto para o emagrecimento como para saúde geral do corpo. O arroz integral é um alimento básico para a maioria das pessoas. É uma refeição fácil de ser preparada, portanto, torna-se uma alternativa de refeição simples. É comum que talvez algumas pessoas não possam apreciar a bondade dos grãos integrais.

benefícios do arroz integral para perder peso

O arroz integral para perder peso tem nutrientes de alta qualidade e outros benefícios inerentes à saúde. Ele sempre é comparado ao seu arroz branco, que sempre pode parecer mais atraente aos olhos.

Em um estudo publicado num veículo especializado constatou-se que mudar o consumo de arroz branco para o arroz integral era benéfico, pois resultou em uma diferença significativa onde arroz integral ajuda na perda de peso.

O arroz integral para perder peso, é muito benéfico, e  tem outros benefícios como seus benefícios minerais como tiamina, cálcio, proteína, magnésio e potássio, todos necessários para o funcionamento do corpo.

Você ficará surpreso ao saber o quanto esse grão pode contribuir para a perda de peso. Prepare sua mente para ser surpreendido enquanto lê sobre os benefícios do arroz para perda de peso.

Quais os benefícios do arroz integral para perder peso?

1. Fonte de fibra:

O arroz é muito benéfico pois, é grão de arroz sem ter removido o casco do grão. A casca e o farelo presente no grão fornecem essa capacidade natural. Portanto, o alto teor de fibras no farelo do arroz ajuda na perda de peso. Isso faz com que crie uma saciedade em sua barriga.

Isso faz com que uma pessoa consuma pequena porções de alimentos e evite o desejo de comer frequentemente. Desta forma, apenas a quantidade certa de alimentos é consumida, mantendo o peso controlado. Além disso, a fibra também regula o nível de glicose na corrente sanguínea. Quando o nível de glicose no sangue aumenta anormalmente, o corpo responde armazenando glicose como glicogênio, onde na maioria dos casos se transforma em gordura.

2. Baixa densidade de energia:

Alimentos com baixa densidade de energia têm menos calorias por grama. Portanto, o consumo de alimentos de baixa densidade de energia, como o arroz ajuda na perda de peso, e tem uma estratégia de comer as mesmas quantidades de alimentos e reduzir as calorias para a perda de peso.

Além disso, o consumo de calorias pode ser diminuído sem necessariamente reduzir a quantidade de alimentos consumidos. O arroz pode fazer com que perca peso sem privar a comida.

3. Queima depósitos de gordura:

O arroz integral tem baixa libertação de açúcar em comparação com outras formas de arroz. De fato, o arroz liberta 23% menos de açúcar. Ao liberar menos açúcar, o arroz integral auxilia na perda de peso, impulsionado o corpo a queimar depósitos de gorduras como energia, causando uma redução no peso do corpo.

4. Rico em selênio:

O arroz integral possui um alto nível de selênio. O selênio é um mineral usado pelo corpo para regular a função da tireoide. É essencial para uma boa saúde. Especialistas em suplementos alimentares concluíram que uma glândula tireoide saudável ajuda no controle do peso. Isto é conseguido pela liberação de hormônios que afetam a forma como a gordura, proteína e carboidratos são usados no corpo.

5. Elimina colesterol ruim:

O arroz integral é rico em manganês. Este mineral ajuda o corpo na síntese de gordura e colesterol, assim como benefícios de amêndoas para perda de peso. Um jornal norte-americano de nutrição clínica publicou um estudo que concluiu que as pessoas com dieta baixa em calorias, como o arroz integral, perdem mais gordura em comparação com as pessoas que optam pelo arroz refinado.

arroz integral para perder peso

6. Fonte de proteínas e carboidratos:

O arroz fornece um teor de proteína de 4,5 gramas e um teor de carboidratos de 45 gramas. O teor de proteína é significativo, uma vez que retarda a digestão de carboidratos. A desaceleração das digestões de carboidratos é importante, uma vez que equilibra a glicemia.

Quando o nível de glicose no sangue aumenta anormalmente, o corpo responde ao armazenar a glicose como glicogênio, onde na maioria dos casos se transforma em gordura. Além disso, a proteína também é benéfica na construção de músculos.

Sair da versão mobile