Alimentos Saudáveis

Suco de amla: Para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 05/02/2018 (atualizado em 11/08/2023)
beneficios do suco de amla

Os benefícios do suco de amla que você deve saber, pois, tem sido uma parte da cultura indiana há centenas de anos, os efeitos impressionantes deste suco estão sido conhecidos pelo resto do mundo. Cientificamente conhecida como Phyllanthus Emblica, esta árvore produz a amla, que é de cor verde e semitransparentes.

A amla foi usada em aplicações culinárias e medicinais por milhares de anos, mas o sabor é bastante amargo, e é por isso que seu uso como suco de frutas pode não é tão popular. No entanto, devido a incrível variedade de nutrientes e antioxidantes encontrados no suco amla, sua popularidade está aumentando.

benefícios do suco de amla

O suco de amla possui altos níveis de vitamina C, mas também possui alguns outros nutrientes comuns. Dito isto, uma pesquisa mostrou que tem a maior concentração de antioxidantes em qualquer baga, fruta ou vegetais. Alguns desses ingredientes ativos incluem flavonoides, kaempferol e ácido gálico, entre outros.

Benefícios do suco de amla para saúde:

1. Saúde da pele:

Com uma maior quantidade de antioxidantes do que qualquer outra fruta ou vegetal, esse suco pode prevenir os sinais de envelhecimento e melhorar a aparência da pele. A atividade dos antioxidantes elimina os radicais livres e previne a mutação celular, incluindo aqueles que causam uma pele solta e enfraquecida.

2. Sistema imunológico:

O suco de amla é rico em vitamina C e isso pode aumentar o sistema imunológico e aumentar sua produção de sangue. Além disso, a vitamina C é uma vitamina que ajuda a combater gripe e resfriado.

3. Reduzir os níveis de colesterol:

Estudos recentes descobriram que os níveis de colesterol podem ser reduzidos efetivamente pelo consumo de suco de amla. Na verdade, está sendo conhecido também devido aos seus níveis excepcionalmente elevados de antioxidantes fundamentais.

4. Saúde respiratória:

O consumo de suco de amla tem sido historicamente utilizada para melhorar a saúde respiratória, pois pode aliviar a inflamação e abordar infecções em suas vias respiratórias.

5. Melhorar a digestão:

A fibra presente no suco de amla ajuda no aumento da saúde digestiva. Embora o consumo excessivo cause constipação, uma quantidade moderada deste suco pode diminuir a inflamação gástrica e estimular os movimentos intestinais normais.

6. Saúde do coração:

Numerosos estudos foram realizados sobre o suco de amla e seu papel na redução da pressão arterial. A presença de potássio ajuda na redução da tensão nos vasos sanguíneos e nas artérias, evitando os sintomas de aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

7. Prevenção do câncer:

O ácido elágico, ácido gálico e outros flavonoides presente neste suco ajuda na prevenção e tratamento de certos tipos de câncer.

Os níveis de antioxidantes neste suco estão fora dos gráficos, para que possam efetivamente reduzir a atividade de radicais livres em todo o corpo, o que é bom caso esteja tentando diminuir o risco de câncer.

8. Gerenciamento do diabetes:

Em quantidades razoáveis tem a capacidade de regular os níveis de glicose no sangue, o que pode auxiliar os pacientes diabéticos a controlar os níveis de açúcar no sangue e evitar gotas e picos perigosos, além de proporcionar um impulso aos seus níveis de energia.

9. Saúde capilar: 

Curiosamente, o suco de amla é realmente útil para a saúde do cabelo de muitas maneiras, e pode ser consumido e aplicado topicamente. Beber fornece minerais, antioxidantes e nutrientes que promovem o cabelo.

No entanto, caso aplique este suco topicamente no couro cabeludo, poderá aliviar a inflamação, estimular a saúde dos folículos pilosos e evitar a caspa. Muitas pessoas preferem misturar o suco de amla com seus produtos de cabelo, pois isso pode melhorar o brilho, particularmente naqueles com cabelo quebradiço ou pontas duplas.

10. Perda de peso:

O suco de amla foi usado como um suplemento de perda de peso, principalmente porque tem poucas calorias. Os antioxidantes podem melhorar o sistema digestivo e acelerar o metabolismo, o que aumenta a queima de gordura passiva, ao mesmo tempo que diminui os níveis de colesterol LDL.

Os ácidos graxos da vitamina C e ômega 3 presentes no suco também podem aumentar a energia sem aumentar os níveis de calorias ou gorduras. Muitos antioxidantes encontrados neste suco também podem desintoxicar o corpo.

Malefícios:

Tal como acontece com qualquer alimento extremamente poderoso, também há alguns efeitos colaterais graves de beber uma quantidade excessiva de suco de amla, incluindo constipação, hipoglicemia, pele seca, hipotensão, refluxo ácido e reações alérgicas.

Sair da versão mobile