Alimentos Saudáveis

Geleia real: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 09/08/2023)
beneficios da geleia real

A geleia real é uma substancia gelatinosa produzida pelas abelhas jovens exclusivamente para alimentação da Rainha da colmeia. Se alimentando dessa geleia, Abelhas rainhas, desenvolvem mais força, tamanho e maior vitalidade para a reprodução.

A rainha não poderia consumir tanto, é por isso que há um mercado desenvolvido para este suplemento nutricional. Em termos de utilização, geralmente vem em grânulos ou pó e são comumente adicionados a saladas, Iogurte ou alguma outra bebida fria.

benefícios da geleia real

Valor nutricional da geleia real:

A geleia real contém uma rica variedade de nutrientes, incluindo minerais como o Cálcio, Cobre, Ferro, Fósforo, silício, enxofre e Potássio, bem como uma riqueza de vitaminas da família B, biotina, inositol, Ácido Fólico.

Benefícios da geleia real para saúde:

1. Regula a pressão arterial:

Além disso, a pesquisa revelou que algumas das proteínas encontradas tem um efeito direto sobre os níveis de pressão arterial em humanos. Este hidrolisado de proteínas pode ter uma longa duração de impacto sobre a pressão sanguínea. Quando isso é combinado com o Potássio encontrado na geleia real  atua como um vasodilatador para reduzir o estresse sobre os vasos sanguíneos e do coração.

2. Reduz o colesterol:

Embora a maioria das pessoas associem o doce com altos níveis de colesterol, este não é o caso com geleia real . Na verdade, a pesquisa mostrou que consistentemente adicionando à sua dieta pode causar uma notável queda em seus níveis de “mau” colesterol, ajudando assim a prevenir a aterosclerose e problemas cardiovasculares subsequentes, como ataques cardíacos e derrames.

3. Auxilia na digestão:

Essa geleia ajuda na Digestão. Se você é um daqueles que sofrem de Refluxo Ácido ou Síndrome do Cólon Irritável, o Chá de Bardana pode aliviar seus problemas e reduzir a inflamação.

4. Atua na prevenção do câncer:

Há um certo número de agentes antioxidantes encontrados na geleia real , mas especificamente, mostra uma capacidade de inibir o bisfenol A, também conhecido como BPA. Este é um estrogênio ambiental que tem sido associada a níveis elevados de câncer da mama.

5. Controla a glicemia:

Se você tem o nível de Açúcar elevado, agora pode ter a ajuda da raiz para equilibrar a glicemia e mantê-la sob controle. Por ser baixa em calorias e no índice glicêmico, também é adequada para diabéticos.

6. Trata inflamação:

A impressionante gama de vitaminas e enzimas ativas na geleia real  torná-la um potencial agente anti-inflamatória. No entanto, com calor excessivo irá desfazer as propriedades enzimáticas. De modo geral, não pode ser ingerida com intuito de conseguir esses benefícios.

7. Aumenta a imunidade:

Muitos estudos registraram que a Geleia ajuda a aumentar a Imunidade de uma pessoa. Ele ajuda a combater as bactérias e contém muitos antioxidantes.

geleia real

8. Previne o envelhecimento precoce:

Assim como a geleia real  ajuda a prolongar significativamente a vida útil da abelha rainha, os compostos antioxidantes encontrados também podem trabalhar para eliminar os radicais livres que normalmente causam o envelhecimento prematuro das nossas células.

9. Regula a atividade metabólica:

Além disso, o fato de que a geleia real  contém todos os 8 aminoácidos necessários que os seres humanos não podem produzir faz com que seja uma importante fonte de alimento. Esses 8 aminoácidos podem ser difíceis de adquirir, mas são necessários para forjar novas proteínas no corpo e manter o metabolismo funcionando corretamente.

10. Promove a saúde do cérebro:

Um estudo revelou que a geleia real tem a capacidade de estimular o crescimento de células estaminais neurais e de células gliais do cérebro, o que pode significar que pode ajudar a prevenir doenças, tais como a doença de Alzheimer e doença de Parkinson.

Sair da versão mobile