Alimentos Saudáveis

Caroço do pequi: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 21/02/2018 (atualizado em 09/08/2023)
caroço do pequi

O caroço do pequi também é rico em ácidos graxos monoinsaturados, gorduras do bem que também são encontradas nas oleaginosas e azeites. Além disso, o pequi é uma fruta típica do cerrado brasileiro, muito utilizada na culinária das regiões Nordeste e Centro – Oeste e também no Norte de Minas Gerais. Além disso, a medicina popular atribui uma série de usos ao pequi.

Esses ácidos graxos podem reduzir os níveis de colesterol LDL do sangue, evitando acúmulo de placas de gordura e trazendo benefícios para a saúde do coração. Os principais são os ácidos oleico, palmítico, linoleico e esteárico.

caroço do pequi

Benefícios do caroço do pequi para saúde:

1. Contem fonte de potássio:

A mistura de vitaminas e minerais, incluindo potássio, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos naturais encontradas no fruto, pode ajudar a aliviar a pressão sobre os vasos sanguíneos e relaxar eles, aumentando desse modo o fluxo sanguíneo e aliviando a pressão sobre o coração.

2. Rico em fibras:

A fibra é uma parte importante de a grande maioria das frutas e legumes, e o pequi não é excepção. Além disso, os altos níveis de fibra encontrados em pequi ajuda a melhorar a sua saúde digestiva por adicionar volume ao seu banco e reduzir a ocorrência de constipação, flatulência, cólicas e diarreia.

3. Contem composto anti-inflamatórios:

Um estudo realizado em atletas exclusivamente com a dieta do caroço do pequi, constatou-se que a inflamação geral das articulações e músculos foram reduzidas após os treinamentos.

4. É Rico em vitamina:

Além disso, o caroço do pequi é uma boa fonte de vitamina A, e como você deve saber, o beta-caroteno é um dos derivados da vitamina A. O teor de carotenoides de pequi é alto, e estes atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares.

5. Elimina bactérias:

No entanto, o pequi também pode ser usado como uma substância antibacteriana, pois é capaz de matar micróbios e bactérias nocivas.

6. Contem um óleo essencial:

óleo essencial do pequi pode ser extraído das nozes sementes dentro do mesocarpo da fruta pequi. Além disso, este óleo essencial é frequentemente incluído em xampus e hidratantes tradicionais no Brasil, mas está começando a ganhar terreno no mercado internacional também.

7. Protege o coração:

O pequi tem um teor muito elevado de ácidos graxos mono-insaturados, que são os mesmos compostos encontrados em nozes, azeitonas e compostos orgânicos benéficos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue e protege o nosso coração.

8. Aliviar asma:

Além disso, o caroço do pequi pode ser uma solução natural para asma, extraia o óleo do fruto. Portanto, coloque de 3 à 5 gotas sobre as refeições, duas vezes por dia.

9. Pressão sanguínea: 

A mistura de vitaminas e minerais, incluindo o potássio, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos dos ácidos naturais podem ajudar a aliviar a tensão sobre vasos sanguíneos e também relaxá-los. Ocasionando assim, um aumento do fluxo sanguíneo e alivio de pressão sobre o coração.

pequi

10. Melhora a visão:

A vitamina A pode ser encontrada em grandes quantidades no caroço do pequi possui Beta-caroteno ele é um dos derivados da vitamina A. Portanto, o teor de carotenoides do pequi atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares.

Confira outros benefícios do caroço de pequi para saúde:

  • Ajuda a prevenir os sintomas da psoríase, como a escala e a secura;
  • Ele é usado para tratar lesões cutâneas e eczema;
  • Auxilia na cicatrização de cicatrizes, mostrando manchas e também evita sinais prematuros de envelhecimento;
  • Ele iguala o tom de pele e alisa as rugas e as linhas;
  • Mantém a elasticidade da pele e também alivia as manchas da idade.
Sair da versão mobile