Alimentos Saudáveis

Groselha indiana: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 05/02/2018 (atualizado em 11/08/2023)
beneficios da groselha indiana

Os benefícios da groselha indiana que você precisa saber, pois, conhecido por ter uma história de longa data na medicina ayurvédica, a groselha indiana pode ser encontrada na Índia, Oriente Médio e alguns países do Sudeste Asiático.

Já foi considerado como um alimento milagroso na antiga medicina Ayurveda, onde é usada para melhorar a digestão e promover a longevidade entre outros.

benefícios da groselha indiana

Os benefícios da groselha indiana para a saúde podem ser parcialmente atribuídos ao seu alto teor de vitamina C ou ácido ascórbico (até 445 mg por 100 gramas). Como é rico em vitamina C, a fruta é um pouco azeda. Além disso, também contém muitos minerais e vitaminas, como vitamina A, complexo de vitamina B, vitamina E, cálcio, fósforo e assim por diante.

Uma das coisas mais surpreendentes, porém, é provavelmente o fato de que esta fruta, popularmente conhecida como Amla, é coroada como um dos agentes antioxidantes mais poderosos em comparação com outras frutas.

Benefícios da groselha indiana para saúde:

1. Proteger o coração:

Outro benefício da groselha indiana envolve o sistema cardiovascular. Ele fortalece os músculos do coração fazendo com que o sangue possa ser bombeado em todo o corpo. Também aumenta o nível de proteína no corpo, o que, por sua vez, reduz a gordura indesejada.

Neste caso, diminui a quantidade de colesterol ruim (isto é, LDL), bem como triglicerídeos no corpo sem impactar sobre os bons (isto é, HDL). Dessa forma, evita o acúmulo de placa e o bloqueio do fluxo sanguíneo para o coração e, como tal, reduz a chance de ter aterosclerose. Se o risco de aterosclerose diminuir, o paciente terá uma menor chance de sofrer ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

2. Aliviar a dor das articulações:

Uma pesquisa mostrou que o consumo de groselha indiana por 6 meses teve efeitos semelhantes com o de sulfato de glucosamina ou medicamento tomado para aliviar a dor causada pela osteoartrite. Isto porque este fruto é anti-inflamatório, cujo pode reduzir a dor nas articulações e as bolhas que ocorrem em pessoas com artrite.

3. Fortalecer os ossos:

Além disso, também fortalece os ossos, pois contém muito cálcio e tem a capacidade de baixar os osteoclastos, o tipo de células ósseas que quebram o tecido ósseo.

4. Curar dor de garganta:

Como a groselha indiana é rica em vitamina C (445 mg por 100 gramas), é provável que seja benéfico no combate à dor de garganta e ao frio. O ácido ascórbico também aumenta a imunidade, o que novamente será útil para recuperação da dor de garganta. Portanto, da próxima vez, em vez de consumir muitos suplementos de vitamina C, tente consumir em vez disso.

5. Melhorar a visão:

A groselha indiana também pode melhorar a visão devido às suas poderosas propriedades antioxidantes. Tais propriedades evitam que a retina seja exposta aos radicais livres e, como tal, reduz o risco de catarata. Além disso, a capacidade de melhorar a visão pode ser atribuída ao caroteno, pigmento que é bem conhecido por seu impacto positivo na visão.

6. Aliviar indigestão:

Como mencionado anteriormente, a groselha indiana é muito rica em fibras, assim como muitas outras frutas. A fibra é muito importante na manutenção de movimentos intestinais saudáveis. Assim, a groselha age como um laxante suave, onde ajuda os no deslocamento dos alimentos pelo sistema digestivo e elimina a constipação.

7. Tratar a constipação:

A fibra também contribui para a eficiência da digestão, fazendo com a capacidade do corpo de absorver nutrientes possa ser otimizada enquanto elimina os componentes não utilizados, o que leva à melhoria da saúde geral da pessoa.

8. Eliminar toxinas:

O conteúdo de ferro presente na groselha indiana faz com que seja um purificador de sangue. Em relação à sua capacidade de manter o movimento intestinal saudável, também elimina as toxinas do corpo. O ferro, por outro lado, aumenta o número de hemoglobina e glóbulos vermelhos (ou eritrócitos) no corpo.

9. Prevenir anemia:

Neste caso, também previne a anemia, aumentando o número de hemoglobina. Além disso, a groselha indiana também aumenta a atividade diurética, o que significa que aumentará a frequência de micção e, como tal, desintoxicante. A micção, como sabemos, ajuda o corpo a eliminar a toxina, ácido úrico e outro excesso que não é necessário pelo nosso corpo.

10. Impulsionador de imunidade:

A vitamina C e outros antioxidantes são abundantes na groselha indiana. Como tal, não é surpreendente que é um grande reforço de imunidade contra doenças. Ao ter um sistema imunológico mais forte, isso nos impedirá que fiquemos doente e sermos mais resistentes contra infecções ou bactérias.

11. Combater infecções:

Além disso, ajuda a aumentar a quantidade de leucócitos, cujo funciona atacando as doenças infecciosas e substâncias estranhas no corpo, desta forma, protegendo os corpos.

12. Melhorar a função cognitiva:

Uma vez que a groselha indiana melhora a circulação sanguínea através do fortalecimento dos músculos cardíacos, também melhora a função cognitiva, a capacidade de concentração, bem como a memória.

13. Prevenir alzheimer:

Os antioxidantes também protegem as células cerebrais dos radicais livres e, por sua vez, nos protegem de doenças que afetam o cérebro, como a doença de Alzheimer.

14. Aumentar a taxa metabólica:

Outro fato maravilhoso da groselha indiana é que aumenta a capacidade do corpo absorver proteína, o que é crucial para determinar a nossa taxa metabólica. Esta é uma ótima notícia, pois ao aumentar nossas atividades metabólicas, melhor será o nosso metabolismo corporal. Pense nisso desta forma, quanto melhor for o metabolismo, maior a capacidade de perder peso e aumentar a massa muscular.

15. Reduzir o colesterol:

Note-se que, como mencionado acima, também ajuda a reduzir o colesterol ruim e é rico em fibras, o que significa que manterá a barriga perfeita por um período de tempo mais longo, o que, claro, é crucial para perda de peso.

16. Eliminar os radicais livres:

Evitar que os radicais livres causem danos ao corpo, realmente pode proporcionar um envelhecimento mais devagar e graciosamente. Da mesma forma, esses antioxidantes também nos protegem de doenças causadas por danos da oxidação.

17. Rico em antioxidantes:

Como um dos agentes antioxidantes mais fortes, a groselha indiana protege o corpo da exposição e danificação por radicais livres. Os radicais livres tornam as pessoas mais velhas.

18. Possui propriedades de resfriamento:

Com a vitamina C sendo um dos principais ingredientes, pode manter nosso corpo fresquinho ao controlar o calor ao qual estamos expostos. Isso ocorre porque o ácido ascórbico aumenta os taninos, que também está contido nesta fruta. O próprio tanino funciona como escudo térmico. Como tal, se aumentarmos a habilidade do tanino em atuar como escudo térmico, nosso corpo se sentirá mais frio apesar do sol ardente.

19. Aumenta a absorção de cálcio:

Todos sabemos o quão grande é o papel que o cálcio desempenha em nosso corpo. A boa notícia é que a groselha indiana também aumenta a absorção de cálcio! Se o cálcio pode ser absorvido otimamente, isso significa que teremos ossos mais fortes e como tal, manteremos a osteoporose à distância. O cálcio também contribui para o ritmo cardíaco normal, dentes, contração muscular, funcionamento das enzimas, e assim por diante.

Outros benefícios da groselha indiana: 

  • Atua como antiacne;
  • Melhor solução para espinhas;
  • Além disso, cura a irritação da pele;
  • Restaura a firmeza da pele;
  • Além disso, reduz a pigmentação de pele;
  • Ilumina o tom de pele;
  • Além disso, limpador natural;
  • Contém propriedades antivirais;
  • Além disso, promove o crescimento do cabelo;
  • Trata problema de couro cabeludo;
  • Além disso, torna o cabelo preto e brilhante;
  • Contém pouco teor de gorduras;
  • Além disso, pode purificar sangue;
  • Para cálculos renais;
  • Além disso, remédio para úlceras;
  • Para problema intestinal;
  • Além disso, remédio contra muitas doenças;
  • Promove a saúde cardiovascular;
  • Além disso, é um tratamento para perda de peso.
Sair da versão mobile