Alimentos Saudáveis

Mel cru: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 08/02/2018 (atualizado em 11/08/2023)
beneficios do mel cru

O mel cru é bastante benefíco para saúde e para beleza, pois contém muitos nutrientes que trata várias condições e deixa pele mais bonita, poque você precisa conhecer. Além disso, aqueles que querem adoçar sua dieta saudável, o mel cru é uma excelente opção.

beneficios do mel cru

Graças à sua natureza nutritiva e sabor delicioso, o mel cru é um dos adoçantes mais populares do mundo, e uma das escolhas mais saudáveis que você pode fazer.

O que é mel cru?

É completamente puro, cujo é derivado diretamente da colmeia. É completamente não aquecido, não processado e não pasteurizado. O mel cru é bem conhecido por ser uma fonte densa de muitos nutrientes que podem proteger a saúde e também contém certos compostos específicos que não possui no mel comercializado em supermercados.

O melhor meio de conseguir mel cru é diretamente dos apicultores, pois essa é a melhor maneira de saber que é autêntico. Algumas pessoas se perguntam se mel cru é seguro e, com exceção daquelas pessoas que têm alergias ao pólen de abelha ou as flores de onde o néctar é colhido, há muito pouco risco.

Valor nutricional:

O valor nutricional do mel cru é impressionante e possui níveis elevados de proteína, aminoácidos, vitaminas B, cálcio, manganês, potássio, magnésio, zinco e ferro, bem como vários antioxidantes polifenólicos que aumentam a saúde.

Uma única colher de sopa contém apenas 60 calorias. Como não há gordura ou colesterol, é relativamente alto em açúcar e deve ser consumido com moderação.

Benefícios do mel cru:

1. Fortalece o sistema imunológico:

O mel cru tem uma série de propriedades antibacterianas naturais, e até contém pequenas quantidades de peróxido de hidrogênio, tornando-se ideal para proteção do sistema imunológico e defesa contra uma variedade de infecções.

2. Controla diabetes:

As pessoas com diabetes que utilizam-o de maneira responsável, pode ter menos efeito do que o açúcar normal e funciona como um adoçante ideal para uma série de alimentos.

3. Regula o sono:

A natureza calmante , além do seu teor de magnésio, pode ser um complemento perfeito para uma xícara de chá noturno e irá ajudá-lo a ter um sono reparador.

mel cru

4. Propriedades cicatrizantes:

É frequentemente aplicado em queimaduras e feridas, pois os minerais e antioxidantes podem acelerar o processo de cicatrização e reduzir o aparecimento de cicatrizes e outras manchas na pele.

5. Aumentar energia:

Fornece uma dose concentrada de carboidratos, bem como proteínas e aminoácidos, os quais todos são valiosos para o corpo e podem acelerar o metabolismo, mantendo-o concentrado e energizado.

6. Protege o sistema respiratório:

Desde dor de garganta, tosse, o excesso de muco e aperto no peito, as propriedades calmantes, relaxantes e antioxidantes podem tratar rapidamente esses sintomas.

Malefícios do Mel Cru:

Apesar dos muitos benefícios, existem potenciais efeitos colaterais relacionados ao consumo, incluindo regulação do açúcar no sangue, aumento de peso, botulismo e várias reações alérgicas, conheça algumas delas

  • Nível de açúcar: Existem carboidratos (açúcares)  Por isso, é melhor consumi-lo com moderação, pois resultará em um aumento do açúcar no sangue. Isso é bem importante para quem sofre de diabetes.
  • Botulismo: Um dos perigos incomuns é a chance de conter esporos de Clostridium botulinum, que podem causar efeitos colaterais sérios, especialmente em crianças pequenas.
  • Ganho de peso: Embora a quantidade de calorias não seja extrema, o consumo excessivo pode levar a um aumento gradual de peso, caso não alie o aumento da dieta e exercício.
  • Reações alérgicas: Algumas pessoas são alérgicas a qualquer veneno de abelha ou o pólen de flores que levaram à produção de mel, o que pode causar sofrimento gastrointestinal, inchaço, vermelhidão, erupções cutâneas e desconforto.
Sair da versão mobile