Alimentos Saudáveis

Espirulina: O que é, como usar, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 27/08/2018 (atualizado em 09/08/2023)
usos da espirulina

A espirulina é um suplemento nutricional carregado com proteínas de alto valor biológico, é composto de clorofila e ficocianina, duas bactérias que causam a cor azul-verde que a caracteriza.

Os maias usavam essa cianobactéria com frequência, podiam encontrá-la em lagos próximos e usá-la de maneiras diferentes. Atualmente é altamente recomendado em situações de emergência devido ao seu alto teor de nutrientes.

espirulina

O que espirulina?

Além disso, a espirulina é um suplemento dietético obtido a partir de cianobactérias, uma classe de organismos unicelulares anteriormente conhecida também como algas azuis.

Como usar a espirulina?

As crianças podem consumir 500 mg de espirulina por cada 10 kg. Os adultos fazem isso de acordo com o que querem combater. O ideal é consumir 3 gramas por dia e se for para perder peso, entre 3 ou 5 gramas.

Propriedades Medicinais da Espirulina:

Esta biomassa de alga tem a presença de minerais como o Cromo, Potássio, Ferro, Fósforo, Zinco, Selênio e Magnésio, além de seu alto teor de ácidos graxos e ácido gamalinolênico.

No entanto, existe uma particularidade neste último componente, porque também está presente no leite materno, o que o torna adequado para o consumo de crianças de qualquer idade, você só precisa ter cuidado com as quantidades em que serão fornecidas.

Benefícios da  espirulina para saúde:

1. É Revigorante:

Especial para pessoas que experimentam muita Fadiga. Não importa quantos anos você tenha, o consumo de espirulina terá efeito imediato.

2.  Ajuda perder peso:

Além disso, muitas pessoas adicionam esta cianobactéria às suas dietas devido ao seu alto teor de fenilalanina, um composto que diminui o apetite e acelera o sistema metabólico e digestivo.

3. Regula a pressão sanguínea:

Seus antioxidantes atuam efetivamente na corrente sanguínea, regulando seu trabalho completamente e melhorando a saúde do coração. Também regula o colesterol ruim, previne e erradica a Anemia e é um aliado potencial para combater o diabetes.

4.  Anticancerígena:

Devido a todos os seus componentes, a espirulina é altamente recomendada para prevenir e controlar o câncer, de fato, seu consumo pode acabar em muito pouco tempo com células cancerígenas.

5. Desintoxica o corpo:

A espirulina possui qualidades antibacterianas e antitóxicas, tornando-se especial a desintoxicar completamente o organismo, conseguindo purificá-lo em curtos períodos de tempo.

6. Previne o envelhecimento precoce:

Tanto os antioxidantes como as vitaminas que compõem a espirulina portanto eles atuam rapidamente no corpo, eliminando todos os radicais livres que causam imperfeições faciais, rugas e manchas no corpo.

7. Evita doenças hepáticas:

Os médicos recomendam o uso desta algas azuis para evitar e naturalmente eliminar doenças relacionadas ao fígado e a qualquer outro órgão.

8. Melhora o sistema nervoso:

Além disso, o sistema nervoso precisa de uma série de nutrientes especiais que estão presentes na biomassa de algas de modo que qualquer condição relacionada ao sistema nervoso ou cognitivo tem a possibilidade de curar se este suplemento é ingerido.

Sair da versão mobile