Nutrientes

Potássio – o que é, benefícios e deficiência!

Por Alan Costa, em
o que é o potássio?

O potássio pode desempenhar um papel em muitas outras funções corporais vitais. De fato, seu cérebro, rins, músculos e ossos contam com esse mineral. Além disso, ele, é um mineral essencial para o corpo. Ele é o terceiro mineral mais abundante no organismo e, a deficiência deste mineral, é prejudicial à saúde. O principal beneficio do potássio é proteger a saúde dos ossos.

o que é o potássio?

Este mineral é encontrado em todas as células do corpo e seus níveis são controlados pelos rins. Além disso, o ele interage nas funções do corpo com sódio para tentar alcançar o equilíbrio de fluidos e minerais. Sendo um elemento fundamental para a saúde.

O que é o potássio?

Este mineral é o elemento-chave da contração muscular. As necessidades diárias são bastante fracas e geralmente são cobertas com uma dieta equilibrada.

A concentração do mineral é pequeno na maioria das águas minerais, exceto em certas águas com gás. Hoje queremos informá-lo sobre seus benefícios para a saúde, para que você possa consumir uma dieta adequada e se nutrir desta minera.

Funções do potássio:

Esse mineral desempenha um papel fundamental não só na contração dos músculos e do coração, mas também na transmissão do fluxo nervoso. Intervêm no funcionamento neuromuscular e combate cólicas.

Este mineral também participa do bom funcionamento dos rins e das glândulas supra-renais, que regulamenta o estresse e a produção de energia.

Fontes de potássio:

As principais fontes deste mineral são as nozes, oleaginosas, Bananas, legumes frescos, cereais. Ele também é encontrado em certas bebidas, como chá e chocolate quente. A falta de deste mineral causa fraqueza muscular e fadiga.

Abaixo está uma lista de alimentos de alto teor de potássio:

  1. Abacate,
  2. Abóbora,
  3. Espinafre,
  4. Batata doce,
  5. Salmão selvagem,
  6. Damascos secos,
  7. Romã,
  8. Água de coco,
  9. Feijão branco,
  10. Banana.

Necessidades de potássio:

É essencial consumir este mineral em quantidade suficiente para lidar com os efeitos do sódio consumido em excesso. Uma pessoa adulta deve consumir 3 a 5 gramas por dia; crianças de 0 a 6 anos entre 0,5 e 1 grama / dia.

Quais os benéficos do potássio?

1. Cura de pele seca: 

Uma das razões pelas quais muitas pessoas sofrem de pele seca é devido à sua deficiência. Este mineral mantém a pele hidratada e hidratada internamente.

2. Eleva baixos níveis de açúcar no sangue: 

Uma deficiência deste mineral provoca baixo nível de açúcar no sangue em humanos. Os efeitos do baixo nível de açúcar no sangue são: dores de cabeça, tremores e nervosismo.

3. Reduzir a queda do cabelo: 

As bananas e as amêndoas são ricas em neste mineral e, se você as comer diariamente, logo notará uma redução na perda de cabelo.

quais os benéficos do potássio?

4. Ajuda a aliviar as cólicas: 

Uma vez que os tecidos musculares o requerem para um bom funcionamento, uma deficiência deste mineral no sangue resulta em cãibras musculares.

4. Cérebro: 

Ele ajuda a transportar oxigênio para o cérebro. As funções importantes do cérebro, como a memorização e a aprendizagem também são suportadas por ele.

5. Ajuda na manutenção do pH: 

Atua como um equilibrador de nível de pH para a pele. Ele absorve as moléculas de água do meio ambiente e hidrata a pele. Claro, em vez de usar este mineral através de cosméticos, você pode seguir a maneira natural e incluí-lo em sua dieta regular.

6. Crescimento do Cabelo: 

Se a taxa de crescimento do cabelo for lenta e você estiver procurando maneiras naturais de aumentá-lo, o ele irá ajudá-lo a conseguir isso.

7. Ajuda a melhorar a função renal: 

Isso ajuda a manter o rim limpo e suporta seu funcionamento. Além disso, este mineral também ajuda os rins na remoção de resíduos pelo processo de excreção. Assim, mantém o corpo limpo.

8. Reduzir o risco de doença cardíaca: 

Os níveis ideais de deste mineral ajudam a reduzir a pressão arterial, bem como a regular a circulação da frequência cardíaca.

Veja também: Os 4 Principais Sintomas de Doença Cardíaca!

9. Ajuda a complementar o metabolismo: 

Ele está envolvido na degradação dos carboidratos na forma de glicose. Também ajuda o corpo a usar aminoácidos para criar proteínas que compõem os músculos.

Ele também protege os músculos, evitando espasmos e dores musculares com o consumo desse mineral.

10. Proteger os ossos: 

Reduz o risco de osteoporose e fraturas.

11. Fortalece o sistema nervoso: 

Ele é necessário para o impulso nervoso e o funcionamento do cérebro. A deficiência dele causa falta de concentração, problemas de memória e mudanças de humor.

12. Colabora com os processos digestivos: 

Este mineral ajuda a equilibrar os níveis de sódio, água e líquido no trato digestivo. Desta forma, ajuda a digestão correta do organismo e impede o corpo de distúrbios renais.

13. Contração muscular:

Ele é necessário para a contração e relaxamento regular dos músculos. Na verdade, a maior parte deste mineral em seu corpo está concentrada em suas células musculares.

potássio ajuda na contração muscular

Outros benefícios:

  1. Bom funcionamento do coração.
  2. Equilíbrio do nível de água no organismo.
  3. Regulação da pressão arterial.
  4. Prevenção contra o acidente vascular cerebral (AVC).
  5. Equilíbrio dos músculos.
  6. Prevenção contra cãibras.

Sinais da deficiência:

A deficiência deste mineral geralmente coincide com um muito elevado nível de sódio, uma vez que estes dois minerais estão em equilíbrio no corpo. Também é geralmente relacionado à falta de Magnésio e os sinais correspondentes são coincidentes: fraqueza muscular e fadiga.

Uma deficiência verdadeiramente importante pode ter consequências digestivas, musculares ou cardíacas potencialmente graves, como paralisia muscular e distúrbios no ritmo cardíaco.

Sair da versão mobile