Dicas de Saúde

Aloe vera: O que é, para que serve, como usar e benefícios

Por Alan Costa, em 20/02/2019 (atualizado em 21/09/2023)

A aloe vera é uma planta milenária que chegou a ser considerada por muitos como uma panaceia. Popularmente suas propriedades e múltiplos benefícios são conhecidos, que são comercializados como produtos para cuidados com a beleza e o corpo.

maneiras de usar aloe vera

Ao incluí-lo em sua dieta diária, seus benefícios são apreciados. Aloe vera contém 12 vitaminas, 19 aminoácidos e 20 minerais que aumentam as defesas do nosso corpo. Também é rico em antioxidantes, restaura a flora intestinal e limpa o trato digestivo.

Maneiras de usar aloe vera para melhorar sua saúde:

Para o uso tópico de aloe vera, é suficiente passar rapidamente sob a torneira da água. Você pode deixar pequenos riscos verdes que aderem à parte espessa da folha.

Tenha em mente que estes devem ser removidos se você estiver indo usar aloe vera para consumo. As veias verdes têm um sabor muito amargo. Então, veja 6 maneiras de usar aloe vera e melhorar sua saúde:

1. Inchaço nas pernas:

Aplicações locais de aloe vera nas pernas doloridas e com varizes melhoram o inchaço e a dor consideravelmente.

Para usá-lo, extraia o gel de duas folhas de aloe vera e coloque-o na geladeira por algumas horas. Esfregue as pernas com o gel, em movimentos de baixo para cima por 5 minutos. Remova o excesso e deixe o resto secar nas suas pernas. Repita se necessário.

2. Obstipação e indigestão:

Nossos maus hábitos alimentares precisam de insumos alcalinos para normalizar a digestão ácida e aliviar a constipação intestinal. Portanto, consumir aloe vera shakes ajuda a reduzir esses sintomas irritantes.

INGREDIENTES:

  • 1 pepino (200 g);
  • 1/2 colher de chá de gengibre (5 g);
  • 3 folhas de aloe vera (600 g);
  • 1 colher de chá de salsa (5 g);
  • O suco de 1 limão.

MODO DE PREPARAÇÃO:

  • Extraia o gel das folhas de aloe vera;
  • Descasque o pepino;
  • Coloque o pepino com aloe vera, gengibre e salsa no liquidificador;
  • Misture todos os ingredientes por 5 minutos;
  • Coloque a mistura em um copo e adicione o suco de limão;
  • Retire com uma colher e beba em um gole.

3. Infecções na boca:

Pessoas expostas a corticosteroides e outros medicamentos que suprimem o sistema imunológico são propensos a infecções na boca causadas pelo fungo candida. Os asmáticos freqüentemente desenvolvem essa condição devido ao uso prolongado de seus inaladores com esses componentes.

Para evitá-lo, extrair o gel de uma folha de aloe vera e liquefazer-lo com meio copo de água . Lave sua boca com essa mistura uma vez por dia. Também funciona na cicatrização de aftas recorrentes e na redução da placa dentária.

4. Acne:

As propriedades anti-sépticas e hidratantes da babosa são aliadas para o cuidado da pele, especialmente em casos de acne. Limpe sua pele com sabão neutro. Corte um pedaço de aloe vera ao meio e amasse a pele com a parte gelatinosa.

Não se exponha diretamente ao sol depois de aplicar aloe vera, especialmente se você colocá-lo em seu rosto, porque os sintomas podem piorar. Este tratamento regenera as células da pele, mas você deve ter paciência como os resultados são vistos a longo prazo.

5. Alergias:

Para as condições da pele causadas por alergias, recomenda-se a aplicação de compressas de aloe vera. Para isso, liquefazer duas folhas de aloe vera com tudo e casca.

Essa mistura é embrulhada em um pano de algodão e aplicada nas áreas afetadas. Funciona imediatamente e proporciona grande alívio. Este procedimento também é eficaz em caso de picadas de insetos e queimaduras.

6. Envelhecimento prematuro:

As rugas causadas pela desidratação dérmica e pela exposição prolongada ao sol são geralmente atenuadas consideravelmente com a babosa. A aplicação tópica do gel promove a produção de colágeno e renova a elasticidade da pele.

maneiras de usar aloe vera

Aplique o gel diretamente na área afetada e deixe secar. Você precisa ter aloe vera suficiente para esse tipo de tratamento porque os efeitos são observados após 90 dias de uso contínuo.

Aloe vera tem propriedades bioativas únicas, desde que seja consumido em seu estado natural. As preparações comerciais costumam ter outros aditivos, por isso recomendamos ter uma ou mais plantas de aloe vera em casa. Atreva-se a usar aloe vera e aproveite seus benefícios.

Sair da versão mobile