Dicas de Saúde

Valtrex: Para que serve, como usar, precauções e malefícios do uso

Por Alan Costa, em 26/02/2019 (atualizado em 15/09/2023)
o que e valtrex

O valtrex é usado para tratar infecções causadas por certos tipos de vírus. Em crianças, é usado para tratar herpes labial em torno da boca (causada por herpes simplex) e varicela (causada por varicela zoster). Em adultos, é utilizado para tratar herpes zoster e herpes labial em torno da boca. O valtrex também é usado para tratar surtos de herpes genital. Em pessoas com surtos frequentes, este medicamento é usado para reduzir o número de episódios futuros.

valtrex

O valtrex é um medicamento antiviral. Isso impede o crescimento de certos vírus. No entanto, não é uma cura para essas infecções.Os vírus que causam essas infecções continuam vivendo no corpo, mesmo entre os surtos.O valtrex diminui a gravidade e a duração destes surtos. Ajuda na cicatrização das feridas mais rapidamente, evita a formação de novas feridas e diminui a dor/coceira. Este medicamento também pode reduzir a duração da dor após a cicatrização das feridas.

Como Usar o Valtrex:

Leia a bula disponível na farmácia antes de começar a tomar valtrex e cada vez que receber um reabastecimento. Se tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.Tome Valtrex por via oral, com ou sem alimentos, conforme indicado pelo seu médico. Beba muitos líquidos enquanto toma este medicamento para diminuir a chance de efeitos colaterais.

A dosagem e a duração do tratamento baseiam-se no seu tipo de infecção, problema médico e resposta ao tratamento. Para o tratamento de varicela em crianças, a dosagem também é baseada no peso.

Este medicamento funciona melhor quando iniciado no primeiro sinal de um surto, conforme indicado pelo seu médico. Pode não funcionar tão bem caso atrase o tratamento. Para catapora, comece tomando o valtrex no primeiro sintoma ou o mais rapidamente possível após a erupção aparecer. Para herpes labial ou herpes genital, comece tomando este medicamento no primeiro sinal ou assim que sentir formigamento, coceira ou queimação.

O valtrex funciona melhor quando a quantidade de medicamento em seu corpo é mantida em um nível constante. Portanto, tome este medicamento em intervalos uniformemente espaçados. Para ajudá-lo a lembrar, tome no mesmo horário todos os dias.

Continue tomando este medicamento até que a quantidade prescrita seja concluída. Não altere a sua dose, ignore quaisquer doses ou pare este medicamento precocemente sem a aprovação do seu médico. Informe o seu médico caso o problema persista ou piore.

Malefícios do Valtrex:

Náusea, dor de estômago, dor de cabeça ou tontura podem ocorrer. Caso alguns desses efeitos persista ou piore, informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente. Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque ele ou ela julgou que o benefício para você é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.

Informe ao seu médico imediatamente caso tenha quaisquer efeitos secundários graves, incluindo: alterações mentais/humor (tais como agitação, confusão, alucinações), dificuldade em falar, movimentos instáveis, sinais de problemas renais (tais como alteração da quantidade de urina).
Este medicamento raramente pode causar um distúrbio com risco de vida que afeta as células do sangue, os rins e outras partes do corpo.

valtrex para que serve

Este distúrbio é mais provável de ocorrer caso tenha problemas relacionadas a um sistema imunológico enfraquecido (como HIV, transplante de medula óssea, transplante renal). Procure ajuda médica imediatamente caso tenha quaisquer efeitos colaterais graves, incluindo: cansaço extremo, batimentos cardíacos lentos/rápidos/irregulares, nódoas pretas/hemorragias, febre, urina com sangue/escuro, dores abdominais, olhos/pele amarelada, alterações na visão, perda de consciência, convulsões.

Uma reação alérgica muito grave a este remédio é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente caso note quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão/inchaço (especialmente da face/língua/garganta), tonturas graves, dificuldade em respirar.
Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Se notar outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções:

Antes de tomar valtrex , informe ao seu médico ou farmacêutico se é alérgico a ela; ou ao aciclovir; ou se você tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes:

  • Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: problemas renais.
  • Este remédio pode raramente fazer com que fique tonto. Álcool ou maconha podem deixá-lo mais tonto. Não dirija, use máquinas ou faça qualquer atividade que precise de atenção até poder executá-la com segurança. Limite o consumo de bebidas alcoólicas. Converse com seu médico caso esteja usando maconha.
  • Antes de fazer uma cirurgia, informe ao seu médico ou dentista sobre todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos prescritos, medicamentos sem receita médica e produtos fitoterápicos).
  • Não tome certas imunizações/vacinas (tais como vacinas contra o vírus da varicela) sem o consentimento do seu médico.
  • Os adultos mais velhos podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais dessa remédio, especialmente alterações mentais/de humor (como confusão, agitação) e problemas renais (como uma alteração na quantidade de urina).
  • O herpes pode se espalhar facilmente. Evite contato físico próximo com outras pessoas (como beijar) durante um surto até que o herpes esteja completamente curado. Tente não tocar na afta. Se fizer isso, lave as mãos depois.

O Valtrex não impede a propagação do herpes . Para diminuir a chance de dar herpes genital ao parceiro, não tenha contato sexual durante um surto ou se tiver sintomas. Você pode espalhar herpes genital, mesmo se não tiver sintomas.Portanto, sempre use um método de barreira eficaz (preservativos de látex ou poliuretano/próteses dentárias) durante toda a atividade sexual.Consulte seu médico ou farmacêutico para mais detalhes.

Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando necessário. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico.Este medicamento passa para o leite materno, mas é improvável que prejudique um lactente.Consulte o seu médico antes de amamentar.

Interações:

As interações medicamentosas podem alterar o modo como seus medicamentos funcionam ou aumentam o risco de efeitos colaterais graves. Este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis.Mantenha uma lista de todos os produtos que usado (incluindo prescrição / medicamentos sem receita médica e produtos fitoterápicos) e compartilhe com seu médico e farmacêutico.

Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico. Alguns produtos que podem interagir com este fármaco incluem: outros remédios que podem causar problemas renais (incluindo medicamentos anti-inflamatórios como o ibuprofeno e naproxeno). O valtrex é muito semelhante ao aciclovir.Não use medicamentos contendo aciclovir enquanto estiver usando valtrex .

Overdose:

Se alguém tiver uma overdose e apresentar sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência. Os sintomas de sobredosagem podem incluir: alteração da quantidade de urina, cansaço extremo, alterações mentais/do humor, perda de consciência, convulsões.

Notas:

Não compartilhe este medicamento com os outros. Este medicamento foi prescrito somente para a sua condição atual. Não use mais tarde para outra infecção, a menos que seu médico lhe indique.

para que serve valtrex

Dose Perdida:

Caso perda uma dose, tome assim que se lembrar, se estiver perto da hora da próxima dose, pule a dose e retome o seu esquema posológico habitual.Não duplique a dose para recuperar o atraso.

Armazenamento:

Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade. Não armazene no banheiro.Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação. Não jogue esses medicamentos no vaso sanitário ou coloque em um ralo, a menos que seja instruído a fazer isto. Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário. Consulte o seu farmacêutico ou empresa local de eliminação de resíduos.

Sair da versão mobile