Dicas de Saúde

8 sinais e sintomas da deficiência de Vitamina A ignorados

Por Alan Costa, em 20/11/2018 (atualizado em 03/07/2022)
sinais e sintomas da deficiência de Vitamina A

Os sinais e sintomas da deficiência de vitamina A ignorados, pois a vitamina A é um poderoso antioxidante e desempenha um papel crítico na nossa saúde. Além disso, a vitamina A é importante para muitas funções corporais, pois é uma vitamina lipossolúvel importante para ter uma visão adequada, um sistema imunológico forte, reprodução e boa saúde da pele.

Ademais, é possível encontrar nos alimentos dois tipos de vitamina A: vitamina A pré-formada e provitamina A.

sinais e sintomas da deficiência de Vitamina A ignorados

Também conhecida como retinol a vitamina A pré-formada é comumente encontrada em carne, peixe, ovos e laticínios.

Entretanto, o corpo converte carotenoides em alimentos vegetais, como frutas e verduras vermelhas, verdes, amarelas e laranjas, em vitamina A.

Embora a deficiência seja rara nos países desenvolvidos, muitas pessoas nos países em desenvolvimento não recebem vitamina A.

Os que possuem maior risco de deficiência são mulheres grávidas, mães que amamentam, bebês e crianças. Condições como Fibrose cística e diarreia crônica também podem aumentar o risco de deficiência. Contudo, confira a seguir

Quais os principais sintomas de deficiência de vitamina A?

1. Infecções na garganta e no peito:

Um dos sintomas de deficiência de vitamina A pode ser infecções frequentes, especialmente na garganta ou no peito.

A Suplementação de vitamina A pode ajudar com infecções do trato respiratório, mas os resultados da pesquisa são mistos.

Um estudo em crianças no Equador mostrou que crianças abaixo do peso que tomaram 10.000 UI de vitamina A por semana tiveram menos infecções respiratórias do que aquelas que receberam placebo.

Entretanto, uma revisão de estudos em crianças descobriu que suplementos de vitamina A podem aumentar o risco de desenvolver infecções na garganta e tórax em 8%.

Os autores sugeriram que os suplementos só deveriam ser dados àqueles com verdadeira deficiência.

Além disso, de acordo com um estudo em idosos, os altos níveis sanguíneos do carotenoide beta-caroteno provitamina A podem proteger contra infecções respiratórias.

2. Acne e fungos:

O fato da vitamina A promove o desenvolvimento da pele e combate a inflamação, ela pode ajudar a prevenir ou tratar a acne. Vários estudos associaram baixos níveis de vitamina A à presença de acne.

Em um estudo realizado em 200 adultos, os níveis de vitamina A naqueles com acne foram mais de 80 mcg mais baixos do que naqueles sem a condição.

A vitamina A tópica e oral pode tratar a acne. Pesquisas mostram que cremes contendo vitamina A podem reduzir o número de lesões da acne em 50%.

A forma mais conhecida da vitamina A oral usada para tratar a acne é a isotretinoína, ou Accutane. Este medicamento pode ser muito eficaz no tratamento da acne, mas pode ter vários efeitos colaterais, incluindo alterações do humor e defeitos congênitos.

3. Pele seca:

Como a vitamina A é importante para a criação e reparação de células da pele. Ela também ajuda a combater a inflamação causada por problemas de pele.

Não receber a quantia de vitamina A adequada pode causar o desenvolvimento de eczema e outros problemas de pele.

Eczema é uma condição que provoca pele seca, coceira e inflamação. Vários estudos clínicos demonstraram que a alitretinoína, um medicamento prescrito com atividade de vitamina A, é eficaz no tratamento do eczema.

Em um estudo de 12 semanas, pessoas com eczema crônico que tomaram de 10 a 40 mg de alitretinoína por dia tiveram uma redução de até 53% nos sintomas. Tenha em mente que a pele seca pode ter muitas causas, mas a deficiência crônica de vitamina A pode ser o motivo.

4. Lenta cura de ferimentos:

Feridas que não cicatrizam bem após lesão ou cirurgia podem estar ligadas a baixos níveis de vitamina A.

Isso ocorre porque a vitamina A promove a criação de colágeno, um componente importante da pele saudável. Pesquisas sugerem que tanto a vitamina A oral quanto a tópica podem fortalecer a pele.

Um estudo em ratos descobriu que a vitamina A oral melhorou a produção de colágeno. A vitamina teve esse efeito, embora os ratos estivessem tomando esteroides, o que pode inibir a cicatrização de feridas.

Pesquisas adicionais em ratos descobriram que o tratamento da pele com vitamina A tópica parecia prevenir feridas associadas ao diabetes.

Pesquisa em seres humanos mostra resultados semelhantes. Homens idosos que trataram feridas com vitamina A tópica tiveram uma redução de 50% no tamanho de suas feridas, em comparação com os que não usaram o creme.

sintomas da deficiência de vitamina A

5. Cegueira noturna:

A deficiência grave de vitamina A pode levar à cegueira noturna. Vários estudos observacionais relataram uma alta prevalência de cegueira noturna em nações em desenvolvimento.

Devido à extensão deste problema, os profissionais de saúde trabalharam para melhorar os níveis de vitamina A em pessoas com risco de cegueira noturna.

Em um estudo, mulheres com cegueira noturna receberam vitamina A na forma de alimentos ou suplementos. Ambas as formas de vitamina A melhoraram a condição. A capacidade das mulheres de se adaptarem à escuridão aumentou mais de 50% em seis semanas de tratamento.

6. Crescimento atrofiado:

As crianças que não consomem vitamina A em quantidade suficiente podem apresentar um crescimento atrofiado. Isso ocorre porque a vitamina A é necessária para o bom desenvolvimento do corpo humano.

Vários estudos mostraram que os suplementos de vitamina A, isoladamente ou com outros nutrientes, podem melhorar o crescimento. A maioria desses estudos foi realizada em crianças de países em desenvolvimento.

De fato, um estudo em mais de 1.000 crianças na Indonésia descobriu que aqueles com deficiência de vitamina A que tomaram altas doses de suplementos durante quatro meses cresceram 0.39 cm mais do que crianças que tomaram placebo.

No entanto, uma revisão de estudos descobriu que a suplementação com vitamina A em combinação com outros nutrientes pode ter um impacto maior no crescimento do que a suplementação apenas com vitamina A.

Por exemplo, crianças com crescimento atrofiado na África do Sul que receberam múltiplas vitaminas e minerais tiveram o comprimento por idade melhores do que aqueles que receberam apenas vitamina A.

7. Infertilidade e dificuldade para conceber:

A vitamina A é necessária para a reprodução em homens e mulheres, bem como o desenvolvimento adequado em bebês.

Se você está tendo problemas para engravidar, inegavelmente essa deficiência pode ser uma das razões. A deficiência de vitamina A pode levar à infertilidade em homens e mulheres.

Estudos mostram que ratas com deficiência de vitamina A têm dificuldade em engravidar e podem ter embriões com defeitos congênitos.

Outra pesquisa sugere que os homens inférteis podem ter uma maior necessidade de antioxidantes devido a níveis mais elevados de estresse oxidativo em seus corpos. A vitamina A é um dos nutrientes que atua como antioxidante no organismo.

A deficiência de vitamina A também está relacionada com abortos espontâneos.

Contudo, um estudo que analisou os níveis sanguíneos de diferentes nutrientes em mulheres que tiveram abortos recorrentes descobriu que eles tinham baixos níveis de vitamina A.

8. Olhos Secos:

Decerto problemas oculares são alguns dos problemas mais conhecidos relacionados à deficiência de vitamina A.

Em casos extremos, não obter vitamina A suficiente pode levar à cegueira completa ou à morte das córneas, que são caracterizadas por marcas chamadas manchas de Bitot.

Os olhos secos, ou a incapacidade de produzir lágrimas, são um dos primeiros sinais de deficiência de vitamina A.

Crianças pequenas na Índia, África e Sudeste Asiático que têm dietas sem vitamina A correm mais risco de desenvolver olhos secos. Suplementar com vitamina A pode melhorar esta condição.

Um estudo descobriu que altas doses de vitamina A diminuíram a prevalência de olhos secos em 63% entre bebês e crianças que tomaram suplementos por 16 meses.

Excesso de Vitamina A:

A vitamina A é valiosa para a saúde geral. Entretanto, muito disso pode ser perigoso.

A hipervitaminose A, ou toxicidade da vitamina A, geralmente resulta do uso de altas doses de suplementos por longos períodos de tempo. As pessoas raramente tomam muita vitamina A apenas da dieta.

O excesso de vitamina A é armazenado no fígado e pode levar a toxicidade e sintomas problemáticos, como alterações na visão, inchaço dos ossos, pele seca e áspera, úlceras na boca e confusão.

As mulheres grávidas devem ter um cuidado especial para não consumir muita vitamina A para evitar possíveis defeitos congênitos.

Primeiramente verifique com seu médico antes de iniciar suplementos de vitamina A.

Pessoas com certas condições de saúde podem precisar de uma quantidade maior de vitamina A. No entanto, a maioria dos adultos saudáveis precisa de 700 a 900 mcg por dia. As mulheres que estão amamentando precisam de mais, enquanto as crianças precisam de menos.

Mais Informações:

A deficiência de vitamina A é prevalente em nações em desenvolvimento, mas é rara na América e em outros países desenvolvidos.

Ademais, pouca vitamina A pode causar inflamação da pele, cegueira noturna, infertilidade, atraso no crescimento e infecções respiratórias.

sinais da deficiência de Vitamina A

Portanto, pessoas com feridas e acne podem ter níveis sanguíneos mais baixos de vitamina A e se beneficiar do tratamento com doses mais altas da vitamina.

A vitamina A é encontrada na carne, laticínios e ovos, assim como nos alimentos vegetais vermelhos, laranja, amarelos e verdes. Para ter certeza de obter vitamina A suficiente, coma uma variedade desses alimentos.

Se você suspeitar que tem uma deficiência de vitamina A, converse com seu médico ou profissional de saúde. Certamente comendo uma variedade destes alimentos e suplementos, consertar uma deficiência pode ser simples.

Sair da versão mobile