Dicas de Saúde

8 benefícios dos suplementos de metilsulfonilmetano para saúde

Por Alan Costa, em 28/12/2018 (atualizado em 05/10/2021)

Benefícios dos suplementos de metilsulfonilmetano que provavelmente você não não conhece, pois, ele é um suplemento dietético popular usado para tratar uma ampla gama de sintomas e condições.

suplementos de metilsulfonilmetano

É um composto contendo enxofre encontrado naturalmente em plantas, animais e seres humanos. Também pode ser produzido em laboratório para criar suplementos dietéticos em pó ou em cápsulas.

Metilsulfonilmetano é amplamente utilizado no campo da medicina alternativa e por pessoas que procuram uma maneira natural de aliviar a dor nas articulações, reduzir a inflamação e aumentar a imunidade.

Além disso, a pesquisa apóia o uso do metilsulfonilmetano no tratamento de várias condições, da artrite à rosácea. Aqui estão 8 benefícios dos suplementos de metilsulfonilmetano:

Benefícios dos suplementos de metilsulfonilmetano:

1. Diminui dores nas articulações:

Um dos usos mais populares do metilsulfonilmetano é diminuir a dor nas articulações ou nos músculos. Tem sido mostrado para beneficiar aqueles com degeneração articular, uma causa comum de dor nos joelhos, costas, mãos e quadris.

A degeneração articular pode afetar negativamente sua qualidade de vida, limitando seu movimento e mobilidade.

Estudos mostraram que metilsulfonilmetano reduz significativamente a inflamação em seu corpo. Também inibe a quebra da cartilagem, um tecido flexível que protege as extremidades dos ossos nas articulações.

Um estudo em 100 pessoas com mais de 50 anos descobriu que o tratamento com um suplemento contendo 1.200 mg de metilsulfonilmetano durante 12 semanas diminuiu a dor, rigidez e inchaço nas articulações, em comparação com um placebo.

O grupo que recebeu o suplemento de metilsulfonilmetano também relatou melhora na qualidade de vida geral e menor dificuldade para caminhar e sair da cama.

Outro estudo em 32 pessoas com dor lombar descobriu que tomar um suplemento de glucosamina contendo metilsulfonilmetano reduziu significativamente a rigidez lombar e a dor ao movimento, além de aumentar consideravelmente a qualidade de vida.

2. Tem efeitos anti-inflamatórios:

As propriedades anti-inflamatórias do metilsulfonilmetano são bem documentadas pela pesquisa científica. Acredita-se que o metilsulfonilmetano inibe o NF-kB, um complexo proteico envolvido em respostas inflamatórias em seu corpo.

Também reduz a produção de citocinas, como o fator de necrose tumoral alfa (TNF-ɑ) e interleucina 6 (IL-6), que são proteínas sinalizadoras ligadas à inflamação sistêmica. Além disso, metilsulfonilmetano pode aumentar os níveis de glutationa, um potente antioxidante produzido pelo seu corpo.

Por exemplo, a suplementação com metilsulfonilmetano reduziu significativamente a inflamação em camundongos com úlceras no estômago, inibindo a liberação de citocinas inflamatórias, incluindo TNF-ɑ e IL-6, bem como aumentando os níveis de glutationa.

Outro estudo em 40 homens fisicamente ativos mostrou que tomar 3 gramas de metilsulfonilmetano antes do exercício exaustivo diminuiu a liberação de citocinas inflamatórias e evitou o estresse excessivo das células imunes, comparado a um placebo .

3. Acelera a recuperação após o exercício:

Durante o exercício exaustivo, ocorre lesão muscular e aumenta o estresse oxidativo.Isso faz com que os atletas sofram dores musculares e dor, o que pode prejudicar o desempenho e o treinamento atlético.

O metilsulfonilmetano pode acelerar naturalmente a recuperação muscular após exercícios intensos, reduzindo a inflamação e o estresse oxidativo.

Um estudo em 18 homens mostrou que tomar 50 mg de metilsulfonilmetano em pó por kg de peso corporal durante 10 dias reduziu significativamente o dano muscular induzido pelo exercício e aumentou a atividade antioxidante após uma corrida de 14 km ( 9 milhas).

Também pode ser benéfico para reduzir a dor após o exercício prolongado.Em um estudo, 22 mulheres saudáveis receberam 3 gramas de metilsulfonilmetano ou placebo por dia durante três semanas, levando a uma meia maratona. O grupo metilsulfonilmetano relatou menos dor muscular e dor nas articulações do que o grupo placebo.

Outro estudo descobriu que homens atléticos tomando 3 gramas de metilsulfonilmetano diariamente por duas semanas tinham níveis mais baixos de IL-6 e menos dor muscular após intenso exercício de resistência.

4. Alivia os sintomas da artrite pela redução da dor e rigidez:

A artrite é uma condição inflamatória comum que causa dor, rigidez e redução da amplitude de movimento nas articulações.

Como o metilsulfonilmetano tem poderosas propriedades antiinflamatórias, é frequentemente usado como uma alternativa natural aos medicamentos para melhorar os sintomas relacionados à artrite.

Um estudo em 49 pessoas com osteoartrite do joelho descobriu que tomar 3,4 gramas de metilsulfonilmetano por dia durante 12 semanas reduziu a dor e rigidez e melhorou a função física, em comparação com um placebo.

Além disso, pode aumentar a eficácia de outros suplementos comuns usados para tratar a artrite, como sulfato de glucosamina, sulfato de condroitina e ácido boswellic.

Um estudo descobriu que a combinação de metilsulfonilmetano com glucosamina e condroitina foi mais eficaz na redução da dor e rigidez em pessoas com osteoartrite do joelho do que a glucosamina e a condroitina isoladamente.

Outro estudo mostrou que um suplemento diário contendo 5 gramas de metilsulfonilmetano e 7 gramas de ácido boswellic foi mais eficaz que a glucosamina na redução da dor e melhora da função em pessoas com osteoartrite do joelho.

suplemento de metilsulfonilmetano

Além disso, as pessoas que receberam o suplemento metilsulfonilmetano e ácido boswellico foram menos dependentes de medicamentos anti-inflamatórios do que o grupo glucosamina.

5. Ajuda a aliviar os sintomas de alergia e reduz a inflamação:

A rinite alérgica é uma reação alérgica que causa sintomas como olhos lacrimejantes, espirros, coceira, nariz escorrendo e congestão nasal. Os desencadeantes comuns da rinite alérgica incluem pêlos de animais, pólen e fungos.

Após a exposição a um alérgeno, muitas substâncias inflamatórias, como prostaglandinas e citocinas, são liberadas, o que leva a sintomas desagradáveis.

Estudos mostraram que metilsulfonilmetano pode ser eficaz na redução dos sintomas de rinite alérgica.Pode diminuir as reações alérgicas, diminuindo a inflamação e inibindo a liberação de citocinas e prostaglandinas.

Um estudo em 50 pessoas com rinite alérgica descobriu que uma dose de 2.600 mg de metilsulfonilmetano por dia durante 30 dias reduziu os sintomas, incluindo coceira, congestão, falta de ar, espirros e tosse.

Além disso, os participantes experimentaram um aumento significativo de energia no dia 14.

6. Aumenta a imunidade:

Seu sistema imunológico é uma rede especializada de tecidos, células e órgãos que protege seu corpo contra doenças e enfermidades.

Pode ser enfraquecido por coisas como estresse , doença, má alimentação, sono insuficiente ou falta de atividade. Compostos de enxofre, como o MSM, desempenham papéis importantes na saúde do sistema imunológico.

Por exemplo, o MSM pode ser eficaz na redução do estresse oxidativo e da inflamação que podem enfraquecer a imunidade. Uma vez que é eficaz na redução dos níveis de compostos inflamatórios como IL-6 e TNF-ɑ, MSM pode reduzir o estresse no sistema imunológico.

Além disso, desempenha um papel na criação da glutationa, o antioxidante principal do seu corpo. Também pode ajudar a aumentar os níveis desse composto importante.

Ter níveis adequados de glutationa é crucial para a saúde geral e o funcionamento do sistema imunológico.

Um estudo em tubo de ensaio mostrou que o metilsulfonilmetano restaura efetivamente os níveis de glutationa e reduziram os marcadores inflamatórios nas células de camundongo que haviam sido enfraquecidas com as proteínas do HIV.

7. Melhora a saúde da pele:

A queratina é uma proteína que atua como o principal componente estrutural do seu cabelo, pele e unhas. Contém altos níveis de aminoácido cisteína contendo enxofre. É por isso que o cabelo queimado produz um cheiro sulfuroso característico.

metilsulfonilmetano pode ser benéfico para a saúde da pele , agindo como um doador de enxofre para a queratina. Isso, por sua vez, pode ajudar a fortalecer essa proteína importante.

O metilsulfonilmetano também ajuda a reduzir a inflamação , que pode danificar as células da pele e causar sinais de envelhecimento prematuro, como as rugas.

Pode até reduzir os sintomas de problemas de pele problemáticos, como a rosácea, que pode causar vermelhidão, irritação e inflamação da pele.

Um estudo mostrou que, quando aplicado à pele, o MSM melhorou significativamente a vermelhidão, a coceira, a inflamação , a hidratação e a cor da pele em pessoas com rosácea.

8. Combate ao Câncer:

Uma das mais novas áreas de pesquisa envolvendo HSH está estudando sua eficácia no combate às células cancerígenas. Embora a pesquisa seja limitada, os resultados foram promissores até o momento.

Vários estudos realizados em tubos de ensaio mostraram que o MSM inibe o crescimento de células de câncer de estômago, esôfago, fígado, cólon, pele e bexiga.

Parece fazer isso danificando o DNA das células cancerígenas e estimulando a morte das células cancerígenas. O metilsulfonilmetano também parece prevenir a disseminação de células cancerígenas, também conhecida como metástase.

Um estudo em camundongos com câncer de fígado mostrou que aqueles injetados com HSH tiveram menos tumores, menor tamanho do tumor e menos danos ao fígado do que aqueles que não receberam o tratamento.

Outro estudo com camundongos demonstrou que o MSM inibiu o crescimento de células de câncer de mama humano. Embora esses resultados sejam encorajadores, mais pesquisas são necessárias para determinar a segurança e a eficácia do uso de HSH no tratamento do câncer.

Malefícios:

O metilsulfonilmetano é considerado seguro e geralmente é bem tolerado com efeitos colaterais mínimos. As principais agências reguladoras, como a FDA, deram a designação GRAS (Generally Recognized As Safe).

Numerosos estudos de toxicidade foram feitos para avaliar a segurança de metilsulfonilmetano e doses até 4,845.6 mg por dia (4,8 gramas) parecem ser seguras.

No entanto, algumas pessoas podem experimentar reações leves se forem sensíveis aos HSH, como problemas de estômago como náuseas, inchaço e diarréia. Quando aplicado na pele, também pode causar irritação leve da pele ou dos olhos.

metilsulfonilmetano

Além disso, há preocupação com a mistura de MSM com álcool, uma vez que outras medicações contendo enxofre podem causar reações adversas quando misturadas a bebidas alcoólicas. No entanto, nenhum estudo explorou essa combinação potencialmente problemática ainda.

Mais informações:

O metilsulfonilmetano é um suplemento popular com uma ampla variedade de usos. Pesquisas mostram que pode ser útil para reduzir a dor nas articulações, diminuir a inflamação , melhorar a saúde da pele, diminuir os sintomas de alergia e acelerar a recuperação após o exercício.

Além disso, algumas evidências sugerem que os HSH podem estimular o sistema imunológico e podem ter propriedades de combate ao câncer. O metilsulfonilmetano parece ser seguro e estudos relatam apenas efeitos colaterais mínimos. Embora as descobertas atuais sobre MSM sejam promissoras, mais pesquisas são necessárias para entender todos os seus benefícios potenciais, bem como possíveis efeitos colaterais.

Sair da versão mobile