Dicas de Saúde

Como aumentar as bactérias benéficas no intestino de forma natural: passo a passo

Por Alan Costa, em 12/12/2018 (atualizado em 03/07/2022)
bactérias benéficas no intestino

Como aumentar as bactérias benéficas no intestino, pois, onde quer que vamos, os micro-organismos sempre nos cercam. Falamos de milhões de seres imperceptíveis à vista, de diferentes tipos e espécies. Estamos acostumados a ler sobre patógenos, isto é, aqueles que geram infecções e vírus.

como aumentar as bactérias benéficas no intestino

No entanto, também existem bactérias benéficas que nos ajudam a fortalecer nossos sistemas imunológico e gastrointestinal. Se queremos nos afastar dos micro-organismos nocivos, a coisa certa a fazer é nos aproximarmos daqueles que nos ajudam.

A boa notícia é que existem coisas que podemos fazer para que os chamados probióticos ocupem mais espaço em nossas bactérias benéficas no intestino.

1. O primeiro passo é comer iogurte:

comer iogurte para aumentar bactérias benéficas no intestino

A maioria das medidas que podemos tomar para aumentar a colônia de microrganismos positivos e bactérias benéficas no intestino vai através do tipo de alimento que consumimos. Um que não pode escapar da nossa dieta é iogurte.

Este produto é um alimento rico em probióticos. Para ser exato, esta é uma fonte inesgotável de Lactobacillus acidophilus, uma espécie que produz vitamina K, peróxido de hidrogênio e lactato.

O que estas bactérias benéficas no intestino ​​fazem é acidificar ligeiramente seus intestinos e cavidade oral. Isso dificulta a proliferação e a infecção de patógenos nocivos. No caso das mulheres, elas também ajudam a combater as infecções vaginais.

Quando ingerimos doses moderadas de iogurte, também obtemos doses moderadas de Streptococcus thermophilus. Isso é muito mais ácido e também nos ajuda a prever infecções.

2. Comer queijo também contribui:

comer queijo para aumentar bactérias benéficas no intestino

O Lactobacillus reuteri está entre as bactérias benéficas no intestino. Isso gera vantagens particulares em mulheres e homens. Com relação ao primeiro, sua ingestão serve para restaurar a pele e os cabelos dos danos diários aos quais estão expostos.

Com relação ao sexo masculino, a ingestão desse protozoário gera níveis mais altos de testosterona. Tudo isso é positivo para aumentar a massa muscular, melhorar a capacidade reprodutiva ou mesmo combater a queda de cabelo desagradável.

Se o que queremos é atrair esse tipo de micro-organismo, tudo o que temos a fazer é manter uma ingestão moderada, mas constante, de queijo, alimento que os tem em abundância.

3. A cerveja é benéfica?

cerveja para aumentar bactérias benéficas no intestino

Existem leveduras que são excelentes para prevenir doenças estomacais e limpar o trato intestinal como as bactérias benéficas no intestino. Especificamente, Saccharomyces cerevisiae tem efeitos bastante positivos em nossa digestão. Se queremos evitar a diarreia, é aconselhável tomar uma cerveja ou outro produto que contenha sua cevada de tempos em tempos.

Também podemos encontrar esta bactéria no pão. Na verdade, esse microrganismo é responsável pelo inchaço do pão quando está assando e também pela fermentação da cerveja. Sua eficácia é tal que também é usada em medicamentos comerciais.

Bactérias benéficas: conheça as bifidobactérias:

aumentar bactérias benéficas no intestino

Este é, sem dúvida, um dos probióticos mais poderosos aos quais nós humanos podemos escolher para proteger nosso corpo. Especialmente o Bifidobacterium Animalis tem ótimos efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e anticancerígenos.

Estas bactérias benéficas no intestino são normalmente encontradas em produtos lácteos, como o iogurte. Atualmente existem suplementos vitamínicos em cápsulas que podem ser bastante úteis também, no caso de sofrer de cólon irritado.

No entanto, é prudente consultar um médico antes de consumir este tipo de medicamento. Esta questão é de maior importância para as pessoas que têm tratamentos para o controle da AIDS ou do câncer, em todas as suas variantes.

Outros alimentos ricos em bactérias benéficas:

alimentos ricos em bactérias benéficas

A conclusão do que foi visto até agora é que os alimentos que entram no processo de fermentação e as leveduras são ricos em micróbios benéficos. Estas fortalecem a flora intestinal e melhoram e aceleram importantes processos fisiológicos. No entanto, existem outras fontes, como azeitonas ou azeite.

Outro alimento que aumenta nossa flora bacteriana é a sopa miso, um prato japonês que consiste em tofu e um caldo que transporta uma variedade de vegetais. Outra excelente opção é o chá de kombuchá ou, como eles chamam na China, “o elixir da saúde imortal”.

A diferença com esta infusão é que ela é submetida a um processo de fermentação para sua realização. Nele entra em contato com micro-organismos e leveduras positivas para o nosso sistema digestivo.

Sair da versão mobile