Dicas de Saúde

Mel de manuka alivia dor de garganta: veja 7 benefícios

Por Alan Costa, em 19/11/2018 (atualizado em 01/10/2021)
benefícios do mel de manuka

) mel de manuka é um tipo de mel nativo da Nova Zelândia. É produzido por abelhas que polinizam a flor Leptospermum scoparium, comumente conhecida como manuka.

As propriedades antibacterianas do mel de Manuka são o que o diferencia do mel tradicional. O metilglioxal é o seu ingrediente ativo e provavelmente responsável por esses efeitos antibacterianos. Além disso, o mel possui benefícios antivirais, anti-inflamatórios e antioxidantes.

benefícios do mel de manuka para fortalecer o sistema

De fato, tem sido tradicionalmente usado para curar feridas, aliviar dores de garganta, prevenir cáries e melhorar problemas digestivos. Aqui estão 7 Benefícios do Mel de Manuka que vão te Deixar de Queixo Caído:

Quais os benefícios do mel de manuka para saúde?

1. Ajuda a curar feridas:

Desde os tempos antigos, o mel tem sido usado para tratar feridas, queimaduras, feridas e furúnculos. Em 2007, o mel de manuka foi aprovado pelo FDA dos EUA como uma opção para o tratamento de feridas.

O mel oferece propriedades antibacterianas e antioxidantes, ao mesmo tempo em que mantém um ambiente de ferida úmido e barreira protetora, o que impede infecções microbianas na ferida.

Vários estudos mostraram que o mel de manuka pode melhorar a cicatrização de feridas, amplificar a regeneração do tecido e até diminuir a dor em pacientes que sofrem de queimaduras.

2. Promove a saúde bucal:

Quase 50% dos americanos têm alguma forma de doença periodontal. Para evitar a cárie dentária e manter as gengivas saudáveis, é importante minimizar as más bactérias orais que podem causar a formação de placas.

Também é importante não eliminar totalmente as boas bactérias orais responsáveis por manter a boca saudável. Estudos têm mostrado que o manuka mel ataca bactérias orais prejudiciais associadas à formação de placas, inflamação das gengivas e cárie dentária.

Especificamente, a pesquisa mostrou que o mel de manuka com uma alta atividade antibacteriana é eficaz na inibição do crescimento de bactérias orais prejudiciais como P. gingivalis e A. actinomycetemcomitans.

Um estudo examinou os efeitos de mastigar ou chupar o mel mastigado na redução de placa e gengivite. O mel mastigável era feito de mel de manuka e semelhante a um doce de mel em borracha.

Após as três refeições diárias, os participantes foram instruídos a mastigar ou chupar o mel por 10 minutos ou mastigar uma pastilha sem açúcar.

O grupo mastigador de mel demonstrou uma redução significativa na placa e no sangramento gengival, em comparação com aqueles que mascavam a pastilha sem açúcar.

A idéia de consumir mel para uma boa saúde bucal pode parecer contra intuitiva, pois você provavelmente já foi informado de que consumir muitos doces pode levar a cáries.

3. Alivia dor de garganta:

Se você está sofrendo de dor de garganta, o mel de manuka pode ajudar a aliviar. Suas propriedades antivirais e antibacterianas podem reduzir a inflamação e atacar as bactérias que causam dor. O mel não apenas ataca bactérias nocivas, mas também reveste o revestimento interno da garganta para um efeito calmante.

Um estudo recente em pacientes submetidos a tratamento quimioterápico para câncer de cabeça e pescoço observou os efeitos do consumo de mel em Streptococcus mutans, um tipo de bactéria responsável por dores de garganta. Curiosamente, os pesquisadores descobriram uma diminuição significativa no Streptococcus mutans depois de consumirem manuka mel.

Além disso, o mel de manuka diminui as bactérias orais prejudiciais que causam a mucosite, um efeito colateral comum da radiação e da quimioterapia. A mucosite resulta em inflamação e ulcerações dolorosas das membranas mucosas que revestem o esôfago e o trato digestivo.

Por algum tempo, vários tipos de mel foram apontados como supressores de tosse naturais. De fato, um estudo descobriu que o mel era tão eficaz quanto um supressor comum da tosse. Embora manuka mel não tenha sido usado neste estudo, é provável que seja tão eficaz em suprimir a tosse.

benefícios do mel de manuka

4. Ajuda prevenir úlceras gástricas:

As úlceras gástricas são uma das doenças mais comuns que acometem os seres humanos. São feridas que se formam no revestimento do estômago, causando dor de estômago, náusea e inchaço.

H. pylori é um tipo comum de bactéria que é responsável pela maioria das úlceras gástricas. Pesquisas sugerem que o mel de manuka pode ajudar a tratar úlceras gástricas causadas por H. pylori.

Por exemplo, um estudo em tubo de ensaio examinou seus efeitos em biópsias de úlceras gástricas causadas por H. pylori. Os resultados foram positivos e implicaram que o mel é um agente antibacteriano útil contra o H. pylori.

No entanto, um pequeno estudo de duas semanas em 12 indivíduos que tomaram 1 colher de sopa de mel de manuka por via oral diária mostrou que não diminuiu a bactéria H. pylori. Assim, mais pesquisas são necessárias para avaliar completamente sua capacidade de tratar úlceras gástricas causadas por H. pylori.

5. Melhora problemas digestivos:

Síndrome do intestino irritável (IBS) é um distúrbio digestivo comum. Seus sintomas associados incluem constipação, diarréia, dor abdominal e evacuações irregulares. Curiosamente, os pesquisadores descobriram que o consumo regular de mel de manuka pode ajudar a diminuir esses sintomas.

O mel de Manuka comprovadamente melhora o status antioxidante e reduz a inflamação em ratos com IBS e colite ulcerativa, um tipo de doença intestinal irritável.

Também foi mostrado para atacar cepas de Clostridium difficile. Clostridium difficile, freqüentemente chamado C. diff , é um tipo de infecção bacteriana que causa diarréia severa e inflamação do intestino. C. diff é comumente tratado com antibióticos.

O mel de Manuka matou as células de C. diff , tornando-se um tratamento possivelmente eficaz. É importante notar que os estudos acima observaram a influência do manuka mel sobre infecções bacterianas em estudos com ratos e tubos de ensaio.

Mais pesquisas são necessárias para chegar a uma conclusão completa sobre sua influência nas infecções bacterianas do intestino.

6. Trata os sintomas da fibrose cística:

A fibrose cística é um distúrbio hereditário que danifica os pulmões e também pode afetar o sistema digestivo e outros órgãos.

Ela afeta as células que produzem muco, fazendo com que o muco seja anormalmente espesso e pegajoso. Esse muco espesso obstrui vias aéreas e ductos, dificultando a respiração.

Infelizmente, infecções respiratórias superiores são bastante comuns em pessoas com fibrose cística. O manuka tem demonstrado combater bactérias que causam infecções do trato respiratório superior.

Pseudomonas aeruginosa e Burkholderia spp. são duas bactérias comuns que podem causar infecções respiratórias graves, especialmente em populações vulneráveis. Um estudo observou a eficácia do mel contra essas bactérias em pessoas com fibrose cística.

Os resultados indicaram que inibe seu crescimento e funciona em conjunto com o tratamento antibiótico. Portanto, os pesquisadores concluíram que o manuka pode desempenhar um papel importante no tratamento de infecções do trato respiratório superior, especialmente naqueles com fibrose cística.

7. Trata a acne:

A acne geralmente é causada por alterações hormonais, mas também pode ser uma reação à má alimentação, estresse ou crescimento de bactérias em poros entupidos.

A atividade antimicrobiana do mel quando usado em combinação com um produto de baixo pH, é frequentemente comercializado para combater a acne. Manuka mel poderia ajudar a manter sua pele livre de bactérias, o que poderia acelerar o processo de cicatrização da acne.

mel de manuka

Além disso, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, diz-se que este mel diminui a inflamação associada à acne. No entanto, há pesquisas muito limitadas sobre a capacidade de manuka mel para tratar a acne.

No entanto, um estudo investigou os efeitos do mel, que tem propriedades antibacterianas semelhantes. Descobriu-se que o mel era tão eficaz quanto o sabonete antibacteriano para melhorar a acne. Mais pesquisas são necessárias para declarar manuka mel um remédio útil para acne.

O mel de manuka é seguro?

Para a maioria das pessoas, o mel de manuka é seguro para consumir. No entanto, algumas pessoas devem consultar um médico antes de usá-lo, incluindo:

  1. Pessoas com diabetes: Todos os tipos de mel são ricos em açúcar natural. Portanto, consumir manuka mel pode afetar os níveis de açúcar no sangue.
    Aqueles alérgicos a mel ou abelhas:
  2. Alérgicos a outros tipos de mel ou abelhas: Podem ter uma reação alérgica após ingerir ou aplicar este mel.
  3. Bebês: A Academia Americana de Pediatria não recomenda dar o mel a bebês menores de um ano devido ao risco de botulismo infantil, um tipo de doença transmitida por alimentos.
Sair da versão mobile