Dicas de Saúde

Benefícios do anticoncepcional YAZ: Como funciona, malefícios e dicas

Por Alan Costa, em 21/10/2020 (atualizado em 06/09/2023)
beneficios do anticoncepcional YAZ

Yaz é uma pílula anticoncepcional combinada que contém um estrogênio sintético e uma progestina. Quando usado diariamente, o Yaz pode reduzir a probabilidade de gravidez em mais de 99 por cento.

beneficios do anticoncepcional YAZ

O que são as pílulas anticoncepcionais Yaz?

As pílulas anticoncepcionais Yaz são pílulas orais combinadas monofásicas usadas para prevenir a gravidez e que também possuem outros benefícios do anticoncepcionais Yaz.

Eles contêm drospirenona (progesterona) e uma dose baixa de etinilestradiol (estrogênio).

Além de serem aprovadas para a prevenção da gravidez, as pílulas anticoncepcionais Yaz também são aprovadas para o tratamento da acne em mulheres com pelo menos 14 anos de idade e transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM).

Como funcionam anticoncepcionais Yaz?

Yaz funciona de forma semelhante a outras pílulas anticoncepcionais. Essas pílulas anticoncepcionais funcionam principalmente impedindo a ocorrência da ovulação.

Em outras palavras, impede que os ovários liberem um óvulo, sem o qual a gravidez não pode ocorrer. Além de ter outros benefícios do anticoncepcionais Yaz.

Além disso, Yaz causa alterações no muco cervical e no revestimento uterino. Pode tornar o muco cervical mais espesso, dificultando a chegada do esperma ao óvulo .

Também torna o revestimento uterino mais fino. Assim, na hipótese remota de ocorrer a ovulação e o óvulo ser fertilizado, um revestimento uterino mais fino torna mais difícil para o óvulo se prender à parede uterina.

Benefícios do anticoncepcionais Yaz:

Além dos benefícios do anticoncepcionais Yaz contraceptivos, pílulas anticoncepcionais combinadas como Yaz podem fornecer proteção contra uma série de doenças relacionadas e não relacionadas, tais como:

1. Elimina acne:

Yaz é uma das quatro pílulas anticoncepcionais aprovadas pelo FDA para o tratamento da acne . Ajuda a reduzir a acne porque a progestina, a drospirenona, bloqueia esses andrógenos causadores de acne.

2. Evita ganho de peso:

Embora não haja garantia de que Yaz evite o ganho de peso, algumas mulheres tiveram pouco ou nenhum aumento de peso ou inchaço durante o uso desta pílula.

Isso provavelmente se deve à drospirenona, o componente da progesterona.

3. Atua como diurético:

Assim, ajuda o corpo a eliminar os fluidos em vez de retê-los. Desta forma, pode resultar em menos inchaço e ganho de peso.

4. Cancro do ovário:

Um dos benefícios do anticoncepcionais Yaz é prevenir contra o câncer de ovário.

5. Osteoporose:

Benefícios do anticoncepcionais Yaz ajuda a tratar osteoporose, e alivia dores nas articulações.

Outros benefícios anticoncepcionais Yaz:

  • Previne câncer do endométrio;
  • Previne  câncer colorretal;
  • Cistos benignos na mama;
  • Trata certos cistos ovarianos;
  • Secura vaginal e relações sexuais dolorosas;
  • Excesso de pelos corporais ( hirsutismo ).
anticoncepcional YAZ

Malefícios:

Os efeitos colaterais do Yaz são geralmente leves a moderados e tendem a desaparecer em dois a três meses, conforme seu corpo começa a se ajustar aos hormônios. Os efeitos colaterais mais comuns são:

Sair da versão mobile