Remédios Caseiros

Receitas para acabar com infecção vaginal naturalmente

Por Alan Costa, em 27/11/2018 (atualizado em 13/10/2021)
receitas para acabar com infecção vaginal

Receitas para acabar com infecção vaginal naturalmente são precisas, pois, uma infecção vaginal (candidíase vaginal) é causada por um crescimento excessivo de um fungo que vive naturalmente em sua vagina, chamado Candida albicans. Esse super crescimento provoca irritação, inflamação, coceira e corrimento doloroso. A maioria das mulheres experimentam uma infecção por fungos em algum momento durante a sua vida.

acabar com infecção vaginal

Se esta é sua primeira vez experimentando os sintomas de uma infecção por fungos, você deve visitar um ginecologista para verificar se você realmente tem uma infecção por fungos.

Mas se você tem recorrentes infecções fúngicas, ou se você simplesmente não quer ir ao médico para ele recomenda um creme antifúngico, existem outras maneiras de tentar tratar uma infecção por fungos.

Alguns desses remédios usam ingredientes que você já pode ter em sua casa. Sua eficácia varia, e as evidências de seu sucesso são em grande parte anedóticas.

Receitas para acabar com infecção vaginal naturalmente:

1. Iogurte natural:

O iogurte é um dos principais ingredientes para acabar com infecção vaginal. Pois, contém bactérias boas, os chamados lactobacilos, é um probiótico e esse tipo de alimento é capaz de restaurar o equilíbrio na flora vaginal, regulando o pH da vagina e tonando-a menos ácida, ou seja menos propício para a proliferação de fungos.

O iogurte pode ser ingerido mas também pode ser passado e ou inserido na vagina, com a ajuda de uma seringa sem agulha.

2. Óleo de melaleuca:

O óleo de melaleuca é um óleo essencial usado para matar fungos, bactérias e vírus. Experiências na Universidade de Hacettepe, Turquia, demonstraram que ele é eficiente no tratamento da candidíase comum e também nos casos de infecções resistentes aos tratamentos usuais.

Basta pingar umas duas ou três gotas na calcinha após o banho, ou diluir o óleo em água e passá-lo na vagina.

3. Chá de aroeira:

Para preparar o chá de aroeira para infecção vaginal é necessário:

Ingredientes:

  • 1 litro de água fervente
  • 100 g de cascas de aroeira

Modo de preparo:

  • Coloque os 2 ingredientes em uma panela e deixe ferver por cerca de 5 minutos.
  • Tape, deixe amornar e coe.
  • Este chá pode ser utilizado para lavar a região genital e pode ser consumido até 3 vezes ao dia.

4. Alho:

O Alho é é um dos principais ingredientes para acabar com infecção vaginal. Pois, Ele é um dos antifúngicos naturais mais poderosos que existem. Uma mistura de algumas gotas de óleo de alho com óleo de coco, diluídas e passadas diretamente na área afetada, vai tratar a infecção e aliviar os sintomas. Ou ainda, você pode amassar alguns dentes de alho e misturar em água, e usar essa solução para lavar a vagina.

5. Babosa (Aloe vera):

A aloe vera tem propriedades capazes de inibir a proliferação dos fungos. Ela também é anti-inflamatória e antifúngica, o que pode ajudar a controlar a candidíase vaginal.

Você pode tomar o suco de aloe vera, feito com duas colheres de sopa do gel extraído da folha e um copo de água, ou usar o gel diretamente na área afetada, uma vez por dia, até desaparecerem os sintomas.

Como evitar os fungos vaginais? 

  • Evitando o uso de roupas apertadas,
  • de calcinhas feitas de lycra (prefira as de algodão que permitem a respiração da pele da área íntima).
  • Não faça uso de sprays desodorantes vaginais.
  • Não deixe calcinha (nem nenhuma outra roupa íntima) secando no banheiro.
  • Lave a vagina apenas com água ou sabão neutro.
  • Mantenha uma alimentação equilibrada, sem excesso de açúcar,
  • Beba bastante água.

Alimentação:

A alimentação também cumpre um papel muito importante nestes casos, já que existem certos alimentos com propriedades que previnem ou eliminam as infecções.

Estes mesmos alimentos ajudam a fortalecer o sistema imunológico, tornando-o capaz de lutar contra qualquer micro-organismo e prevenindo o seu desenvolvimento. Desse modo, devemos consumir alimentos que contenham:

  • Ferro: Mariscos, vísceras, legumes, vegetais verdes.
  • Zinco: carneiro, Ostras, Amendoim, abóbora, gérmen de trigo.
  • Vitamina B: Fígado, leite, ovos, peixes.
Sair da versão mobile